Ensino de História e Direitos Humanos
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2259Palavras-chave:
Residência pedagógica, estudo de história, direitos humanos, ditadura militarResumo
O objetivo do presente trabalho é trazer à importância que o tema tem para a realidade dos discentes, como também as contradições que o professor pode presenciar em sala de aula, no cenário politizado atual e a má compreensão dos direitos humanos, ao abordá-los. O estudo é uma coleta de dados, utilizamos o método de observação participante, é de natureza qualitativa e aborda o papel do docente como mediador entre o conteúdo proposto pela BNCC para ser trabalhado em sala de aula e a didática utilizada. Problema suscitado no presente artigo é: como trabalhar com o assunto, ditadura da Argentina e Brasil e direitos humanos na sala de aula? Buscamos as bases teóricas em bibliografias de autores como De Sousa & Alves (2019), Cerri (1999), a própria BNCC (2018) entre outros, pois possibilitam uma melhor apresentação do conteúdo, de maneira comparativa e didática, discutindo sobre o ensino de história, das ditaduras latino-americanas, dos direitos humanos e das competências desejadas para o aluno desenvolver. O resultado foi um estudo sobre a didática do ensino de História, sua importância para abordar os assuntos dos Direitos Humanos e ditaduras militares na América Latina, com a finalidade de utilizar o conteúdo para alcançar as habilidades propostas pela BNCC em sala de aula, as quais procuram desenvolver o senso crítico e a consciência histórica nos alunos.
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