O documento histórico como instrumento pedagógico

possiblidades e experiência

Autores

  • Alice Nascimento de Souza
  • Sheyla Farias Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2261

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, livro didático, documentos históricos

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a socialização das experiências no Programa Residência Pedagógica, fazendo considerações acerca da utilização do livro didático e dos documentos históricos. Nesse sentido, trata-se de apresentar as possibilidades de utilização dos materiais didáticos para além da mera ilustração, mas enquanto um dispositivo eficiente para subsidiar e dinamizar as aulas de História. A escolha da discussão do livro didático está vinculada a sua importância e o protagonismo que assume no contexto escolar brasileiro. Logo, seu conteúdo está relacionado à obrigatoriedade de habilidades e competências descritas na BNCC. Por outro lado, a função dos documentos, entendidos como fonte principal da produção historiográfica, permite aos discentes vislumbrar os resquícios do passado, o qual corrobora na construção do conhecimento histórico crítico. Portanto, a partir da análise do conteúdo e dos documentos históricos utilizados na produção didática Inspire História por Seriacopi e Azevedo, o artigo pretende fomentar as discussões e oportunidades presentes no livro didático. A dinâmica em sala mostrou-se eficiente e proveitosa à medida que os discentes sentiram-se instigados a pensar sobre os símbolos presentes, nas possíveis narrativas as quais os documentos transparecem e sua importância no contexto estudado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sheyla Farias Silva, Universidade Federal de Alagoas

Curso de História

Referências

Andrade, V. C. (2007). Repensando o documento histórico e sua utilização no ensino. In: A. M. Monteiro, A. M. Gasparello, M. S. Magalhães (0rgs.) Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. (pp. 231-237). Mauad Editora.

Bittencourt, C. M. F. (2004). O saber histórico em sala de Aula. (9ª ed.). Contexto.

Bittencourt, C. M. F. (2008). Usos didáticos de documentos. In: C. M. F. Bittencourt, Ensino de História: fundamentos e métodos. (pp. 327-350). Cortez Editora.

Brasil. Ministério da Educação (1985). Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) — Português (Brasil) (www.gov.br)

Brasil. Ministério da Educação (1998). Parâmetros Curriculares Nacionais de História. Hist ria (mec.gov.br)

Brasil. Ministério da Educação (2014). Plano Nacional de Educação. Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014. PNE - Plano Nacional de Educação.indb (tcmgo.tc.br)

Brasil. Ministério da Educação (2017). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Base Nacional Comum Curricular - Educação é a Base (mec.gov.br)

Brasil. Ministério da Educação (2019). PNLD 2020: história – guia de livros didáticos. Ministério da Educação – Secretaria de Educação Básica – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

Carvalho, J. M. (2021). Os bestializados: o Rio de Janeiro e a República que não foi. (4ª ed.). Companhia das Letras.

Referencial Curricular de Alagoas - RECAL (2020). habilidadesprioritarias_interativo_3.pdf (educacao.al.gov.br)

Seriacopi, R.; Azevedo, G. (2018). Inspire História. FTD.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-07-02

Como Citar

Nascimento de Souza, A., & Silva, S. F. (2022). O documento histórico como instrumento pedagógico: possiblidades e experiência. Diversitas Journal, 7(3). https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2261

Edição

Seção

Dossiê Temático- Relatos de experiências no âmbito do PIBID e PRP