O documento histórico como instrumento pedagógico
possiblidades e experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2261Palavras-chave:
Residência Pedagógica, livro didático, documentos históricosResumo
O presente artigo tem por objetivo a socialização das experiências no Programa Residência Pedagógica, fazendo considerações acerca da utilização do livro didático e dos documentos históricos. Nesse sentido, trata-se de apresentar as possibilidades de utilização dos materiais didáticos para além da mera ilustração, mas enquanto um dispositivo eficiente para subsidiar e dinamizar as aulas de História. A escolha da discussão do livro didático está vinculada a sua importância e o protagonismo que assume no contexto escolar brasileiro. Logo, seu conteúdo está relacionado à obrigatoriedade de habilidades e competências descritas na BNCC. Por outro lado, a função dos documentos, entendidos como fonte principal da produção historiográfica, permite aos discentes vislumbrar os resquícios do passado, o qual corrobora na construção do conhecimento histórico crítico. Portanto, a partir da análise do conteúdo e dos documentos históricos utilizados na produção didática Inspire História por Seriacopi e Azevedo, o artigo pretende fomentar as discussões e oportunidades presentes no livro didático. A dinâmica em sala mostrou-se eficiente e proveitosa à medida que os discentes sentiram-se instigados a pensar sobre os símbolos presentes, nas possíveis narrativas as quais os documentos transparecem e sua importância no contexto estudado.
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Referências
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