Utilizando atividades interativas como forma de personalizar as aulas de Química no ensino remoto

Autores

  • Vitória Heloise Bezerra Lima Universidade Estadual de Alagoas
  • Letícia Carolina da Silva Araújo Universidade Estadual de Alagoas
  • James Alex da Silva Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa
  • Marcos Oliveira Rocha Instituto Federal de Alagoas
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2276

Palavras-chave:

Ensino de Química; Interatividade; Quiz.

Resumo

Devido a crise sanitária imposta pelo novo corona vírus, se fez necessário a adaptação nas metodologias de ensino, tornando ainda mais desafiador o processo de ensino e aprendizagem do aluno. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi introduzir atividades interativas como forma de personalizar o ensino de química durante o período de aulas remotas. Para tanto foram utilizadas as plataformas digitais Wordwall e Google Forms. Foi observado que com o uso de ferramentas didáticas e interativas, disponíveis gratuitamente na internet se tornou possível atribuir um caráter inovador a exercícios com a criação de quizes e jogos durante os momentos de aula remota. A utilização de ferramentas interativas junto das aulas remotas possibilitou um melhor diagnóstico do aprendizado do aluno. Essas respectivas ferramentas são capazes replicar gráficos que não trazem só respostas corretas ou erradas, mas que possibilitam uma análise do nível de conhecimento das turmas sobre o conteúdo estudado permitindo assim, a adoção de medidas corretivas pelos professores.

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Biografia do Autor

James Alex da Silva, Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa

Vinculada à Escola Estadual Professora Izaura Antônia de Lisboa.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

Lima, V. H. B., da Silva Araújo, L. C., da Silva, J. A., Oliveira Rocha, M., & Feitosa dos Santos, A. (2023). Utilizando atividades interativas como forma de personalizar as aulas de Química no ensino remoto. Diversitas Journal, 8(2), 855–864. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2276