Produtos universitários e desenvolvimento regional
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2287Palavras-chave:
Produtos universitários, Desenvolvimento Regional, Combinação de produtosResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a contribuição dos produtos universitários para o desenvolvimento regional. Nesse sentido, os produtos universitários de educação, pesquisa contratada, trabalho especializado, difusão tecnológica, novo conhecimento, novos produtos e negócios e produtos culturais foram analisados no contexto do estado de Alagoas. Esta pesquisa é fundamentada no método qualitativo a partir de uma visão funcionalista. Utilizou-se o software N-VIVO Pró 12 na ordenação e manipulação dos dados que foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas e analisados a partir de técnicas, predominantemente, das pesquisas quantitativas, a saber: correlações de Pearson e análise de clusters. Os achados elucidam que os produtos universitários produzidos pelas instituições de educação superior de Alagoas possuem forte correlação e, combinados, têm o potencial de gerar o desenvolvimento da região. As combinações pesquisa contratada e trabalho especializado, difusão tecnológica e educação e novo conhecimento e novos produtos e negócios se configuraram como possibilidades no entendimento dos respondentes.
Métricas
Referências
ALLISON, J.; EVERSOLE, R. A new direction for regional university campuses: Catalysing innovation in place. Innovation the European Journal of Social Science Research, v. 21, n. 2, p. 95–109, 2008
ALVAREZ, R. B. P.; KANNEBLEY JÚNIOR, S.; CAROLO, M. D. O impacto da interação universidade-empresa na produtividade dos pesquisadores: uma análise para as ciências exatas e da terra nas universidades estaduais paulistas. Revista Brasileira de Inovação, Campinas, v. 12, n. 1, p. 171-206, jan./jun. 2013.
AUDY, J. A inovação, o desenvolvimento e o papel da universidade. Estudos Avançados. São Paulo. v. 90, n. 90, p. 75-80, 2017.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: LDA, 1977.
BAR-EL, R. et al. Reduzindo a pobreza através do desenvolvimento econômico do interior do Ceará. Fortaleza: Edições Iplance, 2002.
BASTOS-FILHO, J. B. Sobre os paradigmas de Kuhn, o problema da incomensurabilidade e o confronto com Popper. ActaScientiarum, v. 22, n. 5, p. 1297-1309, 2000.
BATHELT, H.; KOGLER, D.; MUNRO, A. A knowledge-based typology of university spin-offs in the context of regional economic development.Technovation, v. 30, n. 9, p. 519-532, 2010.
BENEVIDES, G.; BRESCIANTI, L.; SANTOS JUNIOR, D. A dinâmica da inovação: mecanismos de articulação na região metropolitana de campinas. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, v. 12, n. 1, p-410-437, 2016.
BENNEWORTH, P.; PINHEIRO, R.; KARLSEN, J. Strategic agency and institutional change: Investigating the role of universities in regional innovation systems (RISs). Regional studies, v. 51, n. 2, p. 235-248, 2017.
BENNEWORTH, P.; YOUNG, M.; NORMANN, R. Between Rigour and Regional Relevance? Conceptualising Tensions in University Engagement for SocioEconomic Development. Higher Education Policy, v.30, p.443-463, 2017.
BENNEWORTH, P.; FITJAR, R. D. Contextualizing the role of universities to regional development: introduction to the special issue. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 331-338, 2019.
BEZERRA, C. A.; AZEVEDO, M. F. Rumo à consolidação das dimensões da inovatividade e seu impacto no desempenho inovador. Gepros: Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Curitiba, v. 10, n. 2, p. 1, jul. 2015.
BERGLUND, D. R.; CLARKE, M. K. Using research and development to grow state economies. Washington: National Governors' Association, 2000.
BONACCORSI, A. Search regimes and the industrial dynamics of science. Minerva, v. 46, n. 3, p. 285, 2008.
CALDARELLI, C.; CAMARA, M.; PERDIGÃO, C. Instituições de ensino superior e desenvolvimento econômico: o caso das universidades estaduais paranaenses. Revista Planejamento e Políticas Públicas, n. 44, p. 85-112, jan./jun. 2015.
CAMATTA, D. et. al.. A atuação dos laboratórios de projetos da Universidade Federal Fluminense na Bacia de Campos e a proposição de um núcleo de inovação tecnológica na região. In: XIX SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. Bauru, SP, 2012. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.klam.com.br/labrisk/arquivos/XIX_SIMPEP_Art_1408.pdf>. Acesso em: 15 maio 2019.
CHATTERTON, P.; GODDARD, J. The response of higher education institutions to regional needs. European Journal of Education, v. 35, n. 4, p. 475-496, 2000.
CHIARELLO, I. A universidade e seu papel no desenvolvimento regional: contribuições do PROESDE. Revista extensão em foco, v.3, n.1, p. 240-257, 2015.
CINAR, R. Delving into social entrepreneurship in universities: is it legitimate yet?. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 217-232, 2019.
COHEN, W. M.; NELSON, R. R.; WALSH, J. P. Links and impacts: the influence of public research on industrial R&D. Management science, v. 48, n. 1, p. 1-23, 2002.
DE BOER, H. F.; ENDERS, J.; LEISYTE, L. Public sector reform in Dutch higher education: The organizational transformation of the university. Public Administration, v. 85, n. 1, p. 27-46, 2007.
ETZKOWITZ, H. The norms of entrepreneurial science: cognitive effects of the new university–industry linkages. Research policy, v. 27, n. 8, p. 823-833, 1998.
______. Incubation of incubators: innovation as a triple helix of university-industry-government networks. Science and Public Policy, v. 29, n. 2, p. 115-128, 2002.
______. Innovation in innovation: The triple helix of university-industry-government relations. Social science information, v. 42, n. 3, p. 293-337, 2003.
______. Reconstrução criativa: hélice tripla e inovação regional. Revista Inteligência Empresarial, Rio de Janeiro, n. 23, p. 2-13, 2005.
______. Anatomy of the entrepreneurial university. Social Science Information, v. 52, n. 3, p. 486-511, 2013.
ETZKOWITZ, H.; LEYDESDORFF, L. The dynamics of innovation: from National Systems and “Mode 2” to a Triple Helix of university–industry–government relations. Research policy, v. 29, n. 2, p. 109-123, 2000
ETZKOWITZ, H.; ZHOU. C. Regional innovation initiator: the entrepreneurial university in various triple helix models. Theme paper of 6th Triple Helix Conference. Disponível em: <http://www.nus.edu.sg/nec/TripleHelix6/, 2007>. Acesso em: 20 abr. 2019.
EVERS, G. The impact of the establishment of a university in a peripheral region on the local labour market for graduates. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 319-330, 2019.
FERREIRA, A; LEOPOLDI, A. M. A Contribuição da Universidade Pública para a Inovação e o Desenvolvimento Regional. Revista GUAL, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 60-82, Jan. 2013.
FONSECA, L. Designing regional development? Exploring the University of Aveiro's role in the innovation policy process. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 186-202, 2019.
GÁL, Z.; ZSIBÓK, Z. Regional Engagement of Mid-Range Universities: Adapting European Models and Best Practices in Hungary. AUDEM: The International Journal of Higher Education and Democracy, v. 2, p. 94-120, 2011.
GERMAIN-ALAMARTINE, E. Doctoral education and employment in the regions: the case of Catalonia. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 299-318, 2019.
GODDARD, J.; VALLANCE, P. Universities and regional development. Handbook of local and regional development, p. 425-437, 2011.
GOLDSTEIN, H.; DRUCKER, J. The economic development impacts of universities on regions: Do size and distance matter? Economic Development Quarterly, n. 20, p. 22-43, 2006.
GOLDSTEIN, H.; MAIER, G.; LUGER, M. The university as an instrument for economic and business development: U.S. and European comparisons. In.: DILL, D. D.; SPORN, B. (Org.) Emerging patterns of social demand and university reform: Through a glass darkly. Oxford: Pergamon, 1995, p. 105-133.
GUERRINI, D.; OLIVEIRA, R. Universidades e desenvolvimento regional: experiências internacionais e o caso das universidades comunitárias do Rio Grande do Sul. Lajeado: Editora Univates, 2016.
HILL, E.; LENDEL, I. The impact of the reputation of bio-life science and engineering doctoral programs on regional economic development. Economic Development Quarterly, v. 21, p. 223-243, 2007.
HOFF, D. N.; MARTIN, A. S.; SOPEÑA, M. B. Universidades e desenvolvimento regional: impactos quantitativos da Unipampa em Sant’Ana do Livramento. Redes, v. 16, n. 3, p. 157–183, set/dez, 2011.
KITAGAWA, F. Universities and Regional Advantage: Higher Education and Innovation Policies in English regions. European Planning Studies, v. 12, n. 6, p. 835-852, 2004.
LENDEL, I. The impact of research universities on regional economies: The concept of university products. Economic Development Quarterly, v. 24, n. 3, p. 210-230, 2010.
LESTER, R. Universities, innovation, and the competitivenessof local economies: Summary report from the local innovation project. Cambridge: MIT, Industrial Performance Center, 2005.
LIMA, K.; PINHEIRO, T.; PASQUALETTO, A. Desenvolvimento regional: as instituições de ensino superior (IES) e a interação com o distrito agroindustrial de Anápolis (DAIA). BVRU, v.1, n.1, p.37-55, 2015.
MORAES, F. F. Universidade, inovação e impacto socioeconômico. Perspectivas [online], v.14, n.3, p.8-11, 2000.
NEAVE, G. Universities' responsibility to society: an historical exploitation of an enduring issue. In.: NEAVE, G. (Org.). The Universities' Responsibilities to Society, p. 1-28, 2000.
NOVELI, M.; SEGATTO, A. P. Processo de cooperação universidade-empresa para a inovação tecnológica em um parque tecnológico: evidências empíricas e proposição de um modelo conceitual. RAI Revista de Administração e Inovação, v. 9, n. 1, p. 81-105, 2012.
OLIVEIRA, V. G.; DEPONTI, C. M. A contribuição das universidades para o desenvolvimento regional: um estudo a partir da visão schumpeteriana de inovação e de desenvolvimento econômico In.: SIMPÓSIO IBEROAMERICANO DE COOPERACIÓN PARA EL DESARROLLO Y LA INTEGRACIÓN REGIONAL, 8., 2015, Posadas. Anais... Posadas, 2015.
OLIVEIRA JUNIOR, A. A universidade como polo de desenvolvimento local/regional. Caderno de geografia, v. 24, n.1, p.1-12, 2014.
PERKMANN, M. et al. Academic engagement and commercialisation: A review of the literature on university–industry relations. Research policy, v. 42, n. 2, p. 423-442, 2013.
PIKE, A.; RODRIGUEZ-POSE, A.; TOMANEY, J. Hanbook of local and regional development. Londres: Routledge, 2011.
PUGH, R. E.; HAMILTON, E.; JACK, S.; GIBBONS, A. A step into the unknown: Universities and the governance of regional economic development. European Planning Studies, v. 24, p. 1357-1373, 2016.
RENAULT, T. B. A Criação de spin-offs Acadêmicos: O Caso da COPPE/UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2010.
RODRIGUES, C. Universities, the second academic revolution and regional development: a tale (solely) made of “techvalleys”?. European Planning Studies, v. 19, n. 2, p. 179-194, 2011.
ROLIM, C.; SERRA, M. Instituições de Ensino Superior e desenvolvimento regional: O caso da região norte do Paraná. Revista de Economia, v. 35, n. 3, ano 33, p. 87-102, 2009.
SALOMAA, M. Third mission and regional context: assessing universities’ entrepreneurial architecture in rural regions. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 233-249, 2019.
SÁNCHEZ-BARRIOLUENGO, M.; BENNEWORTH, P. Is the entrepreneurial university also regionally engaged? Analysing the influence of university's structural configuration on third mission performance. Technological forecasting and social change, v. 141, p. 206-218, 2019.
SANTOS, E. F.; BENNEWORTH, P. Makerspace for skills development in the industry 4.0 era. Brazilian Journal of Operations & Production Management, v. 16, n. 2, p. 303-315, 2019.
STAL, E.; FUJINO, A. The evolution of universities' relations with the business sector in Brazil: What national publications between 1980 and 2012 reveal. Rev. Adm. (São Paulo), v. 51, n. 1, p. 72-86, mar. 2016.
TRENCHER, G. et al. Beyond the third mission: Exploring the emerging university function of co-creation for sustainability. Science and Public Policy, v. 41, n. 2, p. 151-179, 2013.
TRIPPL, M.; SINOZIC, T.; LAWTON-SMITH, H. The Role of Universities in Regional Development: Conceptual Models and Policy Institutions in the UK, Sweden and Austria. European Planning Studies p.1-19, 2015.
VAN DEN BROEK, J.; BENNEWORTH, P.; RUTTEN, R. Institutionalization of cross-border regional innovation systems: the role of university institutional entrepreneurs. Regional Studies, Regional Science, v. 6, n. 1, p. 55-69, 2019.
WANG, X.; VALLANCE, P. The engagement of higher education in regional development in China. Environment and Planning C: Government and Policy, v. 33, n. 6, p. 1657-1678, 2015.
ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas. Porto Alegre: Artmed, 2004.
ZAMBANINI, M. et al. Inovação e desenvolvimento territorial: uma análise sobre São José dos Campos. Ensaios FEE, v. 37, n. 2, p. 489-520, 2016.
ZOMER, A.; BENNEWORTH, P. The rise of the university’s third mission. In.: Reform of higher education in Europe. Brill Sense, 2011. p. 81-101.
ZRITNEVA, E. I. et al. Regional university development in modern Russia conditions. Turkish online Journal of Design art and Communication, v. 7, p. 1939-1945, 2017.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Augusto Ferreira Ramos Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”