Impactos da Covid-19 na frequência de estudantes em uma escola de educação básica em Arapiraca-AL
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i3.2308Palavras-chave:
Coronavírus, metodologias educativas, ensino remotoResumo
Desde o estabelecimento e propagação do vírus SARS-CoV-2 que surgiu na China no final de 2019, ocorreu o fechamento das escolas e o ensino remoto emergiu como ferramenta temporária para minimizar os efeitos da pandemia no sistema educacional. Entretanto, houve um déficit quanto a participação dos estudantes na aula online, decorrente disto, o presente estudo objetivou relatar a baixa frequência e as justificativas da ausência estudantil durante as aulas remotas em dois bimestres subsequentes em uma escola pública da rede estadual de Arapiraca-AL, parceira do Programa Residência Pedagógica. A metodologia utilizada foi do tipo investigativa quantitativa, tendo como instrumento de coleta de informações, um questionário elaborado através da plataforma Google Forms e uma coleta de dados dos alunos devidamente matriculados na escola onde foram desenvolvidas as atividades do RP através do Sistema de Gestão do Estado de Alagoas-SAGEAL, avaliando a presença dos estudantes durante as aulas remotas nos dois bimestres letivos iniciais entre os meses de março a julho de 2021. Portanto, notou-se que a baixa frequência dos estudantes durante as aulas foi um agravante decorrente de determinadas circunstâncias oriundas do contexto social dos alunos, sendo apontados certos impasses destacando-se as atividades profissionais de trabalho desenvolvidas no mesmo horário das aulas, assim como, a dificuldade de aprendizado mediante as metodologias utilizadas. Dessa forma, apesar de existirem muitos recursos tecnológicos que podem ser utilizados como ferramenta educacional durante o ensino remoto, o presente estudo mostrou que há fatores no contexto social dos estudantes que comprometem a efetividade do processo educacional.
Métricas
Referências
Aguiar, F. R. M. De. (2020). Pandemia da covid-19 e demandas de atuação docente. Revista Diálogos Acadêmicos, 9. (1), 58-59. Disponível em: http://revista.fametro.com.br/index.php/RDA/artcle/view/268/222. Acesso em: 04 ago. 2021.
Arruda, E. P. (2020). Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede-Revista de Educação a Distância, 7. (1), 257-275. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v7.1.621. Acesso em: 03 ago. 2021.
Benedito, S. V. C., & Castro Filho, P. J. De. (2020). A educação básica cearense em época de pandemia de Coronavírus (COVID-19): perspectivas e desafios no cenário educacional brasileiro. Revista Nova Paideia-Revista Interdisciplinar em Educação e Pesquisa, 2. (3), 58-71. Disponível em: https://ojs.novapaideia.org/index.php/RIEP/article/view/43/34. Acesso em: 05 ago. 2021.
Bozkurt, A., & Sharma, R. C. (2020). Emergency remote teaching in a time of global crisis due to CoronaVirus pandemic. Asian Journal of Distance Education, 15. (1), i-vi. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.3778083. Acesso em: 03 ago. 2021.
Cabral, T., & Costa, E. S. Da. (2020). A pandemia e as aulas remotas: a reinvenção da prática docente. In: M. S.S. Ribeiro, C. M. M. Sousa, E. S. Lima (orgs.), Educação em tempos de pandemia: registros polissêmicos do visível e invisível [recurso eletrônico]. (50-53). Univasf. Disponível em: http://www.univasf.edu.br/~tcc/000019/00001966.pdf. Acesso em: 03 ago. 2021.
Catanante, F., Campos, R. C. De, & Loiola, I. (2020). Aulas on-line durante a pandemia: Condições de acesso asseguram a participação do aluno? Revista Científica Educ@ção, 4. (8), 977-988. Disponível em: https://doi.org/10.46616/rce.v4i8.122. Acesso em: 05 ago. 2021.
Conselho Nacional de Juventude. (2020). Pesquisa Juventudes e a Pandemia do Coronavírus: Relatório de Resultado. Disponível em:https://atlasdasjuventudes.com.br/juventudes-e-a-pandemia-do-coronavirus/. Acesso em: 03 ago. 2021.
Feitosa, A. Do N. A., Nascimento, I. M. G. Do., Neta, R. L. De A., Alencar, M. T., Tavares, M. M. L., & Assis, E. V. De. (2020). Tecnologias educacionais em tempos de pandemia: relato de experiência: educational technologies in pandemic times: experience report. Brazilian Journal of Production Engineering-BJPE, 6. (6), 166-172. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/bjpe/article/view/32539. Acesso em: 05 ago. 2021.
Fundo das Nações Unidas para a Infância. (2020). Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-america-latina-e-caribe>. Acesso em: 03 ago. 2021.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (2018). Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua: 2018 acesso à internet e a televisão e posse de telefone móvel celular para uso pessoal. Disponível em: <https://www.biblioteca.ibge.gov.br/index.php/bibliotecacatalogo?view=detalhes&id=2101631>. Acesso em: 30 de ago. de 2021.
Melo, Í. V. (2020). As consequências da pandemia (COVID-19) na rede municipal de ensino: impactos e desafios. [Trabalho de Conclusão de Curso - Especialista em Docência no Ensino Superior, Instituto Federal Goiano, Campus Ipamari-GO]. Repositório Institucional do Instituto Federal Goiano. Disponível em: https://repositorio.ifgoiano.edu.br/handle/prefix/1377. Acesso em: 04 ago. 2021.
Modelski, D., Azeredo, I., & Giraffa, L. (2018). Formação docente, práticas pedagógicas e tecnologias digitais: reflexões ainda necessárias. Pesquiseduca, 10. (20.), 116-133. Disponível em: < https://repositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/14546/2/Formacao_docente_praticas_pedagogicas_e_tecnologias_digitais_reflexoes_ainda_necessarias.pdf>. Acesso em: 21 de abr. de 2022.
Moreira, J. A. M., Henriques, S., & Barros, D. M. V. (2020). Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, (34), 351-364. Disponível em: https//doi.org/10.5585/Dialoga.N34.17123. Acesso em: 04 ago. 2021.
Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. (2020). Education: From disruption to recovery. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 04 ago. 2021.
Possa, A. A. Da C., Santos, B. C. Dos, Leal, D. P. E., Freitas, E. De A., Agatti, F. A. De S. Silva, G. F. O. e, Alencar, H., & Alves, M. R. (2020). Iniciativas comportamentais para redução da evasão escolar dos jovens de 15 a 29 anos em tempos de pandemia. Boletim Economia Empírica, 1. (4), 125-134. Disponível em: https://www.portaldeperiodicos.idp.edu.br/bee/article/view/4784. Acesso em: 03 ago. 2021.
Spinelli, A., & Pellino, G. (2020). COVID-19 pandemic: perspectives on an unfolding crisis. Journal of British Surgery, 107. (7), 785-787. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32191340/. Acesso em: 04 ago. 2021.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edlânia Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”