Bingo Celular: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2315Palavras-chave:
Citologia, Didática, Ensino SuperiorResumo
O ensino de Biologia Celular constitui-se um inovador caminho educacional na aquisição de conhecimentos sobre importância das células animais e vegetais. Assim, este trabalho teve como objetivo relatar a aplicação de um jogo didático para estimular o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino superior sobre os princípios básicos de funções, transporte das membranas biológicas e estruturas morfológicas das organelas citoplasmáticas celulares. Para subsidiar esta pesquisa, utilizou-se como material didático a aplicação do lúdico intitulado Bingo Celular. Esta pesquisa foi realizada no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cidade de Humaitá- AM no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e envolveu alunos do 1º período na disciplina de Biologia celular. A princípio, totalizaram-se 29 estudantes do curso em questão. Utilizou-se pesquisa de caráter bibliográfico e pesquisa ação com enfoque ao método dialético de investigação o Materialismo Histórico e Dialético. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: 1) Aula teórica; 2) Aplicação do lúdico. Os resultados demonstram que em se tratando sobre os sujeitos envolvidos na pesquisa, foi notório perceber que a dificuldade dos estudantes em relacionar os conceitos das organelas presentes no citoplasma vem de uma crescente fase do ensino básico e perpassa ao ensino superior. Nessa lógica, o bingo celular surge para reforçar a discussão sobre o assunto já mencionado, e, além disso, buscou-se evitar a configuração da regência teórica como sendo algo simplista e limitadora.
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