Bingo Celular: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem

Autores

  • Leonardo Carvalho Alves UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)
  • Renato Abreu Lima UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2315

Palavras-chave:

Citologia, Didática, Ensino Superior

Resumo

O ensino de Biologia Celular constitui-se um inovador caminho educacional na aquisição de conhecimentos sobre importância das células animais e vegetais. Assim, este trabalho teve como objetivo relatar a aplicação de um jogo didático para estimular o processo de ensino e aprendizagem de estudantes do ensino superior sobre os princípios básicos de funções, transporte das membranas biológicas e estruturas morfológicas das organelas citoplasmáticas celulares. Para subsidiar esta pesquisa, utilizou-se como material didático a aplicação do lúdico intitulado Bingo Celular. Esta pesquisa foi realizada no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) na cidade de Humaitá- AM no Curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química e envolveu alunos do 1º período na disciplina de Biologia celular. A princípio, totalizaram-se 29 estudantes do curso em questão. Utilizou-se pesquisa de caráter bibliográfico e pesquisa ação com enfoque ao método dialético de investigação o Materialismo Histórico e Dialético. As técnicas de coletas de dados utilizadas foram: 1) Aula teórica; 2) Aplicação do lúdico. Os resultados demonstram que em se tratando sobre os sujeitos envolvidos na pesquisa, foi notório perceber que a dificuldade dos estudantes em relacionar os conceitos das organelas presentes no citoplasma vem de uma crescente fase do ensino básico e perpassa ao ensino superior. Nessa lógica, o bingo celular surge para reforçar a discussão sobre o assunto já mencionado, e, além disso, buscou-se evitar a configuração da regência teórica como sendo algo simplista e limitadora.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonardo Carvalho Alves, UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)

Mestre em ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH).

Referências

Batisteti, C. B.; Araújo, E. S. N. de; Caluzi, J. J. (2009). As estruturas celulares: o estudo histórico do núcleo e sua contribuição para o ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 17-42. Disponível em: https://www.abfhib.org/FHB/FHB-04/FHB-v04-01-Caroline-Batisteti-et-al.pdf.

Caldeira, A. M. A.; Araujo, E. S. N. N. (2009). Introdução à didática da Biologia. São Paulo- SP: Escrituras editora.

Cavalcante, F.S.; Silva, D.A.; Freitas, J.F.; Lima, R.A. (2016). O ensino-aprendizagem de pteridófitas por meio da aula prática em uma escola pública no município de Porto Velho-RO. South American Journal of Basic Education, Technical and Technological, v.3, n.2, p.10-15. Diponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/view/566/611.

Gadotti, M. (1983). Concepção dialética da educação: um estudo introdutório. São Paulo- SP, Cortez: Autores associados.

Konder, L. (2008). O que é dialética. São Paulo: Brasiliense, coleções Primeiros Passos 23, 85 pág.

Krasilchik, M. (2004). Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Edusp.

Marconi, M. DE A.; Lakatos, E. M. (2016). Fundamentos de metodologia científica. 7.ed. São Paulo, Atlas.

Moreira, M.A. (2011). Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista/Meaningful Learning Review, v.1, n.3, p.25-46.

Neves, A. L. L. A.; Sousa, G. M; Arrais, M. G. M. (2014). A produção de jogos didáticos de botânica como facilitadores do ensino de ciências na EJA. Revista da Associação Brasileira de Ensino de Biologia, v. 1, n. 7, p. 553-563. Disponível em: http://docplayer.com.br/11584642-A-producao-de-jogos-didaticos-de-botanica-como-facilitadores-do-ensino-de-ciencias-na-eja.html.

Nicola, J. A.; Paniz, C. M. (2016). A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Rev. NEaD-Unesp, v. 2, n. 1, p.355-381. Disponível em: https://ojs.ead.unesp.br/index.php/nead/article/download/InFor2120167/pdf.

Pedroso, C. V (2009, 26 a 29 de outubro). Jogos didáticos no ensino de biologia: uma proposta metodológica baseada em módulo didático [banner]. In. IX Congresso Estadual de Educação-EDUCERE; III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Disponível em: http://docplayer.com.br/12391198-Jogos-didaticos-no-ensino-de-biologia-uma-proposta-metodologica-baseada-em-modulo-didatico.html.

Thiollent, M. (1988). Metodologia da Pesquisa- Ação. 4.ed.- São Paulo: Cortez-Autores associados.

Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Alves, L. C. ., & Abreu Lima, R. (2022). Bingo Celular: O lúdico no processo de ensino e aprendizagem. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2315

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)