A Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2340Palavras-chave:
Contribuições, Habilidades, Prática Docente.Resumo
É durante o estágio curricular supervisionado que o futuro professor irá adquirir os conhecimentos pedagógicos, assim como as competências necessárias para enfrentar adequadamente a carreira docente. Partindo desse princípio, o objetivo do trabalho é destacar a importância do estágio curricular supervisionado, bem como as contribuições do mesmo para a formação docente. A pesquisa foi desenvolvida através de revisão bibliográfica em artigos indexados nos bancos de Dados do scielo, Google Acadêmico e Portal de Periódicos da Capes, acerca da “ Importância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente”. O estágio supervisionado apresenta grande relevância como instrumento de união entre universidade, escola e comunidade, dando uma grande oportunidade de crescimento durante a formação docente, mostrando o quanto se faz importante, onde trata de um dos momentos mais significativos dos cursos de graduação. Uma das grandes preocupações na formação de professores é a passagem do conhecimento acadêmico ao conhecimento profissional. E o estágio é um momento fundamental que condicionará a sua futura prática profissional na formação profissional dos professores, pois vivem uma experiência única de formação e acompanhamento. Os graduandos criam perspectivas sobre a experiência, uma vez que após ter focado no conhecimento teórico é o momento de implementar tudo o que foi discutido durante o curso de formação, levando a teórica à prática. Desta forma, o estágio é muito importante, pois se trata de um dos momentos mais significativos dos cursos de graduação.
Métricas
Referências
Andrade, A. M. de. (2005). O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: Silva, M. L. S. F. da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN,
Barreiro, I. M. de F., & Gebran, R. A. (2006). Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. São Paulo: Avercamp.
Bernardy, K., & Paz, D. M. T. (2012). Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. Anais: Unicruz, 1-4.
Benites, L. C., Souza Neto, S. D., & Hunger, D. (2008). O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, 34, 343-360.
Bianchi, A. C. M., Alvarenga, M., & Bianchi, R. M. (2005). Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.
Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em
http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/Idb.pdf.
Cabral, V. L. A., & Angelo, C. B. (2010). Reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na prática docente. VI EPBEM–Monteiro, PB–09, 10.
Cardoso, E. A. M., Silva, L. A., & dos Santos, A. R. (2018). Formação, currículo e prática pedagógica: desafios na contemporaneidade. Linguagens, Educação e Sociedade, 1(1), 3-22.
Fernandes, C. (2021). Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 398-421.
Filho, A. P. O. (2010). Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp.
Francisco, C. M., & Pereira, A.S. (2004). Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10, nº 69. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm>.
Freire, P. (2002). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: editora.
Januario, G. O. ( 2008). Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: seminário de história e investigações de/em aulas de matemática, 2. Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, v. único. p. 1-8.
Linhares, P. C. A., da Silva Irineu, T. H., da Silva, J. N., de Figueredo, J. P., & de Sousa, T. P. (2014). A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. Revista Terceiro Incluído, 4(2), 115-127.
Martin, A. I. M. (2011). A observação no estágio pedagógico dos professores de Educação Física. Disponível em http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1581/Relat%C3%B3rio%20Est%C3%A1gio%20Ana%20Martins.pdf?sequence=1>.
Oliveira, E. da S. G. de., & Cunha, V. L. (2016). O estágio supervisionado na formação continuada docente a distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distância. v. 5, n. 14, p. 1-18. Disponível em http://www.um.es/ead /red/14/oliveira. pdf
Pimenta, S. G. (1995). O estágio na formação de professores: Unidade entre
teoria e prática? Cad. Pesq. São Paulo, n94, p 58-74.
Pimenta, S. G. (1997). O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez.
Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez.
Santos, R., & Goi, M. E. J. (2017). O estágio na formação docente. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1).
Silva, A. G. F. (2014). O Estágio Como Espaço De Formação Profissional0. Disponível em http://pinba.files.wordpress.com/2011/12/o-estc3a1gio-como-espac3a7o-de-formac3a7c3a3o-profissional.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.
Sousa, M. D. S. C., de Sousa, F. C., de Sá, C. A. A., Santos, C. R. N., & de Melo Silva, L. M. (2014). A articulação do senso crítico na Formação Docente. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 9(5), 1.
Tardif, M.; Lessard, C. (2008). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Natanielle de Oliveira Gomes Leite
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”