A Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente

Autores

  • Natanielle de Oliveira Gomes Leite Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2340

Palavras-chave:

Contribuições, Habilidades, Prática Docente.

Resumo

É durante o estágio curricular supervisionado que o futuro professor irá adquirir os conhecimentos pedagógicos, assim como as competências necessárias para enfrentar adequadamente a carreira docente.  Partindo desse princípio, o objetivo do trabalho é destacar a importância do estágio curricular supervisionado, bem como as contribuições do mesmo para a formação docente. A pesquisa foi desenvolvida através  de revisão bibliográfica em artigos  indexados  nos  bancos  de  Dados  do  scielo, Google  Acadêmico  e  Portal  de  Periódicos  da  Capes, acerca  da  “ Importância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente”. O estágio supervisionado apresenta grande relevância como instrumento de união entre universidade, escola e comunidade, dando uma grande oportunidade de crescimento durante a formação docente, mostrando o quanto se faz importante, onde trata de um dos momentos mais significativos dos cursos de graduação. Uma das grandes preocupações na formação de professores é a passagem do conhecimento acadêmico ao conhecimento profissional. E o estágio é um momento fundamental que condicionará a sua futura prática profissional na formação profissional dos professores, pois vivem uma experiência única de formação e acompanhamento. Os graduandos criam perspectivas sobre a experiência, uma vez que após ter focado no conhecimento teórico é o momento de implementar tudo o que foi discutido durante o curso de formação, levando a teórica à prática. Desta forma, o estágio é muito importante, pois se trata de um dos momentos mais significativos dos cursos de graduação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

Andrade, A. M. de. (2005). O Estágio Supervisionado e a Práxis Docente. In: Silva, M. L. S. F. da. (Org.). Estágio Curricular: Contribuições para o Redimensionamento de sua Prática. Natal: EdUFRN,

Barreiro, I. M. de F., & Gebran, R. A. (2006). Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. São Paulo: Avercamp.

Bernardy, K., & Paz, D. M. T. (2012). Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. XVII Seminário Interinstitucional de ensino, pesquisa e extensão. Anais: Unicruz, 1-4.

Benites, L. C., Souza Neto, S. D., & Hunger, D. (2008). O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, 34, 343-360.

Bianchi, A. C. M., Alvarenga, M., & Bianchi, R. M. (2005). Orientações para o Estágio em Licenciatura. São Paulo: Pioneira Thomson Learning.

Brasil. (1996). Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília. Disponível em

http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/Idb.pdf.

Cabral, V. L. A., & Angelo, C. B. (2010). Reflexões sobre a importância do estágio supervisionado na prática docente. VI EPBEM–Monteiro, PB–09, 10.

Cardoso, E. A. M., Silva, L. A., & dos Santos, A. R. (2018). Formação, currículo e prática pedagógica: desafios na contemporaneidade. Linguagens, Educação e Sociedade, 1(1), 3-22.

Fernandes, C. (2021). Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 398-421.

Filho, A. P. O. (2010). Estágio Supervisionado e sua importância na formação docente. Revista P@rtes. Disponível em http://www.partes.com.br/educacao/estagiosupervisionado.asp.

Francisco, C. M., & Pereira, A.S. (2004). Supervisão e Sucesso do desempenho do aluno no estágio. Revista Digital. Buenos Aires, Ano 10, nº 69. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd69/aluno.htm>.

Freire, P. (2002). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: editora.

Januario, G. O. ( 2008). Estágio Supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: seminário de história e investigações de/em aulas de matemática, 2. Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, v. único. p. 1-8.

Linhares, P. C. A., da Silva Irineu, T. H., da Silva, J. N., de Figueredo, J. P., & de Sousa, T. P. (2014). A importância da escola, aluno, estágio supervisionado e todo o processo educacional na formação inicial do professor. Revista Terceiro Incluído, 4(2), 115-127.

Martin, A. I. M. (2011). A observação no estágio pedagógico dos professores de Educação Física. Disponível em http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/1581/Relat%C3%B3rio%20Est%C3%A1gio%20Ana%20Martins.pdf?sequence=1>.

Oliveira, E. da S. G. de., & Cunha, V. L. (2016). O estágio supervisionado na formação continuada docente a distância: desafios a vencer e construção de novas subjetividades. Revista de Educación a Distância. v. 5, n. 14, p. 1-18. Disponível em http://www.um.es/ead /red/14/oliveira. pdf

Pimenta, S. G. (1995). O estágio na formação de professores: Unidade entre

teoria e prática? Cad. Pesq. São Paulo, n94, p 58-74.

Pimenta, S. G. (1997). O estágio na formação de professores: unidade, teoria e prática. 3. ed. São Paulo: Cortez.

Pimenta, S. G., & Lima, M. S. L. (2004). Estágio e Docência. São Paulo: Cortez.

Santos, R., & Goi, M. E. J. (2017). O estágio na formação docente. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 9(1).

Silva, A. G. F. (2014). O Estágio Como Espaço De Formação Profissional0. Disponível em http://pinba.files.wordpress.com/2011/12/o-estc3a1gio-como-espac3a7o-de-formac3a7c3a3o-profissional.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2021.

Sousa, M. D. S. C., de Sousa, F. C., de Sá, C. A. A., Santos, C. R. N., & de Melo Silva, L. M. (2014). A articulação do senso crítico na Formação Docente. Revista Verde de Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável, 9(5), 1.

Tardif, M.; Lessard, C. (2008). O ofício de professor: história, perspectivas e desafios internacionais. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes.

Downloads

Publicado

2023-01-10

Como Citar

de Oliveira Gomes Leite , N. . (2023). A Relevância do Estágio Curricular Supervisionado na Formação Docente. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2340