Ações e atividades da estimulação precoce realizadas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa

Autores

  • Maria Beatriz Duarte Universidade Estadual de Ciências da Saúpde
  • Vanessa Lôbo de Carvalho Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2361

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estimulação Precoce, Fisioterapia

Resumo

Introdução: O desenvolvimento da criança é dado pela aquisição de habilidades em diversas áreas, sendo dependente da qualidade dos estímulos recebidos e dos sistemas do corpo humano. Tanto fatores intrínsecos à criança, quanto fatores externos podem causar ADNPM, com isso é essencial que ocorra acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento no nível primário, pois é a porta de entrada do usuário no sistema de saúde. A partir disso, é possível identificar de forma precoce se existe alguma alteração e assim, intervir, sendo indicado a EP. Objetivo: Discutir os resultados da literatura acerca das ações e atividades da EP realizadas na APS.  Método: Foram utilizadas as bases de dados SCIELO, PUBMED, PEDRO, LILACS e MEDLINE e os termos Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care) e Estimulação Precoce (Early Stimulation) como descritores associados com o operador booleano “AND”. Resultados: Obteve-se 42 artigos, permanecendo 2 artigos após as etapas de inclusão e exclusão. Conclusão: Faz-se necessário, que seja estimulado a realização da EP na APS e a produção científica acerca do tema, sugerindo a realização de pesquisas de campo para conhecer a atual realidade.

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Arquivos adicionais

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Duarte, M. B., & Carvalho, V. L. de. (2022). Ações e atividades da estimulação precoce realizadas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa. Diversitas Journal, 7(4). https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2361