Ações e atividades da estimulação precoce realizadas na atenção primária à saúde: uma revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v7i4.2361Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estimulação Precoce, FisioterapiaResumo
Introdução: O desenvolvimento da criança é dado pela aquisição de habilidades em diversas áreas, sendo dependente da qualidade dos estímulos recebidos e dos sistemas do corpo humano. Tanto fatores intrínsecos à criança, quanto fatores externos podem causar ADNPM, com isso é essencial que ocorra acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento no nível primário, pois é a porta de entrada do usuário no sistema de saúde. A partir disso, é possível identificar de forma precoce se existe alguma alteração e assim, intervir, sendo indicado a EP. Objetivo: Discutir os resultados da literatura acerca das ações e atividades da EP realizadas na APS. Método: Foram utilizadas as bases de dados SCIELO, PUBMED, PEDRO, LILACS e MEDLINE e os termos Atenção Primária à Saúde (Primary Health Care) e Estimulação Precoce (Early Stimulation) como descritores associados com o operador booleano “AND”. Resultados: Obteve-se 42 artigos, permanecendo 2 artigos após as etapas de inclusão e exclusão. Conclusão: Faz-se necessário, que seja estimulado a realização da EP na APS e a produção científica acerca do tema, sugerindo a realização de pesquisas de campo para conhecer a atual realidade.
Métricas
Referências
ARAUJO, L. B., NOVAKOSKI, K. R. M., BASTOS, M. S. C., MÉLO, T. R., ISRAEL, V. L. Caracterização do desenvolvimento neuropscicomotor de crianças de três anos: o modelo da CIF no contexto do Nasf. Caderno Brasileiro de Terapia Ocupacional, 26 (3), 538 – 557, 2018. https://doi.org/10.4322/2526-8910.ctoAO1183.
ARAÚJO, T. A. M., VASCONCELOS, A. C. C. P., PESSOA, T. R. R. F., FORTE, F. D. S. Multiprofissionalidade e interprofissionalidade em uma residência hospitalar: o olhar dos residentes e preceptores. Revista Interface, 21 (62), 601-613, 2017. https://doi.org/10.1590/1807-57622016.0295.
BRAGHINI, C. C., FERRETTI, F., FERRAZ, L. Physiotherapist’s role in the NASF: perception of coordinators and staff. Fisioterapia e Movimento, 29 (4), 767-776, 2016. https://doi.org/10.1590/1980-5918.029.004.AO13.
DELLA BARBA, P. C. S., BARROS, V. M., LUIZ, E. A. M., FARIAS, A. Z., ANICETO, B., MYHAMOTO, E. E. A Terapia Ocupacional em um processo de capacitação sobre vigilância do desenvolvimento infantil na atenção básica em saúde. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 25 (1), 223-233, 2017. https://doi.org/10.4322/0104-4931.ctoRE0747.
GAIVA, M. A. M., MONTESCHIO, C. A. C., MOREIRA, M. D. S., SALGE, A. K. M. Avaliação do crescimento e desenvolvimento infantil na consulta de enfermagem. Avances en Enfermería, 36 (1), 09-21, 2018. https://doi.org/10.15446/av.enferm.v36n1.62150.
Ministério da Saúde. (2016). Diretrizes de estimulação precoce: Crianças de zero a três anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Secretaria de Atenção à Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf.
Ministério da Saúde. (2016). Guia sobre a estimulação precoce na Atenção Básica: Contribuições para abordagem no desenvolvimento neuropsicomotor pelas equipe de Atenção Básica, Saúde da Família e Núcleo de Apoio a Saúde Família (NASF), no contexto da microcefalia. Secretaria de Atenção à Saúde. Brasília, Departamento de Atenção Básica. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_estimulacao_precoce_atencao_basica.pdf.
Ministério da Saúde. (2018). Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: Orientações para a implementação. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf.
MOLINI-AVEJONAS, D. R., RONDON-MELO, S., BATISTA, E. R., SOUZA, A. C., DIAS, D. C., SAMELLI, A. G. Atenção Básica como ordenadora do cuidado ao bebê de risco para alterações do neurodesenvolvimento. CoDAS, 30 (3), 01-10, 2018. https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182017064.
OLIVEIRA, N. R. C. Redes de Atenção à Saúde: A Atenção à Saúde Organizada em Redes. EDUFMA, São Luís: UNA/SUS, 2016. https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/7563/1/Redes%20de%20aten%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20sa%C3%BAde%20-%20A%20aten%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20sa%C3%BAde%20organizada%20em%20redes.pdf.
PINHEIRO-RUBIM, K. D., ZANELLA, A. K., CHIQUETTI, E. M. S. Vigilância do desenvolvimento motor de bebês: importância da inserção do fisioterapeuta na puericultura. Fisioterapia e Movimento, 34, 01-10, 2021. https://doi.org/10.1590/fm.2021.34114.
PORTELA, G. Z. Atenção Primária à Saúde: um ensaio sobre conceitos aplicados aos estudos nacionais. Revista de Saúde Coletiva, 27 (2), 255-276, 2017. https://doi.org/10.1590/S0103-73312017000200005.
RAIMUNDO, A. C. L., SILVA, R. C. R., SANTOS, C. T. O., SANTOS, M. A. S., FREIRE, L. S. F., SOARES, A. C. O., VIEIRA, A. C. S., LÚCIO, I. M. L., MOREIRA, R. T. F., FERREIRA, A. L. C. Estimulação precoce em crianças prematuras durante visita domiciliar. Research, Society and Development, 10 (10), 01-15, 2021. http://doi.org/10.33448/rsd-v10i10.18494.
SANADA, L. S., SONZA, A., DUTRA, A. P. D., CARVALHO, A. T. S., FRANCISCO, A. S. P. G., DELZIOVO, C. R., MONTOMEZZO, D., FORTKAMP, D. C., SIQUEIRA, F. A. B., MACHADO, F. C., NASCIMENTO, G. L., SCHLICKMANN, J. M. N., PASQUINI, L. H. C., PAN, M. S., LAZ, R. A., VARGAS, R. F. S., VIEIRA, V. M. Crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor: O papel na Atenção Primária à Saúde. Telessaúde, 2020. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_estimulacao_criancas_0a3anos_neuropsicomotor.pdf.
SILVA, L. B. R. A. A., ANGULO-TUESTA, A., MASSARI, M. T. R., AUGUSTO, L. C. R., GONÇALVES, L. L. M., SILVA, C. K. R. T., MINOIA, N. P. Avaliação da Rede Cegonha: Devolutiva dos resultados para a maternidade do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 26 (3), 931-940, 2021. https://doi.org/10.1590/1413-81232021263.25782020.
SOUZA, H. M. M., KUBO, H., ATZEI, B. N. S., ORTOLANI, C. L. F., DELGADO, I. F., LEAL, T. P., VERA TAKEI, L. F. Revisão integrativa: Conceitos e métodos para desenvolvimento. CONIC, 5 (17), 01-11, 2017. https://conic-semesp.org.br/anais/files/2017/trabalho-1000025530.pdf.
ZANGO, J. T. C., PINTO, P. A. F., LEITE, H. R., SANTOS, J. N., MORAIS, R. L. Associação entre o desenvolvimento neuropsicomotor e fatores de risco biológicos e ambientais em crianças na primeira infância. Revista CEFAC, 19 (3), 320 – 329, 2017. https://doi.org/10.1590/1982-0216201719314416.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Maria Beatriz Duarte, Vanessa Lôbo de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”