De repente online: uma proposta de ensino de química com as ferramentas tecnológicas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2394Palavras-chave:
ensino aprendizagem, atividades remotas, contextualizaçãoResumo
Em virtude do estado de pandemia vivenciado, a educação, em todas as esferas, precisou se reinventar para promover um ensino de qualidade. Assim, muitos questionamentos surgiram a respeito de como as aulas remotas poderiam substituir as presencias, principalmente em disciplinas práticas, como a Química. Desse modo, objetivou-se identificar ferramentas tecnológicas que pudessem auxiliar nas aulas remotas de Química da educação básica e propor aulas que possam ser realizadas remotamente. Para isso, foram realizadas buscas de trabalhos científicos em diferentes bancos de dados, tais como Periódicos Capes; Scielo; Google Acadêmico e SciFinder Scholar. Também, buscou-se identificar simuladores e plataformas de videoconferência que pudessem ser empregados em aulas síncronas. Destarte, foram identificadas 6 plataformas com tais finalidades, além de ferramentas tecnológicas que podem auxiliar na construção da aula. A partir dessas tecnologias, foi possível propor uma aula remota sobre a construção de modelos atômicos de forma que os alunos participem ativamente da aula, sendo eles o sujeito da aprendizagem. Portanto, entende-se que apesar das dificuldades impostas pelas atividades remotas, é possível desenvolver uma aula de qualidade e interativa, levando sempre em consideração as especificidades de todos dos alunos, pois é preciso ser viável tanto para o ensino quanto para a aprendizagem.
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