Linguagem musical, fanfarra e currículo escolar: algumas considerações

Autores

  • Marizete de Carvalho Cardoso Teixeira Universidade do Estado da Bahia [UNEB], Campus VI. Caetité, Bahia (BA), Brasil
  • Gabriela Silveira Rocha Universidade do Estado da Bahia [UNEB], Campus VI. Caetité, Bahia (BA), Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2469

Palavras-chave:

linguagem musical, fanfarra escolar, currículo

Resumo

Este estudo, que é um ensaio de pesquisa, tem como objetivo investigar como a linguagem musical desenvolvida pela fanfarra pode atuar na produção de saberes e na disseminação de práticas socioculturais. O lócus da pesquisa é o Complexo Integrado de Educação de Caetité, escola de tempo integral localizada na cidade de Caetité-BA. São considerados os motivos que levam os estudantes a integrar a Fanfarra do Colégio Estadual Tereza Borges de Cerqueira [FANCTEB] e suas contribuições pedagógicas e socioculturais aos participantes. Como metodologia, utiliza-se a pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, de modo a ouvir alunos e professores da escola e pessoas da comunidade. As categorias de análise são: escola, linguagem musical, fanfarra e currículo escolar, tendo como suporte teórico estudos de autores como: Bourdieu e Passeron (1992), Nadal (2011), Sacristán e Gómez (1998), Penna (2012), Lima (2011), Almendra Júnior (2014), Campos (2008), Veiga-Neto (2002), Parente (2020), Silva (2012), Freire (2010) e legislações educacionais brasileiras. Até o momento, as reflexões apontam para a construção de um Projeto de Curricularização da Fanfarra Escolar, como Produto Educacional, a partir de um plano de flexibilização da escola, em um dos componentes da parte diversificada: as Estações do Saber - Vivências e Práticas Experimentais.

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Publicado

2023-01-10

Como Citar

de Carvalho Cardoso Teixeira, M., & Silveira Rocha, G. . (2023). Linguagem musical, fanfarra e currículo escolar: algumas considerações. Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2469