Discursos e sentidos: simulacros e silenciamentos presentes no discurso publicitário
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2481Palavras-chave:
Análise do dsicurso, Simulacro, SentidosResumo
Este artigo faz uma reflexão sobre os simulacros e silenciamentos presentes no discurso publicitário. Especificamente, tratamos de uma publicidade da empresa Vivo Telefônica. As empresas desse ramo investem, de forma frequente, em campanhas para estimular o seu público alvo ao consumo de aparelhos, assim como pacotes de dados/telefonia. Mas a campanha publicitária “tem hora pra tudo” da Vivo Telefônica apresenta uma proposta diferente do que se é esperado: desconectar. Essa publicidade é constituída de vários vídeos, os quais têm sido veiculados na internet e também o foi pela TV. O anúncio de nome “Casal”, publicado em 2018, é o nosso objeto de análise nesse estudo. Para a realização deste trabalho, utilizamos como referencial teórico a Análise do Discurso francesa pecheutiana. Assim, procuramos analisar as marcas discursivas dessa materialidade, identificando o Sujeito desse discurso, suas condições de produção, a formação ideológica no qual o discurso está inscrito e os efeitos de sentido que dele emergem. Nossos achados apontam para um simulacro discursivo na campanha, pois o objetivo primário do atual modo de produção, em que a venda de serviços de telefonia está subsumida, é o lucro e não a saúde das pessoas, como a campanha publicitária da Vivo faz parecer.
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