Discursos e sentidos: simulacros e silenciamentos presentes no discurso publicitário

Autores/as

  • Ahiranie Sales dos Santos Manzoni Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, Brasil
  • Lisiane Alcaria de Oliveira Universidade Federal de Alagoas - UFAL

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2481

Palabras clave:

Análise do dsicurso, Simulacro, Sentidos

Resumen

Este artigo faz uma reflexão sobre os simulacros e silenciamentos presentes no discurso publicitário. Especificamente, tratamos de uma publicidade da empresa Vivo Telefônica. As empresas desse ramo investem, de forma frequente, em campanhas para estimular o seu público alvo ao consumo de aparelhos, assim como pacotes de dados/telefonia. Mas a campanha publicitária “tem hora pra tudo” da Vivo Telefônica apresenta uma proposta diferente do que se é esperado: desconectar. Essa publicidade é constituída de vários vídeos, os quais têm sido veiculados na internet e também o foi pela TV. O anúncio de nome “Casal”, publicado em 2018, é o nosso objeto de análise nesse estudo. Para a realização deste trabalho, utilizamos como referencial teórico a Análise do Discurso francesa pecheutiana. Assim, procuramos analisar as marcas discursivas dessa materialidade, identificando o Sujeito desse discurso, suas condições de produção, a formação ideológica no qual o discurso está inscrito e os efeitos de sentido que dele emergem. Nossos achados apontam para um simulacro discursivo na campanha, pois o objetivo primário do atual modo de produção, em que a venda de serviços de telefonia está subsumida, é o lucro e não a saúde das pessoas, como a campanha publicitária da Vivo faz parecer.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Ahiranie Sales dos Santos Manzoni, Universidade Estadual de Alagoas- UNEAL, Brasil

Professora do curso de Letras da Universidade Estadual de Alagoas. Doutora em linguística, trabalha com Análise do discurso francesa e estudos sobre a canção.

Lisiane Alcaria de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutora em lingu´ística, trabalha com análise do discurso francesa.

Citas

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado. Rio de Janeiro: Graal, 1985

BRANDÃO, Helena H. Negamine. Introdução à Análise do Discurso. São Paulo: Unicamp, 2002.

CAVALCANTE, Maria do Socorro A.O. Qualidade e cidadania nas reformas da educação brasileira: o

simulacro de um discurso modernizador. Maceió: Edufal, 2007.

FERREIRA, Maria C. L. Glossário de termos de discurso: projeto de pesquisa: A Aventura do texto na perspectiva da teoria do discurso: a posição do leitor-autor – Porto Alegre: UFRGS. Instituto de Letras, 2001.

FLORÊNCIO, Ana M. G. et al. Análise do Discurso: fundamentos & prática. Maceió, Edufal, 2009.

FREUD, Sigmund. “La moral sexual 'cultural' y la nerviosidad moderna", In: Obras completas. v.IX. Buenos Aires: Amorrortu, 2007.

______. O mal-estar na civilização e outros trabalhos. In: Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. v. XXI. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

LACAN, J. O seminário, livro 11, os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

LERIA, Antônio; ANDRADE, Lucas E.. Brasileiro passa mais de nove horas por dia na internet. Disponível em: <https://www.moneyreport.com.br/economia/brasileiro-passa-mais-de-nove-horas-por-dia-na-internet >Acesso em: 19 set. 2019.

MUSSALIM, Fernanda (Org.); BENTES, Anna Christina (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras, v.2. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

ORLANDI, Eni Puccinelli. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editoria Unicamp, 2009.

Publicado

2023-01-10

Cómo citar

Manzoni, A. S. dos S., & Alcaria de Oliveira, L. (2023). Discursos e sentidos: simulacros e silenciamentos presentes no discurso publicitário . Diversitas Journal, 8(1). https://doi.org/10.48017/dj.v8i1.2481