Alfabetização e Letramento Ambiental
uma reflexão à luz da complexidade
Palavras-chave:
Edgar Morin, Pensamento complexo, Pesquisa bibliográficaResumo
A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental no contexto da alfabetização e letramento à luz da complexidade de Edgar Morin a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo aqui apresentado surgiu de uma inquietação que diz respeito à como a Educação Ambiental é desenvolvida no contexto escolar, tendo em vista uma fragmentação do saber ligada principalmente as ciências da natureza, em que se dilui os aspectos políticos, sociais, éticos e culturais inerentes à complexidade da educação ambiental, estabelecendo uma unidade abstrata e reduzida entre sociedade e natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de duas obras de Morin (2005; 2015) e do diálogo com outros aportes teóricos, tais como Araújo (2011); Mariotti (2013) e Lorenzetti (2020), compreendemos como urgente a necessidade de olhar a Educação Ambiental em suas múltiplas facetas, em uma abertura ao diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento humano, favorecendo saberes docentes e práticas pedagógicas, políticas, sociais eambientais. Pois, os resultados apontam que a Teoria da Complexidade ainda se mostra marginal no campo acadêmico-científico, e na Educação Ambiental não é diferente. Os instrumentos de acesso a essa via complexa precisam ser criativamente descobertos, e acreditamos que essa criatividade atrelada a um senso crítico complexo, se dê no chão da escola, na interação afetiva, amorosa e ética entre todo o colegiado escolar, principalmente na relação professor-aluno, tendo como mecanismos facilitadores, alfabetização e letramento ambiental.Métricas
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