Alfabetização e Letramento Ambiental

uma reflexão à luz da complexidade

Autores

  • José Souza Moreira Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0478-1591
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Wanderson Rodrigues Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Dayane Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Edgar Morin, Pensamento complexo, Pesquisa bibliográfica

Resumo

A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental no contexto da alfabetização e letramento à luz da complexidade de Edgar Morin a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo aqui apresentado surgiu de uma inquietação que diz respeito à como a Educação Ambiental é desenvolvida no contexto escolar, tendo em vista uma fragmentação do saber ligada principalmente as ciências da natureza, em que se dilui os aspectos políticos, sociais, éticos e culturais inerentes à complexidade da educação ambiental, estabelecendo uma unidade abstrata e reduzida entre sociedade e natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de duas obras de Morin (2005; 2015) e do diálogo com outros aportes teóricos, tais como Araújo (2011); Mariotti (2013) e Lorenzetti (2020), compreendemos como urgente a necessidade de olhar a Educação Ambiental em suas múltiplas facetas, em uma abertura ao diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento humano, favorecendo saberes docentes e práticas pedagógicas, políticas, sociais eambientais. Pois, os resultados apontam que a Teoria da Complexidade ainda se mostra marginal no campo acadêmico-científico, e na Educação Ambiental não é diferente. Os instrumentos de acesso a essa via complexa precisam ser criativamente descobertos, e acreditamos que essa criatividade atrelada a um senso crítico complexo, se dê no chão da escola, na interação afetiva, amorosa e ética entre todo o colegiado escolar, principalmente na relação professor-aluno, tendo como mecanismos facilitadores, alfabetização e letramento ambiental.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Souza Moreira, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculado à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ensino das Ciências  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2016), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2011), Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2006) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2004). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL (desde 2013), lecionando as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV (no curso de Química Licenciatura) e Educação e Meio Ambiente e Saberes e Metodologias no Ensino de Ciências Naturais I (no curso de Pedagogia Licenciatura). Coordenador e bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL (2015 até 2018) desenvolvendo atividades de formação docente (inicial e continuada). Tem experiência na área de ensino e gestão na educação básica, lecionando as disciplinas de Biologia (EM) e Ciências (EF) (escolas públicas e privadas) e exercendo a função de Diretor Adjunto da Escola Mons. Manuel Leonardo de Barros Barreto (pública/estadual). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais, enfocando a Complexidade e a Sustentabilidade.

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Ilha Solteira, 2014); Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru, 2016); e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ 2021). Atualmente é bolsista FAPESP em estágio de pós-doutoramento no Instituto de Biociências - PPG em Educação (UNESP/ Rio Claro, 2022). Tem experiência na área da Educação, desenvolvendo pesquisas em ensino de ciências e biologia com interesse nos seguintes campos: formação de professores; educação ambiental; psicanálise, linguagem e discurso.

Dayane Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Formação de Professores e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas (PPGEFOP/UFAL); Especialista em Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Figueiredo Costa - FIC (2020); Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Biologia/UFAL (2012-2016). Atuou como professora temporária na rede municipal de ensino de Alagoas, na cidade de Arapiraca, ministrando a disciplina Ciências.

Referências

Alano, E. R. C. (2020). Introdução ao pensamento complexo. PRACS: Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP, v. 12, n. 3, p. 141-148. https://core.ac.uk/download/pdf/304911166.

Araújo, A. F. (2011). Projetos de trabalho e educação ambiental: uma estratégia de ensino e aprendizagem sob a perspectiva da complexidade. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências) – PPGP da Universidade Federal Rural de Pernambuco. https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/URPE_ef47b08be1847f51e27b3cd97a709ba9.

Araújo, A. F.; & Oliveira, M. M. (2017). Concepções e atividades docentes de Educação Ambiental e seus desdobramentos na formação de alunos da educação básica. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 34, n. 1, p. 217-232. https://periodicos.furg.br/index.php/remea/article/view/6675.

Capra, F. (2006). Alfabetização ecológica. (1ª ed.). Editora Cultrix.

Carvalho, L. M. (2006). A temática ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. In: H. C. S. Cinquetti; A. Logarezzi (orgs.). Revista eletrônica do mestrado em Educação Ambiental. (p. 19-41). EdUFSCar. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13449.

Cunha, R. B. (2017). Alfabetização científica ou letramento científico?: interesses envolvidos nas interpretações da noção de scientific literacy. Revista Brasileira de Educação, v. 22, p. 169-186. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/cWsmkrWxxvcm9RFvvQBWm5s/.

Fabrício, L. (2019). Letramento científico nos anos iniciais do ensino fundamental: uma análise das abordagens de professores do Município de Curitiba/PR. Dissertação de Mestrado. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Repositório Institucional da UTFRP. https://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4596.

Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. SP: Atlas.

Lemos, P. B. S.; Aquino, F. J. A.; Silva, S. A.; Jucá, S. C. S.; Silva, F. E. M.; & Freitas, S. R. (2019). O conceito de paradigma em Thomas Kunh e Edgar Morin: similitudes e diferenças. Research, Society and Development, v. 8, n. 10, p. e078101321. https://www.redalyc.org/journal/5606/560662201007/

Lorenzetti, L.; & Costa, E. M. (2020). A promoção da alfabetização científica nos anos finais do ensino fundamental por meio de uma sequência didática sobre crustáceos. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 1. http://dx.doi.org/10.5335/rbecm.v3i1.10006

Lorenzetti, L.; & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização científica no contexto das séries iniciais. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 3, p. 45-61. https://www.scielo.br/j/epec/a/N36pNx6vryxdGmDLf76mNDH/.

Loureiro, C. F. B. (2006). Pensamento complexo, dialética e educação ambiental. (1° ed.). Cortez.

Mariotti, H. (2013). As Paixões do Ego: Complexidade, política e solidariedade. (3ª ed.). Palas Athena.

Mariotti, H. (2013). Complexidade e sustentabilidade: o que se pode e o que não se pode fazer. (1° ed.). Atlas, 2013.

Mc Cormick, J (1992). Rumo ao paraíso: a história do movimento ambientalista. Trad. Marco Antônio Esteves da Rocha e Renato Aguiar. (1° ed.). Relume-Dumará.

Morin, E (2005). Ciência com consciência. Tradução de Maria D. Alexandre e Maria Alice Sampaio Dória. - Ed. revista e modificada pelo autor. (8ª ed.). Bertrand Brasil.

Morin, E. (2015). Introdução ao pensamento complexo. (5ª. ed.). Sulina.

Oliveira Neto, A. A.; & Vaz, W. F. (2016). Alfabetização científica e letramento científico no livro didático de biologia. Anais da Semana de Licenciatura, v. 1, n. 7, p. 263-269. http://w2.ifg.edu.br/jatai/semlic/seer/index.php/anais/article/viewArticle/462

Rocha, F. M. (2017). Alfabetização e letramento: a produção de Histórias em Quadrinhos em ambiente informatizado. In: Rodrigues, M.B.C., Rocha, F.M., and Massena, J.H., orgs. Pesquisas e proposições pedagógico-curriculares na escolarização inicial da educação básica [online]. Editora da UFRGS. pp. 75-94. https://books.scielo.org/id/3vrq5/pdf/rodrigues-9788538604723-04.pdf.

Soares, F. J.; & Pereira, A. B. (2004). Alfabetização Ambiental como Indicador de Qualidade da Educação Ambiental- um Estudo Exploratório Feito em Estância Velha, RS, Brasil. Acta Scientiae, v. 6, n. 1, p. 57-66. http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/172.

Soares, M. (2004). Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista brasileira de educação, p. 5-17. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/89tX3SGw5G4dNWdHRkRxrZk/

Sousa, A. S.; Oliveira, G. S.; & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43. https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2336.

Souza, A. Q.; Pedruzzi, A. N.; & Schmidt, E. B (2018). Educação Ambiental e Paulo Freire: Anunciação de um Letramento Ambiental. RELACult-Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade, v. 4. https://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/1009.

Downloads

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Souza Moreira, J., Fernandes de Araújo, A., Rodrigues Morais, W., & Barbosa de Oliveira, D. (2023). Alfabetização e Letramento Ambiental: uma reflexão à luz da complexidade. Diversitas Journal, 8(2), 1390–1408. Recuperado de https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2493

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)