Alfabetização e Letramento Ambiental

uma reflexão à luz da complexidade

Autores

  • José Souza Moreira Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0002-0478-1591
  • Adelmo Fernandes de Araújo Universidade Federal de Alagoas
  • Wanderson Rodrigues Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Dayane Barbosa de Oliveira Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Edgar Morin, Pensamento complexo, Pesquisa bibliográfica

Resumo

A pesquisa tem como objetivo refletir sobre a Educação Ambiental no contexto da alfabetização e letramento à luz da complexidade de Edgar Morin a partir de uma pesquisa bibliográfica. O estudo aqui apresentado surgiu de uma inquietação que diz respeito à como a Educação Ambiental é desenvolvida no contexto escolar, tendo em vista uma fragmentação do saber ligada principalmente as ciências da natureza, em que se dilui os aspectos políticos, sociais, éticos e culturais inerentes à complexidade da educação ambiental, estabelecendo uma unidade abstrata e reduzida entre sociedade e natureza. Por meio de uma pesquisa bibliográfica de duas obras de Morin (2005; 2015) e do diálogo com outros aportes teóricos, tais como Araújo (2011); Mariotti (2013) e Lorenzetti (2020), compreendemos como urgente a necessidade de olhar a Educação Ambiental em suas múltiplas facetas, em uma abertura ao diálogo entre as mais variadas áreas do conhecimento humano, favorecendo saberes docentes e práticas pedagógicas, políticas, sociais eambientais. Pois, os resultados apontam que a Teoria da Complexidade ainda se mostra marginal no campo acadêmico-científico, e na Educação Ambiental não é diferente. Os instrumentos de acesso a essa via complexa precisam ser criativamente descobertos, e acreditamos que essa criatividade atrelada a um senso crítico complexo, se dê no chão da escola, na interação afetiva, amorosa e ética entre todo o colegiado escolar, principalmente na relação professor-aluno, tendo como mecanismos facilitadores, alfabetização e letramento ambiental.

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Biografia do Autor

José Souza Moreira, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculado à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Arapiraca, Alagoas (AL), Brasil.

Adelmo Fernandes de Araújo, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Ensino das Ciências  pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2016), Mestre em Ensino das Ciências pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (PPGEC/UFRPE, 2011), Especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2006) e Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2004). Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca-AL (desde 2013), lecionando as disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III e IV (no curso de Química Licenciatura) e Educação e Meio Ambiente e Saberes e Metodologias no Ensino de Ciências Naturais I (no curso de Pedagogia Licenciatura). Coordenador e bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto do curso de Pedagogia do Campus Arapiraca/UFAL (2015 até 2018) desenvolvendo atividades de formação docente (inicial e continuada). Tem experiência na área de ensino e gestão na educação básica, lecionando as disciplinas de Biologia (EM) e Ciências (EF) (escolas públicas e privadas) e exercendo a função de Diretor Adjunto da Escola Mons. Manuel Leonardo de Barros Barreto (pública/estadual). Desenvolve estudos e pesquisas na área de Formação de Professores, Estágios Supervisionados, Educação Ambiental e Ensino de Ciências Naturais, enfocando a Complexidade e a Sustentabilidade.

Wanderson Rodrigues Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/ Ilha Solteira, 2014); Mestre em Educação para a Ciência (UNESP/ Bauru, 2016); e Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/ 2021). Atualmente é bolsista FAPESP em estágio de pós-doutoramento no Instituto de Biociências - PPG em Educação (UNESP/ Rio Claro, 2022). Tem experiência na área da Educação, desenvolvendo pesquisas em ensino de ciências e biologia com interesse nos seguintes campos: formação de professores; educação ambiental; psicanálise, linguagem e discurso.

Dayane Barbosa de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Mestranda em Formação de Professores e Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e Formação de Professores da Universidade Federal de Alagoas (PPGEFOP/UFAL); Especialista em Ensino de Biologia e Química pela Faculdade Figueiredo Costa - FIC (2020); Graduada no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, Subprojeto Biologia/UFAL (2012-2016). Atuou como professora temporária na rede municipal de ensino de Alagoas, na cidade de Arapiraca, ministrando a disciplina Ciências.

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Publicado

2023-04-20

Como Citar

Souza Moreira, J., Fernandes de Araújo, A., Rodrigues Morais, W., & Barbosa de Oliveira, D. (2023). Alfabetização e Letramento Ambiental: uma reflexão à luz da complexidade. Diversitas Journal, 8(2), 1390–1408. Recuperado de https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2493