Educação Necropolítica

apontamentos sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Autores

  • Elson dos Santos Gomes Junior Instituto Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2507

Palavras-chave:

Educação de jovens e adultos, necropolítica, dispensáveis

Resumo

O presente artigo apresenta uma análise da modalidade de educação denominada de Jovens e Adultos –EJA – a partir da perspectiva conceitual da necropolítica. Muitos trabalhos abordam o tema a partir da crítica a eleição de corpos matáveis, entre os quais, encontra-se com frequência a população negra e pobre. Estes trabalhos sinalizam para possibilidades analíticas de reflexão a respeito das políticas educacionais e práticas educativas onde, diante deste quadro, apontaremos algumas questões sobre o tratamento dado a EJA e as principais consequências para esta modalidade educacional e seus sujeitos. A metodologia empregada é de cunho qualitativo bibliográfico e contou com estudos a respeito da temática e também a análise de alguns dados que abordam o quadro geral da educação de Jovens e Adultos. Como resultado podemos perceber que, apesar da educação possuir problemas estruturais e históricos em todas as modalidades no Brasil, no que tange a EJA, não apenas enquanto modalidade, mas, também, os sujeitos de forma cotidiana, são marcados como pertencentes a um coletivo dispensável tanto em termos de investimentos humanos quanto de capital.

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Biografia do Autor

Elson dos Santos Gomes Junior, Instituto Federal Fluminense

Professor da Educação Básica, Técnica e Tecnológica; Instituto Federal Fluminense – IFF; Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro; Brasil.

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Publicado

2023-04-10

Como Citar

dos Santos Gomes Junior, E. (2023). Educação Necropolítica: apontamentos sobre a modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Diversitas Journal, 8(2), 1083–1095. https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2507