O Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos como um fazer docente teórico e prático

Autores

  • Bianca Ramos de Jesus Universidade Estadual de Alagoas
  • Juliana Pereira Lima Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Ângela Maria Marques Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2512

Palavras-chave:

Docência, práxis pedagógica, relato de experiência

Resumo

O presente artigo foi produzido como produto da disciplina de Estágio em Docência na Educação de Jovens e Adultos(as) – EJA – do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), campus Arapiraca com o intuito de relatar e compartilhar as experiências vivenciadas. Como fundamentação teórica foram visitados autores(as) como Soares (2020), Pimenta e Lima (2004), Pimenta e Severo (1998,2020), Soek (2010), Freire (1967) bem como documentos norteadores para o curso e à modalidade como as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Pedagogia (Parecer CNE/CP nº 05/2005) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos a partir dos pareceres CNE/CEP nº 11/2000 e CNE/CP nº 1/2021. Nessa produção, ficou constatado o caráter de fragilização da modalidade da EJA principalmente depois do período pandêmico a partir do vírus Covid-19, além de aspectos peculiares para a mesma como a capacidade de conhecer e considerar os conhecimentos prévios dos(as) estudantes e da necessidade de transpor tais conhecimentos para o processo educativo tornando, assim, a aprendizagem mais eficaz e significativa.

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Biografia do Autor

Bianca Ramos de Jesus, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Juliana Pereira Lima Santos, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Ângela Maria Marques, Universidade Estadual de Alagoas

Vinculada à Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Referências

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Publicado

2023-07-03

Como Citar

Ramos de Jesus, B., Pereira Lima Santos, J., & Marques, Ângela M. (2023). O Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos como um fazer docente teórico e prático. Diversitas Journal, 8(3), 2557–2571. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2512

Edição

Seção

Educação e Ensino