“Mãe, eu tenho cinco tias.”
Um relato de experiência da presença masculina na creche
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2526Palavras-chave:
Estágio, Educação Infantil, Gênero, CriançasResumo
A presença masculina em creches é algo relativamente novo ou quase inexistente, por causar estranhamento ou preconceito por parte da sociedade, já que durante muito tempo e até os dias atuais, quem ocupa a maioria dos cargos nessas instituições de ensino são mulheres, ainda pelo fato da presença feminina remeter questões ligadas ao cuidado e a maternidade. Diante disso, este estudo busca analisar algumas experiências vivenciadas por um graduando do Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual de Alagoas, durante o Estágio de docência da Educação Infantil, considerando as discussões voltadas para a presença masculina na Creche, bem como as relações de gênero e identidade masculina de homens que escolhe a docência como profissão. O trabalho tem uma perspectiva metodológica qualitativa, a partir da pesquisa bibliográfica e relatos de experiências da pesquisa-ação durante o estágio, trazendo elementos do diário de campo durante as vivências na Creche. Os resultados alcançados foram perceptíveis nas mudanças que puderam ocorrer na prática pedagógica do graduando de Pedagogia, que com todas as vivencias durante o estágio rompeu preconceitos que ele mesmo tinha de si em relação à presença masculina na Creche, o que possibilitou um novo olhar para a Educação Infantil, enaltecendo a importância do estágio para a sua formação docente.
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Referências
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