Projeto Sigabem

Migração de aplicações desenvolvidas em software livre para a plataforma ArcGIS

Autores

  • Caroline Nascimento Instituto Federal de Pernambuco
  • Williem Gomes Instituto Federal de Pernambuco
  • Aida Ferreira Instituto Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-0322-6801
  • Ioná Barbosa Instituto Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-5795-1398
  • Vânia Carvalho Instituto Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2528

Palavras-chave:

widgets, Web AppBuilder, Experience Builder

Resumo

A plataforma ArcGIS Enterprise é composta por avançadas ferramentas de mapeamento e raciocínio analítico e oferece um conjunto de funcionalidades baseadas em localização. O projeto Sigabem, que integra este trabalho, vem sendo desenvolvido através de várias ferramentas em busca de soluções tecnológicas de acessibilidade para pessoas com deficiência ao transporte público na Região Metropolitana do Recife.  Esse trabalho objetivou apresentar as etapas de migração das aplicações desenvolvidas para a plataforma ArcGIS, através de uma ferramenta que fosse capaz de oferecer os recursos e implementar os requisitos do Sigabem Web e Sigabem App, desenvolvidos em plataforma livre para uma demanda específica. A metodologia baseou-se na utilização do Figma para prototipação das telas das aplicações e na utilização das ferramentas Web AppBuilder e Experience Builder da plataforma ArcGIS para implementação das funcionalidades do software livre. Observou-se através da utilização das ferramentas ser possível explorar e implementar certas funcionalidades, de acordo com os requisitos das aplicações e necessidades do projeto. Essas ferramentas são apropriadas e cumprem o seu objetivo como fonte de soluções low-code onde não é essencial o uso de linguagem de programação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Caroline Nascimento, Instituto Federal de Pernambuco

Discente em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Pernambuco. Integrante do grupo de pesquisa GRENDES&LabGeo (Grupo de Engenharia e Desenvolvimento de Software & Laboratório de Geotecnologias e Meio Ambiente) onde contribui na área de Tecnologia da Informação para o projeto "Plataforma de Inteligência Geográfica para Apoiar a Acessibilidade de Pessoas com Deficiência no Transporte Público da Região Metropolitana do Recife" (SIGABEM).

Williem Gomes, Instituto Federal de Pernambuco

Discente no curso tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Pernambuco; Pesquisas realizadas na área de marketing digital e tecnologia da informação em nome do MalungoLAB em parceria com o projeto IF + Empreendedor; Atualmente com pesquisas em andamento na área de tecnologia da informação em nome do projeto Sigabem, por extenso tecnologia assistiva para melhoria na acessibilidade de pessoas com deficiência.

Aida Ferreira, Instituto Federal de Pernambuco

Professora Titular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) Campus Recife. Graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Leciona na Especialização em Sustentabilidade Urbana, no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e é membro colaborador do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental (MPGA). Coordenadora do grupo de pesquisa GRENDES (Grupo de Engenharia e Desenvolvimento de Software). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes Neurais Artificiais, Previsão de séries temporais, Desenvolvimento de Sistemas Web, Desenvolvimento de Aplicativos para Dispositivos Móveis, Banco de Dados Espacial, Internet das Coisas e Robótica.

Ioná Barbosa, Instituto Federal de Pernambuco

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco. É professora titular do IFPE Campus Recife, lidera o Grupo de Pesquisa Ciência, Tecnologia e Sustentabilidade (CT&S) e coordena o Laboratório de Geotecnologias e Meio Ambiente deste Instituto (LabGeo), onde desenvolve pesquisas na área de meio ambiente e sustentabilidade com uso e desenvolvimento de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para cidades inteligentes. Foi coordenadora de dois projetos de pesquisas financiados pelo CNPq e pela FACEPE de 2013 a 2016. Coordenou, de 2015 a 2018, um projeto de extensão tecnológica com apoio financeiro do CNPq e da SETEC/MEC. Foi bolsista no Edital FACEPE 06/2019 Projeto Institucional Pesquisador Visitante no projeto ?Plataforma de Inteligência Geográfica para Apoiar a Acessibilidade de Pessoas com Deficiência no Transporte Público da Região Metropolitana do Recife (SIGABEM). É professora do Mestrado Profissional em Gestão Ambiental do IFPE - Campus Recife e ex-coordenadora do curso de especialização em Sustentabilidade Urbana (2020-2022). Participa como colaboradora em projetos de pesquisa financiados pela CNPq, FACEPE e FINEP em outras instituições de ensino. Atualmente possui Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (2021-2023). 

Vânia Carvalho, Instituto Federal de Pernambuco

Engenheira Agrônoma, com mestrado e doutorado em Agronomia, na área de Ciências do Solo. Especialista em cartografia aplicada ao Geoprocessamento. Atualmente é professora titular no departamento de Infraestrutura e Construção Civil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

Referências

Alesheikh, A.A., Helali, H., Behroz, H.A. Web GIS: Technologies and Its Applications. Symposium on Geospatial Theory, Processing and Applications, Vol. 15, Ottawa, 2002.

Andrade, A. F. G., Silva, A. L. C., Ferreira, A. A., Barbosa, I. M. B. R., Carvalho, V. S., Silva, T. C. G., Guimarães, J. C. O. Plataforma Sigabem: Tecnologia e Inteligência Geográfica Para Auxiliar no Transporte Público de Pessoas com Deficiência na Cidade do Recife. In: Anais da Mostra Nacional de Robótica - MNR. 2021.

Bhatia, T. S., Singh, H., Litoria, P. K., Pateriya, B. (2019) Web GIS Development using Portal for ArcGIS, ArcGIS Server and Web AppBuilder for ArcGIS. International Journal of Computer Science and Technology, Vol. 10, No. 1, pp. 43-47.

BRASIL. Decreto n° 6.949, de 25 de agosto de 2009. Presidência da República do Brasil, 2015. Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm. Acesso em: 21 jun. 2022.

Campêlo, A. C., Barbosa, I. M. B. R., Carvalho, V. S., Ferreira, A. A., Carvalho, F., Recena, L. SIG Web Sigabem: ferramenta para auxiliar na tomada de decisão. Revista Tecnologia & Cultura - Rio de Janeiro - N. 36, Ano 23 - ago./dez. 2020 - p. 109-121.

ESRI ENTERPRISE. About Web GIS. n.d. Disponível em: https://enterprise.arcgis.com/en/server/10.8/create-web-apps/windows/about-web-gis.htm. Acesso em: 15 out. 2020.

Fu, P., Sun, J. Web GIS: Principles and Applications. 1. ed. ESRI Press. 2010. 312 p.

Guimarães, J. C. De O., De Carvalho, V. S., Da Silva, T. C. G., Ferreira, A. A., Barbosa, I. M. B. R., Bandeira, M. S., & Lima, A. S. C. (2021). Inteligência geográfica e tecnologia na contribuição ao acesso de pessoas com deficiência ao transporte público no Recife / Geographic intelligence and technology in contributing to the access of people with disabilities to public transport in Recife. Brazilian Journal of Development, 7(2), 17187–17198. Disponível em: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-376. Acesso em: 15 out. 2020.

Rowland, A., Folmer, E., Beek, W. Towards Self-Service GIS—Combining the Best of the Semantic Web and Web GIS. ISPRS Int. J. Geo-Inf. 2020 , 9 , 753. Disponível em: https://doi.org/10.3390/ijgi9120753. Acesso em: 15 out. 2020.

Silveira, M. D. P. Efeitos da globalização e da sociedade em rede via Internet na formação de identidades contemporâneas. Psicol. cienc. prof. 24 dez. 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1414-98932004000400006. Acesso em: 15 out. 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-11

Como Citar

Nascimento, C., Gomes, W., Ferreira, A., Barbosa, I., & Carvalho, V. (2023). Projeto Sigabem: Migração de aplicações desenvolvidas em software livre para a plataforma ArcGIS. Diversitas Journal, 8(4), 3227–3243. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2528