Ensino de física na educação de jovens e adultos
caminhos e reflexões
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2544Palavras-chave:
Andragogia, Cidadania, Aprendizado, Escolarização, ProfissionalizaçãoResumo
Historicamente no Brasil, a educação voltada para jovens e adultos caracterizou-se pela formação de sujeitos preparados para o exercício profissional, considerando as diferentes etapas do desenvolvimento industrial brasileiro. Ao longo das décadas, esta necessidade continuou permeando as iniciativas educacionais e políticas públicas, com poucas evoluções de cunho humanístico. No entanto, com as mudanças geradas pelo cenário econômico dos últimos 40 anos, pensar numa Educação de Jovens e Adultos apenas direcionada para o universo do trabalho significa restringir as potencialidades e o protagonismo social destes sujeitos. Diante disso, a partir das modernas concepções acerca da Educação de Jovens e Adultos, buscamos neste artigo refletir acerca do ensino da Física nesta modalidade de ensino, destacando o papel deste campo da ciência na educação científica e emancipatória de cidadãos, escolarizados, aptos para o exercício profissional, e capazes de compreender a natureza ao seu redor. Serão discutidos de forma crítico-reflexiva o papel da Física na formação profissional e escolar destes sujeitos, destacando a atuação pedagógica do professor no ensino dos diferentes conteúdos que caracterizam o currículo desta disciplina diante dos atuais parâmetros formativos que orientam esta modalidade. Este estudo tem caráter bibliográfico qualitativo, apresentando resultados de pesquisas realizadas na última década, reverberando o importante papel do Ensino das Ciências na escolarização para o exercício social e para o mundo do trabalho, contrastando com as velhas concepções baseadas unicamente no preenchimento de postos de trabalho.Métricas
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