Temáticas ambientais em livros de ciências da natureza
análise pautada nas macrotendências da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i2.2594Palavras-chave:
Ciências da Natureza, Educação Ambiental, PNLD 2021, Macrotendências ambientaisResumo
A Educação Ambiental é vista como uma das principais formas para conscientizar a sociedade e amenizar a degradação ao meio ambiente. O espaço escolar é um dos locais essenciais para proporcionar o desenvolvimento cidadão dos discentes, para que os mesmos possam agir com responsabilidade ambiental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo analisar os conteúdos de Educação Ambiental dos livros do PNLD 2021 pertencente a coleção da Moderna Plus – Ciências da Natureza, utilizados no Novo Ensino Médio (NEM) em uma escola pública da cidade de Santa Helena, Paraíba. Os livros do novo PNLD são organizados por área de conhecimento, sendo ofertados 06 exemplares didáticos para as três séries do ensino médio. A pesquisa foi caracterizada como exploratória e documental, tendo as análises baseadas nas contribuições do trabalho de Layrargues e Lima (2014), relacionadas as vertentes conservadora, pragmática e crítica das Macrotendências Político-Pedagógico da Educação Ambiental. Os temas selecionados para serem analisados decorreu das temáticas relacionadas a EA, abordadas por cada livro que compõe a coleção em investigação. Essa pesquisa apresenta todas as propostas ambientais inseridas na coleção Moderna Plus – Ciências da Natureza, através das macrotendências, como aponta também, alguns fatores que não foram abordados em alguns dos exemplares didáticos, que servem para auxiliar professores e discentes do NEM, seguindo os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), através da implementação do NEM.
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