“Tecnologia é no feminino!”

motivações de ingresso e evasão de mulheres em cursos de TI, Belém-PA

Autores

  • Juliana Nazareth dos Santos Andrade Faculdade Estácio do Pará
  • Breno Augusto Pantoja Baena Faculdade Estácio do Pará
  • Flavio Henrique Souza Lobato Universidade Federal do Pará https://orcid.org/0000-0001-9368-2650

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2595

Palavras-chave:

Tecnologia da Informação, Mulheres, Ingresso, Evasão, Belém (PA)

Resumo

O presente trabalho objetivou identificar as possíveis causas do baixo número de mulheres em cursos de Tecnologia da Informação (TI) e computação de Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas em Belém e Região Metropolitana (PA). A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de um questionário online junto a 47 mulheres estudantes ou formadas em cursos de TI na RMB. No que diz respeito aos motivos pelos quais essas mulheres trancaram, abandonaram ou desistiram dos cursos de TI e ou computação, identificou-se questões relacionadas ao machismo, a assédio sexual, ao preconceito, à discriminação, ao questionamento da capacidade cognitiva ou intelectualidade feminina. Nesse sentido, muitas participantes revelaram que se sentiram: isoladas por haver poucas mulheres no curso e também pelo comportamento de colegas homens, incomodadas com “brincadeiras” feitas pelos professores e colegas de sala e, por fim, alvo do preconceito por ser mulher em um curso predominantemente masculino, sendo a orientação sexual por vezes questionada. À luz do exposto, entende-se que a representatividade é um elemento fundamental tanto para a superação de estereótipos e paradigmas como para o incentivo de meninas em seguir carreira nessas áreas, pois demonstra que as mulheres são capazes de realizar trabalhos braçais, resolver equações matemáticas complexas e solucionar problemas operacionais dentro de corporações.

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Biografia do Autor

Juliana Nazareth dos Santos Andrade, Faculdade Estácio do Pará

Graduada em Tecnologia da Informação Faculdade Estácio do Pará (FAP).

Breno Augusto Pantoja Baena, Faculdade Estácio do Pará

Graduação em Tecnologia da Informação na Faculdade Estácio do Pará (FAP).

Flavio Henrique Souza Lobato, Universidade Federal do Pará

Doutorando e Mestre em Planejamento do Desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU), pertencente ao Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela UFPA (2019). Graduado em Bacharelado em Turismo pela UFPA (2016), com período sanduíche na Universidade de Coimbra (UC), no curso de Licenciatura em Turismo, Lazer e Patrimônio (2015), como Bolsista de intercâmbio internacional do Programa Santander Universidades Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação (2014). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica do PIBIC/CNPq (2013-2014 | 2014-2015) e da Universidade Federal do Pará - PIBIC/UFPA (2015-2016). Faz parte dos Grupos de Pesquisa em Ecologia humana, natureza e populações amazônicas (EHNAPAM) e em Lazer, Ambiente e Sociedade (GPLAS).

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Nazareth dos Santos Andrade, J., Pantoja Baena, B. A., & Souza Lobato, F. H. (2023). “Tecnologia é no feminino!”: motivações de ingresso e evasão de mulheres em cursos de TI, Belém-PA. Diversitas Journal, 8(3), 2851–2865. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2595

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas