Perfil da pesquisa acadêmica brasileira sobre sustentabilidade alinhada ao ensino superior

uma revisão integrativa

Autores

  • Silvânia Scopel de Souza Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Goaiás, Brasil
  • Silvio Roberto Stéfani Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Goiás, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2612

Palavras-chave:

desenvolvimento sustentável, universidade, publicações

Resumo

A temática sustentabilidade vem ganhando espaço em todas as áreas, incluindo em seu debate questões relacionadas ao ensino superior e universidades, por serem um campo vasto de pesquisa e grande disseminadores de conhecimento. O objetivo deste artigo, de revisão integrativa dos últimos 5 anos, foi analisar o perfil das pesquisas publicadas, em periódicos nacionais sobre sustentabilidade relacionada a Instituições de Ensino Superior. Os resultados apontaram para a predominância do eixo operacional, representados por 12 dos 20 artigos identificados e maior concentração de publicações no ano de 2019; e aponta-se uma importante lacuna de pesquisa para futuros estudos associados ao debate sobre sustentabilidade e ensino superior.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Silvânia Scopel de Souza, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro. Goaiás, Brasil

0000-0002-4260-8140; Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Goiás, Brasil e Universidade Federal Fronteira Sul UFFS, Brasil. silvaniascopel@gmail.com

Silvio Roberto Stéfani, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Goiás, Brasil

0000-0002-5871-8686; ; Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Goiás, Brasil. silviostefano@unicentro.br. Pós-Doutor em Gestão pela FEP - Universidade do Porto (2020-2021). Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP - Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008). Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM e do Mestrado e Doutorado Interdisciplinar PPGDC Unicentro. Pesquisador Visitante da FEP -UP (2021) e Atlântico Business School - Portugal.

Referências

Aglieri, L., Aglieri, L. A., & Krugianskas, I. (2009). Gestão socioambiental: responsabilidade e sustentabilidade do negócio. São Paulo: Atlas.

Amaral, L. P., Martins, N., & Gouveia, J. B. (2015). Quest for a Sustainable University: a review. International Journal of Sustainability in Higher Education, 16(2), 155-172. Retrieved Março 2015, from http://dx.doi.org/10.1108/IJSHE-02-2013-0017.

Beltrame, I., Reis, L. G. dos., & Gehlen, K. R. H. (2018). A institucionalização do tema sustentabilidade no curso de graduação em administração. Revista Gestão Universitária na América Latina, 11(1), 298-318. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n1p298.

Bizerril, M. X. A., Rosa, M. J., & Carvalho, T. (2018). Construindo uma universidade sustentável: uma discussão baseada no caso de uma universidade portuguesa. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 23(2), 424-447, jul. 2018. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200009.

Botelho, L. L. R., de Almeida Cunha, C. C., & Macedo, M. (2011). O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, 5(11), 121-136.

Brundtland, G. H. (1987). Our common future: The World Commission on Environment and Development. Oxford University Press.

Chankseliani, M.; Mccowan. T. (2021). Higher education and the Sustainable Development Goals. High Educ, Michigan,(8) 1,1-8.https://link.springer.com/article/10.1007%2Fs10734-020-00652-w.

Da Silva Junior, A., Silva, P. de O. M.. Vasconcelos, C. de A., & Silva, Vitor Correa (2018). A sustentabilidade na perspectiva de discentes de administração de uma Universidade Pública Federal: na prática a sustentabilidade fica no discurso. Revista Gestão Universitária na América Latina, 11(4), 292-313. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n4p292.

De Souza, T. C. G., De Benedicto, S. C., & da Silva, L. H. V. (2021). Relatório de sustentabilidade: proposta de aplicação em uma Instituição de Ensino Superior comunitária à luz da Global Reporting Initiative (GRI). Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 11(2), 76-89. Recuperado de https://www.reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1022.

Dotto, D. M. R., Feltrin, T. S., Denardin, A. C. M., & Ruiz L. De M. (2019). Sustentabilidade em organizações públicas: estudo de uma Instituição Federal de Ensino brasileira. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, 8 (2), 235-259. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1090.

Elkington, J. (2001). Cannibals with forks: The triple bottom line of 21st century business. Capstone Publishing Limited.

Figueiró. P.; Raufflet, E. (2015). Sustainability in Higher Education: a systematic review with focus on management education. Journal of Cleaner Production.

Gazzoni, F., Scherer, F. L., Hahn, I. S., Carpes A. de M., & Santos M. B. ((2018). O papel das IES no desenvolvimento sustentável: estudo de caso da Universidade Federal de Santa Maria. Revista Gestão Universitária na América Latina, (11)1, 48-70. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018, v11n1p48.

Garlet, V., Beuron, T.A., Balsan, L.A.G., Ávila, L.V., Borges, G. da R., & Madruga, L.R. da R.G. (2019). Main competencies for sustainability in a brazilian Public University. Revista de Administração da UFSM,11(5), 1361–1373.https://doi.org/10.5902/1983465936007.

Hourneaux Junior, F., Galleli, B., Brinholi, C., Zellmeister, L. M., Kruglianskas, I. (2020). A basic content proposal on sustainability for management undergraduate courses. Revista Gestão Universitária na América Latina, (13)1, 24-4. http://dx.doi.org/10.5007/1983 4535.2020v13n1p24.

Kestin, T., Belt, M. van den, Denby, L., Ross, K., Thwaites, J. & Hawkes, M. (2017). Como começar com os ODS nas universidades. Um guia para universidades, faculdades e universidades. Espanha. Recuperado de: <http://reds-sdsn.es/wp-content/uploads/2017/02/Guia-ODS-Universidades-1800301-WEB.pdf>.

Kruger, S. D., Zanella, C., Barichello, R., & Petri, S. M (2018). Sustentabilidade: uma abordagem acerca das percepções dos acadêmicos de uma instituição de ensino superior de Santa Catarina. Revista Gestão Universitária na América Latina, 11(3), 86-104. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2018v11n3p86.

Kurucz, E. C.; Colbert, B. A., & Marcus J. (2013). Sustainability as a provocationto rethink management education: Building a progressive educative practice. Management Learning, Sage, 2013.

Lozano, R. (2006). Incorporation and institutionalization of SD into universities: breaking through barriers to change. Journal of Cleaner Production, (14), 787-796.

Lozano, R. (2012). Towards better embedding Sustainability into companies’ systems: an analysis of voluntary corporate initiatives. Journal of Cleaner Production, 25(0), 14-26.

Marques, J. F. S., Santos, Â. V., & Aragão, J. M. C. (2020). Planejamento e sustentabilidade em Instituições de Ensino Superior à luz dos objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 10(1), 14. Recuperado de https://www.reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1052

Marzall, K., & Almeida, J. (2000). Indicadores de sustentabilidade para agroecossistemas: estado da arte, limites e potencialidades de uma nova ferramenta para avaliar o desenvolvimento sustentável. Cadernos de Ciência & Tecnologia,17(1), 41-59.

Melo, J. F. V., & Coelho A. L. A. L. (2022). Sustentabilidade na perspectiva de uma universidade brasileira: discurso e relações com os objetivos de desenvolvimento sustentável. Revista Gestão Universitária na América Latina,15(2), 244-262. https://doi.org/10.5007/1983-4535.2022.e86644.

Oliveira, A. J. de, & Freire, F. de S. (2021). Análise do Isomorfismo Institucional na Sustentabilidade Ambiental das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) Brasileiras. Revista De Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 11(2), 16-32. Recuperado de https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/1215.

Organização das Nações Unidas no Brasil. (2015). Portal oficial. https://nacoesunidas.org/ acao/meio-ambiente.

Otero, G. G. P. (2010). Gestão Ambiental em Instituições de Ensino Superior: práticas dos campi da Universidade de São Paulo (Dissertação de mestrado). Programa de Pós-graduação em Ciência Ambiental, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Pacheco, R. M., Machado, M. de M., Montalván, R. A. V & Pinto C. R. S. de C. (2019). Análise da sustentabilidade das operações de instituições federais de ensino superior com a ferramenta Stars: a experiência da Universidade Federal de Santa Catarina. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. 8 (2), 205-234. https://doi.org/10.5585/geas.v8i2.1018.

Peixoto, C. S. B. de S., Moraes Filho, R. A., Moraes, I. C. de., Vieira, L. G. H. de S., & Souza, M. E. J. (2019). Práticas sustentáveis: estudo de caso em uma Instituição de Ensino Superior. Revista Gestão Universitária na América Latina, 12(2), 230-252. https://orcid.org/0000-0002-4637-189X.

Porter, M. E., & Kramer, M. R. (2006). Estratégia & sociedade: o elo entre vantagem competitiva e responsabilidade social empresarial. Harvard Business Review Brasil, São Paulo, 84 (12), 78-92.

Ribeiro, T. de L., & Lima, A. A. de. (2022) Enviromental, Socia and Governance (ESG): Mapeamento e Análise de Clusters. RGC – Revista de Governança Corporativa, 9(1) e0120. hhps://doi.org/10.21434/IberoamericanJCG.v9i1.120.

Sachs, I. (2009). Caminhos para o desenvolvimento sustentável. Rio de Janeiro: Garamond.

Santos, J. G., Alves, A. P. F., Florêncio, D. R. L., & Ferreira, C. E. V. (2020). Educação Para A Sustentabilidade No Ensino Superior: Um estudo com bacharéis em administração. Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 10(1), 30-42. Recuperado de https://www.reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/769

Sehnem, S., Martinago, G., Pereira, S. C. F., & Jabbour C. J. C. (2019). Sustainable Management at a University in Light of Tensions of Sustainability Theory. Revista de Administração Contemporânea. (23)2, 182-206. http://doi.org/10.1590/1982-7849rac2019170294.

Sartori, S., Latrônico, F., & Campos, L. M.S. (2014). Sustentabilidade e desenvolvimento sustentável: uma taxonomia no campo da literatura. Ambiente & Sociedade, 17(1), 01-22.

Serafim, M. P., & Leite, J. P. de A. (2021). O papel das Universidades no alcance dos ODS no cenário do "pós"-pandemia. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, 26(2), 343-346, jul. 2021. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-40772021000200001.

Silva, G. S., & Almeida L. de A. (2019). Indicadores de sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: uma proposta baseada na revisão de literatura. Revista de Gestão Ambiental e Sustentabilidade. 8 (1), 123-144. https://doi.org/10.5585/geas.v8i1.13767.

Silvius, A. J. G., & Schipper, R. P. J. (2014). Sustainability in project management competencies: analyzing the competence gap of project managers. Journal of Human Resource and Sustainability Studies, (2), 40-58.

Teloken, S. G., & Trevisan, M. (2020). Educação para a sustentabilidade na gestão estratégica de Universidades Comunitárias. Revista Gestão Universitária na América Latina, (13)2, 92-115. http://dx.doi.org/10.5007/1983-4535.2020v13n2p92.

Trigo, A. G. M.; Lima, R. S. X., & Oliveira, D. M. (2014). Índice de sustentabilidade socioambiental no ensino. Revista de Administração da UFSM, (7), 07-22.

Van Marrewijk, M., & Werre, M. (2003). Multiple levels of corporate sustainability. Journal of Business ethics, 44(2-3), 107-119.

Wachholz, C. B., & Carvalho, I. C. de M. (2015). Indicadores de sustentabilidade na PUCRS: uma análise a partir do Projeto Rede de Indicadores de Avaliação da Sustentabilidade em Universidades Latino Americanas. Revista Contrapontos, Itajaí, 15(2).

Weber, J., Santos Machado, N.S., Padgett, R. C. M. L., & Sehnem, S. (2020). Indicadores de Sustentabilidade para Instituições de Ensino Superior: O caso da Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS. Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade, 10(4), 42-55. Recuperado de https://www.reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/963.

Downloads

Publicado

2024-01-31

Como Citar

Souza, S. S. de, & Stéfani, S. R. (2024). Perfil da pesquisa acadêmica brasileira sobre sustentabilidade alinhada ao ensino superior: uma revisão integrativa. Diversitas Journal, 9(1). https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2612