Estágio curricular supervisionado IV
um estudo do gênero textual letra de música em língua inglesa
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2639Palavras-chave:
Sequência didática, educação básica, produção escritaResumo
Reconhecidamente, o estágio curricular é um ato pedagógico, obrigatório, conforme Art. 82 da Lei Federal nº 9.394/96; ele promove a iniciação à docência, possibilita uma inter-relação entre a teoria e a prática e oportuniza o crescimento profissional e pessoal para os graduandos dos cursos de formação de professores. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo apresentar um estudo sobre a aprendizagem de alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Taquarana-Alagoas, com o gênero textual discursivo letra de música, desenvolvido durante o Estágio Curricular Supervisionado IV em Língua Inglesa, no 7º período de Inglês na Universidade Estadual de Alagoas - Uneal, em 2022. Para isso, utilizamos uma Sequência Didática, um dispositivo que vem sendo utilizado em sala de aula por professores de língua inglesa para o desenvolvimento das quatro habilidades: reading (ler), writing (escrever), listening (ouvir) e speaking (falar). Nosso embasamento teórico deu-se a partir dos textos de Freitas (2004), que conceitua o estágio supervisionado e estratégias de ensino; Pimenta e Lima (2011); Griffee (1992) e Gobbi (2001), que tratam sobre letra de música; Bakhtin (2011), que aponta os elementos constitutivos do gênero discursivo; Marcuschi (2008), que aborda gêneros textuais no ensino de língua; e, no campo metodológico, em Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), que propõem um modelo de Sequência didática (SD); dentre outros estudiosos sobre gêneros. Os resultados apontam avanços positivos no aprendizado das capacidades trabalhadas na sala de aula de língua inglesa.Métricas
Referências
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