O ensino de fisiologia vegetal

Uma revisão sistemática durante a pandemia da Covid-19

Autores

  • Jhonatan Ferreira da Silva Universidade Estadual de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-2292-2172
  • Flavia Santos Alves Universidade Estadual de Alagoas
  • José Vandemilson dos Santos Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Lino Manoel do Nascimento Filho Universidade Estadual de Alagoas
  • Adenaely Rodrigues Rocha Universidade Estadual de Alagoas
  • Camila Chagas Correia Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2653

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Ensino, Fisiologia Vegetal, Revisão Sistemática

Resumo

O presente trabalho, busca descrever e saber quais foram as metodologias mais utilizadas durante o ensino remoto emergencial (ERE) no Brasil que auxiliaram no ensino de fisiologia vegetal. Para a realização da mesma, foi adotado o método de revisão sistemática, onde foi construído um protocolo para definir os passos que deveriam ser seguidos além de definimos a plataforma de busca, foi realizado também um recorte temporal dos anos de 2020-2022. Foi observado ao todo 3850 trabalhos sobre o tema, mas apenas 15 foram selecionados para participar do trabalho. Com esses artigos foi perceptível que teve como se fazer aulas práticas sobre fisiologia vegetal durante a pandemia, com estratégias diversas, os professores conseguiram, apesar das dificuldades, encontrar meios para fazer com que seus alunos conseguissem compreender as diversas temáticas sobre fisiologia vegetal.

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Biografia do Autor

Jhonatan Ferreira da Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL.

Flavia Santos Alves, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

José Vandemilson dos Santos Silva, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Lino Manoel do Nascimento Filho, Universidade Estadual de Alagoas

Graduando em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Adenaely Rodrigues Rocha, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Camila Chagas Correia, Universidade Estadual de Alagoas

Doutoranda em Biologia Vegetal Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Professora do curso de Biologia, Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

Ferreira da Silva, J., Santos Alves, F., dos Santos Silva, J. V., do Nascimento Filho, L. M., Rodrigues Rocha, A., & Chagas Correia, C. (2023). O ensino de fisiologia vegetal: Uma revisão sistemática durante a pandemia da Covid-19. Diversitas Journal, 8(3), 2867–2881. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2653

Edição

Seção

Educação e Ensino