Formação de professores

intervenção pedagógica utilizando metodologias ativas no ensino de química

Autores

  • Jonata Caetano Bispo Universidade Estadual de Alagoas
  • Cristiana Alves de Souza Universidade Estadual de Alagoas
  • Ericleia da Silva Oliveira Universidade Estadual de Alagoas
  • Juliana dos Santos Natividade Universidade Estadual de Alagoas
  • Radja Silva Santos Venâncio Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo
  • Aldenir Feitosa dos Santos Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2659

Palavras-chave:

Ensino de Química, PIBID, Substâncias Inorgânicas

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos por pibidianos do curso de Licenciatura em Química da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, numa intervenção pedagógica pautada no uso da experimentação laboratorial e do jogo didático Flashcards de Arrhenius, como metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de ácidos e bases. A intervenção pedagógica foi realizada em duas turmas de primeiros anos do ensino médio, na Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo, localizada em Arapiraca-AL. Foram utilizadas perguntas norteadoras para avaliar o conhecimento dos alunos, antes e depois da intervenção pedagógica, que consistiu na contextualização teórico/prática do conteúdo de ácidos-bases; e na aplicação do jogo didático sobre os conteúdos de ácidos-bases. Foi observado que antes da intervenção pedagógica os alunos não conseguiam identificar os ácidos e as bases em seu cotidiano, situação que foi significativamente alterada após a ação, o que certamente também representa um aprendizado sobre os conceitos teóricos destas substâncias, seu reconhecimento estrutural e nomenclatura. A partir da devolutiva dos alunos nos momentos de discussões das questões norteadoras, ficou evidente a eficácia de aulas que saíam do tradicional, aulas com experimentos, dinâmicas, que abordem o conteúdo atrelado ao cotidiano do aluno. O novo atrai a atenção e aguça a curiosidade, fazendo, assim, com que esses jovens sintam interesse pela disciplina e pelo conteúdo ofertado.

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Biografia do Autor

Jonata Caetano Bispo, Universidade Estadual de Alagoas

No processo de conclusão do curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Cristiana Alves de Souza, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda do Curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL, Arapiraca, Alagoas.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação (GEPE) - 2021.

Ericleia da Silva Oliveira, Universidade Estadual de Alagoas

Graduanda do curso de Química na Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Juliana dos Santos Natividade, Universidade Estadual de Alagoas

Acadêmica no curso de Licenciatura em Química pela Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

Radja Silva Santos Venâncio, Escola Estadual de Educação Básica Costa Rêgo

Licenciada em Química pela Universidade Federal de Alagoas, foi bolsista da CAPES. Foi aluna bolsista do PIBID (Programa de Bolsas de Iniciação à Docência) principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Educação e dinamização. Servidora da secretaria do Estado da Educação de Alagoas e Secretaria do Estado da Educação de Sergipe, Supervisora do PIBID Química na Escola Estadual Costa Rêgo.

Aldenir Feitosa dos Santos , Universidade Estadual de Alagoas

Professora Doutora do curso de Química da Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL, Professora PPGASA/Cesmac e Coordenadora do Programa de Iniciação à Docência - PIBID Química da Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL.

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Publicado

2023-08-24

Como Citar

Bispo, J. C., Alves de Souza, C., da Silva Oliveira, E., dos Santos Natividade, J., Silva Santos Venâncio, R., & Feitosa dos Santos , A. (2023). Formação de professores: intervenção pedagógica utilizando metodologias ativas no ensino de química. Diversitas Journal, 8(3), 3075–3087. https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2659

Edição

Seção

Educação e Ensino