A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem

Autores

  • Kleber Saldanha de Siqueira Universidade Federal de Alagoas https://orcid.org/0000-0003-2067-243X
  • Maria Eduarda Marinho de Sousa Universidade de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2709

Palavras-chave:

ensino, processos mentais, comunicação, psicologia da aprendizagem

Resumo

Compreender os fenômenos subjetivos do processo de ensino e aprendizagem configura importante elemento de discussão da pesquisa pedagógica na atualidade. Dentre estes fenômenos, a linguagem, os processos cognitivos e a emoção representam importantes fatores didáticos para o planejamento e condução de atividades de ensino. Sendo assim, este artigo tem por objetivo refletir sobre os processos linguísticos, associados à manifestação cognitiva e emocional do sujeito aprendente. Para tal, foi realizado um estudo bibliográfico narrativo reunindo trabalhos publicados nas últimas duas décadas permitindo dimensionar os impactos destes elementos na aprendizagem, ao mesmo tempo a evolução conceitual destes através da reflexão de resultados e tendências atuais na pesquisa em educação. Foram consultados os principais repositórios de trabalhos acadêmicos de acesso livre no Brasil (Portal CAPES,Scieloe Oasisbr) como também periódicos especializados, por meio de descritores de busca específicos, permitindo adensar as discussões e reflexões propostas nesta pesquisa. Dessa forma, considerando as questões teóricas, as proposições e o embasamento bibliográfico, verificamos que o domínio linguístico, em suas diversas possibilidades por parte do professor, ao mesmo tempo a compreensão e estímulo estratégico dos fenômenos cognitivos, aliados às manifestações da emoção dos discentes, permitem maior eficiência na prática docente, reverberando o ensino na sua forma humanizada e centrada no estudante.

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Biografia do Autor

Kleber Saldanha de Siqueira, Universidade Federal de Alagoas

Doutorando em ensino pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em ensino de Física pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduado em Física pelo Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Possui formação técnica na área de mecânica industrial pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB) com qualificação em manutenção de aeronaves pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). Tem experiência em ensino de física, matemática e tecnologia mecânica. É especialista em educação pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), especialista em educação pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), especialista em educação pelo Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), especialista em gestão estratégica da inovação e políticas de ciência e tecnologia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e especialista em educação pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Membro do grupo de estudos e pesquisas em políticas públicas e formação de profissionais da educação GEPPFOR da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente é professor de Física, mestre classe B, pertencente ao quadro permanente da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEE-AL) tendo exercido também a função de Gestor Educacional de Unidade de Ensino.

Maria Eduarda Marinho de Sousa, Universidade de Pernambuco

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco, desenvolveu trabalhos com ênfase em Sistemas Médicos Locais. Foi membro do laboratório de Investigações Bioculturais do Semiárido e do laboratório de Biodiversidade e Genética Evolutiva da Universidade de Pernambuco. Foi estagiária e bolsista CNPQ da Embrapa semiárido, desenvolvendo pesquisa em Genética e Melhoramento Vegetal. Atualmente é aluna de mestrado em Biologia Celular e Molecular Aplicada - PPGBCMA, pela Universidade de Pernambuco, Petrolina, PE, Brasil.

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Publicado

2023-11-04

Como Citar

Siqueira, K. S. de, & Sousa, M. E. M. de. (2023). A tríade linguagem, cognição e emoção como elementos potencializadores da aprendizagem. Diversitas Journal, 8(4), 2745–2761. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2709