Liderança Culturalmente Responsiva no Ambiente de Ensino Superior
Uma Revisão Exploratória
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v8i3.2739Palavras-chave:
Liderança Culturalmente Responsiva, educação superior, perspectiva integrativaResumo
Os estudos existentes carecem de insights abrangentes sobre o sucesso e a eficácia da liderança culturalmente responsiva (LCR) no ensino superior. Para abordar essa lacuna, foi conduzida uma revisão exploratória com o objetivo de fornecer um quadro integrado de LCR e orientar os líderes escolares atuais e futuros no ensino superior que aspiram implementá-la. Inicialmente, foram pesquisadas 47 fontes de literatura, avaliadas e 18 artigos foram selecionados para análise temática com base em critérios predefinidos. A análise revelou três temas-chave: liderança escolar culturalmente responsiva no ensino superior, o sucesso da liderança culturalmente responsiva e práticas eficazes de LCR que servem como um quadro integrativo. Os resultados destacam a importância de priorizar a liderança escolar culturalmente responsiva no ensino superior para promover acesso, equidade e melhoria. Além disso, a revisão destaca o impacto potencial da adoção da LCR em contextos de ensino superior e preenche uma lacuna na literatura existente ao oferecer um quadro integrativo. Ela contribui para a compreensão do potencial da LCR para aprimorar as instituições de ensino superior. As recomendações e implicações discutidas na revisão oferecem orientações valiosas para líderes educacionais que buscam implementar práticas culturalmente responsivas. Em geral, esta revisão aprimora nossa compreensão da LCR no contexto do ensino superior e enfatiza seus benefícios potenciais para instituições educacionais.
Métricas
Referências
Apple, M. W. (2016). Culturally responsive leadership in higher education: promoting access, equity, and improvement. Educational Review, 68, (3), 376-378. https://doi.org/10.1080/00131911.2016.1161340
Banwo, B. O., Khalifa, M., & Louis, K. S. (2021). Exploring trust: culturally responsive and positive school leadership. Journal of Educational Administration, 60(3), 323-339. https://doi.org/10.1108/JEA-03-2021-0065
Beachum, F. (2011). Culturally relevant leadership for complex 21st century school contexts. The Sage handbook of educational leadership, 27-35. Sage. https://doi.org/10.4135/9781412980036
Chunoo, V. S., & Callahan, K. (2017). Pedagogy in action: Teaching culturally relevant leadership. Journal of Leadership Studies, 11(3), 42-47. https://doi.org/10.1002/jls.21544
Dey, A. K. (2022). Culturally Responsive Leadership: A Framework to Merge Eastern and Western Educational Philosophies in an Era of Increasing Globalization. Canadian Journal for New Scholars in Education/Revue canadienne des jeunes chercheures et chercheurs en éducation, 13(1), 50-58. https://journalhosting.ucalgary.ca/index.php/cjnse/article/view/74760
Genao, S. (2021). Doing it for culturally responsive school leadership: Utilizing reflexivity from preparation to practice. Journal of Research on Leadership Education, 16(2), 158-170. https://doi.org/10.1177/194277512110022
Gurr, D., Drysdale, L., Longmuir, F., & McCrohan, K. (2019). Successful school leadership that is culturally sensitive but not context constrained. In Murakami, E. T., Gurr, D., Notman, R. (Eds.), Educational leadership, culture, and success in high-need schools (pp. 25-44). Information Age Publishing, Inc. https://research.monash.edu/en/publications/successful-school-leadership-that-is-culturally-sensitive-but-not
Han, H. S., Vomvoridi-Ivanović, E., Jacobs, J., Karanxha, Z., Lypka, A., Topdemir, C., & Feldman, A. (2014). Culturally responsive pedagogy in higher education: A collaborative self-study. Studying Teacher Education, 10(3), 290-312. https://doi.org/10.1080/17425964.2014.958072
Horton, P. S. (2017). Culturally Responsive Leadership in High-Poverty, Majority Minority Elementary Schools: A Multicase Study (Doctoral dissertation). California State Polytechnic University, Pomona. http://hdl.handle.net/10211.3/203965
Jones, T. B., Guthrie, K. L., & Osteen, L. (2016). Critical domains of culturally relevant leadership learning: A call to transform leadership programs. New directions for student leadership, 152(2016), 9-21. http://dx.doi.org/10.1080/15700760500484019
Khalifa, M. (2020). Culturally responsive school leadership. Harvard Education Press.
Khalifa, M. (2013). Creating spaces for urban youth: The emergence of culturally responsive (hip-hop) school leadership and pedagogy. Multicultural Learning and Teaching, 8(2), 63-93. https://doi.org/10.1515/mlt-2013-0010
Merchant, B., & Garza, E. (2013). USA–Culturally-responsive leadership. In Day, C., Gurr, D. (Eds.), Leading Schools Successfully (pp. 192-201). Routledge. https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9780203740309-19/usa-betty-merchant-encarnacion-garza-elizabeth-murakami-ramalho?context=ubx&refId=2f40fc93-9706-4b0c-a369-4723cb04f85f
Minkos, M. L., Sassu, K. A., Gregory, J. L., Patwa, S. S., Theodore, L. A., & Femc‐Bagwell, M. (2017). Culturally responsive practice and the role of school administrators. Psychology in the Schools, 54(10), 1260-1266. https://doi.org/10.1002/pits.22072
Mitchell, C. A. (2015). Culturally responsive school leadership: Exploring the characteristics for urban school leaders. The University of Memphis. https://digitalcommons.memphis.edu/etd/1162
Mugisha, V. M. (2013). Culturally responsive instructional leadership: A conceptual exploration with principals of three New Zealand mainstream schools. International Journal of Multicultural Education, 15(2), 1-20. https://doi.org/10.18251/ijme.v15i2.645
Santamaría, L. J., & Santamaría, A. P. (2015). Introduction: The urgent call for culturally responsive leadership in higher education. In Culturally responsive leadership in higher education (pp. 1-13). Routledge. https://www.taylorfrancis.com/chapters/edit/10.4324/9781315720777-1/introduction-lorri-santamar%C3%ADa-andr%C3%A9s-santamar%C3%ADa
Schofield, J. (2020). Culturally Responsive Leadership: Beliefs, Espoused Practices and Supports in High Performing Urban Schools. University of Central Florida. https://stars.library.ucf.edu/etd2020/131
Taliaferro, A. (2011). It is simple, but not easy–Culturally responsive leadership and social capital: A framework for closing the opportunity gap. Academic Leadership: The Online Journal, 9(4), 9. DOI: 10.58809/ZOSL8249 https://scholars.fhsu.edu/alj/vol9/iss4/9
Ylimaki, R., & Jacobson, S. (2013). School leadership practice and preparation: Comparative perspectives on organizational learning (OL), instructional leadership (IL) and culturally responsive practices (CRP). Journal of Educational Administration, 51(1), 6-23. http://dx.doi.org/10.1108/09578231311291404
Washington, M. L. (2021). Examining Culturally Relevant Leadership Best Practices in Different Educational Environments. Journal of Leadership, Equity, and Research, 7(3), 81-103.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Manuel Caingcoy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”