A importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças de Tamandaré (PE)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2745

Palavras-chave:

narrativa oral, história do município, literatura infantojuvenil

Resumo

A presente pesquisa, cujo tema é a importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças, buscou investigar o seguinte problema: Qual a importância da contação de história na construção da identidade cultural? Qual a importância de trabalhar uma obra que conta a história do município, numa linguagem infantojuvenil? O presente estudo iniciou com a pesquisa de revisão bibliográfica, feita em livros de contação de história, teses de doutorados, dissertação de mestrado, monografias, artigos e sites específicos. Sob esta perspectiva, o livro Tamandaré esse é meu nome, essa é minha história, traz memórias culturais e trabalha o sentimento de pertencimento dos munícipes. Quando a referida história é narrada, as crianças aguçam a imaginação, aprendem brincando e, no seu imaginário criam a tribo dos Caetés. Uma das metas da contação de história, constitui-se na formação pessoal e social da criança, e está estreitamente ligada ao desenvolvimento da identidade cultural e ao processo de sociabilização e socialização. A contação de história se mostra importante, porque, estimula nas crianças a imaginação, criatividade, socialização, sociabilização, a criticidade, aproxima as crianças da literatura infantil, aguça a curiosidade, potencializa a participação na cultura oral, promove experiência intelectual e social, amplia o vocabulário e dinamiza a aula. A obra corrobora com o sentimento de pertencimento e a valorização das raízes históricas e culturais das crianças sobre o município.

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Biografia do Autor

Romero Silva de Albuquerque, Academia Tamandareense de Letras e Artes

Licenciatura e Bacharelado em Educação Física (UNIVERSO-RECIFE). Pós-graduado em Educação Física Escolar (ESEF/UPE) e Contação de História (FAVENI). Professor de Educação Física da rede Estadual de PE. Mestre de capoeira. Acadêmico efetivo e fundadorda Academia Tamandareense de Letras e Artes -ATLA.

Maria do Carmo Ferrão Santos, Acadêmica efetiva e fundadora da Academia Tamandareense de Letras e Artes - ATLA. Brasil

Bacharelado em Ciências Biológicas (UFRPE) e Licenciatura em Biologia (UFPE). Mestrado e Doutorado em Oceanografia Biológica (UFPE). Analista Ambiental do ICMBio/MMA. Professora. Pesquisadora de temas históricos sobre Tamandaré. Acadêmica efetiva e fundadora da Academia Tamandareense de Letras e Artes - ATLA.

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Publicado

2023-10-07

Como Citar

Albuquerque, R. S. de, & Santos, M. do C. F. (2023). A importância da contação de história na construção da identidade cultural das crianças de Tamandaré (PE). Diversitas Journal, 8(4), 3183–3193. https://doi.org/10.48017/dj.v8i4.2745