O Estágio Supervisionado como ferramenta incentivadora na formação do professor de ciências
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i1.2773Palavras-chave:
Saberes docentes, Metodologias ativas, Ensino-aprendizagem, LecionarResumo
O estágio é o eixo central na formação de professores, pois é através dele que o profissional conhece os aspectos indispensáveis para a formação da construção da identidade e dos saberes do dia a dia. A presente pesquisa teve como objetivo relatar uma experiência referente a realização do estágio supervisionado II, visando observar e analisar a sua contribuição para a formação do professor de ciências. O estágio foi desenvolvido por uma acadêmica do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Alagoas–UNEAL, em uma escola de ensino fundamental II localizada em Coité do Nóia–AL, onde o estágio foi realizado durante o período de março a maio de 2023, às segundas-feiras,em uma turma do 6° ano. A experiência do estágio supervisionado proporciona para o professor de ciências a oportunidade de analisar como é a vivência do professor em sala de aula e, além disso, torna possível a construção e elaboração das atividades docentes de maneira que sejam enriquecedoras tanto para os alunos quanto para o professor. O estágio curricular supervisionado conduz o aluno estagiário a refletir e perceber que o professor deve ter uma visão ampla, compreendendo todas as situações vivenciadas em sala de aula, estando preparado para lidar com diversas particularidades, elaborando e utilizando instrumentos que facilitem a compreensão acerca dos conteúdos, despertando o interesse dos alunos. Sendo assim, a relevância deste componente curricular é indiscutível, pois visa a construção do profissional docente.
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