Explorando a alfabetização midiática e suas dimensões
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9iSpecial1.2827Palavras-chave:
alfabetização jornalística, estruturas de conhecimento, motivação intrínseca, ceticismo da mídia jornalística, locus de controle da mídiaResumo
A nossa participação cívica e democrática assenta sobretudo na qualidade das notícias que consumimos. Neste estudo, as dimensões da alfabetização midiática são exploradas. Ele analisa como a motivação intrínseca, o ceticismo da mídia de notícias e o locus de controle da mídia se relacionam com o conhecimento da mídia de notícias. Adotou a medida de alfabetização midiática, que define quem é um alfabetizado midiático. Por meio de um questionário de duas partes sobre um teste de conhecimento de mídia e dimensões auto-relatadas de alfabetização de notícias enviadas a alunos da 11ª série de uma escola particular nas Filipinas, os resultados mostram que os alunos têm um baixo nível de alfabetização de mídia de notícias. A ausência de um curso de alfabetização jornalística é considerada uma razão para isso. Os resultados também desafiam a ideia de que níveis mais altos de alfabetização jornalística resultam em níveis mais altos de motivação intrínseca, ceticismo da mídia jornalística e locus de controle da mídia. Embora os resultados indiquem evidências desses fatores, a estrutura do conhecimento parece irrelevante na motivação de alguém para consumir e se engajar na mídia jornalística, nos níveis de ceticismo da mídia jornalística e no locus de controle da mídia. Estudos recentes de alfabetização jornalística identificaram outros fatores, como a necessidade de cognição e normas sociais, como considerações legítimas ao entender as dimensões da alfabetização jornalística. Esses achados levam à importância de agregar competências de alfabetização jornalística, que são recomendadas para o currículo do ensino médio. Mais pesquisas sobre outras dimensões, como as identificadas anteriormente, são recomendadas, pois a alfabetização jornalística é uma área em desenvolvimento no estudo da alfabetização midiáticaMétricas
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