Melhorando a alfabetização financeira pessoal entre jovens profissionais: um estudo de impacto
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i1_Special.2943Palavras-chave:
Alfabetização financeira pessoal, Jovens Profissionais, Seminário-Workshop, ANCOVAResumo
Este estudo de impacto pretende determinar a relação significativa entre a pontuação do pós-teste e o tópico de finanças pessoais controlando a pontuação do pré-teste. De 2019 a 2023, o Cluster Empresarial iniciou um programa para melhorar a Literacia Financeira Pessoal de Jovens Profissionais através do seminário-workshop utilizando o desenho experimental Quasi pré-pós-teste. Os resultados da Análise de Covariância (ANCOVA) provam que existe uma relação significativa entre a pontuação do pós-teste e o controle do tópico financeiro para a pontuação do pré-teste. Além disso, este estudo confirmou que o seminário-workshop cria um ambiente propício à aprendizagem ativa e ao envolvimento, impactando positivamente os resultados da aprendizagem financeira pessoal. A utilização do teste post hoc prova que o Investimento é significativamente superior ao Orçamento, Decisão e Seguros, sugerindo que os Jovens Profissionais estão mais interessados em aumentar o seu investimento em literacia financeira do que noutros tópicos financeiros.
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