Envolvimento parental e apoio de pais selecionados para crianças com necessidades especiais: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i1_Special.2956Palavras-chave:
Pensão Alimentícia, Estudo de caso, Crianças com Necessidades Especiais, Envolvimento parental, SPEDResumo
O objectivo do estudo foi determinar a extensão do envolvimento dos pais no que diz respeito à orientação, comunicação, formação em casa e participação em reuniões/conferências na escola. Bem como foi utilizado o apoio dos pais no que diz respeito aos aspectos financeiros, psicológicos e emocionais. Este estudo fez uso dos métodos descritivos de pesquisa. O questionário-checklist foi desenvolvido e submetido à validação de especialistas da área de pesquisa e educação. Os sujeitos-respondentes do estudo foram os 40 pais e 3 professores de Educação Especial que foram escolhidos por meio de amostragem aleatória estratificada. No que diz respeito à avaliação dos inquiridos, as componentes de envolvimento parental, como Orientação, Comunicação, Formação em Casa e Participação em Reuniões/Conferências Escolares, que afetaram o desempenho do aluno, foram avaliadas frequentemente pelos pais. Entre os quatro, Participar de Reuniões/Conferências Escolares teve uma média notável de 6,35, interpretada verbalmente como Frequentemente. Em termos de apoio parental nos aspectos Financeiro, Emocional e Psicológico, ganharam muitas vezes conforme suscitado pelos pais em relação ao seu filho. Entre os três, o aspecto financeiro teve a média notável de 3,67 interpretado verbalmente como Frequentemente. Não houve diferença significativa nas avaliações dos dois grupos de entrevistados sobre a extensão do envolvimento parental, uma vez que o valor t não excedeu o nível de significância de 0,05, o que não rejeitou a hipótese nula. No entanto, houve diferença significativa na avaliação dos dois grupos de entrevistados sobre apoio parental e aspecto psicológico e nenhuma diferença significativa no aspecto financeiro e emocional. Por último, o Plano de Melhoria Escolar e o Plano Anual de Implementação realizaram programas de envolvimento envolvendo pais e outras partes interessadas.
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