Branding político: o uso da cor de campanha como simbolismo de plataformas entre os candidatos presidenciais filipinos nas eleições de 2022
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10ispecial_1.2971Palavras-chave:
Cores na politica, cores em contexto, psicologia das coresResumo
Em uma natureza política muito complexa, a cor serve como uma heurística de baixo nível para os eleitores, especialmente o uso da cor da campanha como simbolismo das plataformas. Este estudo buscou determinar o nível de concordância sobre o significado universal das diferentes cores escolhidas pelos candidatos à Presidência das Filipinas durante as eleições nacionais de 2022; o nível de concordância se as cores políticas dos candidatos à presidência e sua representação de suas plataformas políticas; e se essas cores políticas escolhidas correspondem às plataformas dos candidatos à presidência entre os estudantes da Escola de Professores e Artes Liberais da Universidade de Baguio. Um método misto com um questionário autoconstruído usando a Escala Likert para determinar o nível de concordância entre os 143 respondentes e uma entrevista com 8 informantes entre os alunos foi usado neste estudo. O estudo revelou que a cor Vermelha é a mais interpretada erroneamente por causa de suas conotações históricas e psicológicas que levaram ao seu simbolismo negativo. Enquanto tanto o Rosa quanto o Azul mostraram um resultado positivo por causa de seu aspecto psicológico, cultural e político. Além disso, todas as cores se alinharam com suas plataformas, exceto a cor Vermelha de Marcos com sua plataforma sobre Unidade. Além disso, as plataformas dos candidatos à presidência foram baseadas em seus fatores pessoais e políticos. No geral, a pesquisa sugere que ainda não há um significado estabelecido das cores políticas em nosso país e que os eleitores ainda têm problemas com o que as cores realmente representam.
Métricas
Referências
Aslam, M. M. (2006). Are You Selling the Right Colour? A Cross‐cultural Review of Colour as a Marketing Cue. Journal of Marketing Communications, 12(1), 15–30. https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/13527260500247827BBC. (2012). Profile: Thailand’s Reds and Yellows. BBC News. https://www.bbc.com/news/world-asia-pacific-13294268
Burlington Press. (2020). How Color Theory Can Propel Your Political Campaign to the Podium. https://burlingtonpress.com/2020/10/11/how-color-theory-can-propel-your-political-campaign-to-the-podium/
Business World. (2022). Five Presidential Candidates Lay Down Specifics of their Plans. https://www.bworldonline.com/the-nation/2022/02/04/427936/five-presidential-candidates-lay-down-specifics-of-their-plans/
Castellon, J. (2016). Political Branding in Chaotic Times of Election Campaigning. My Brand Bureau. https://justcastellon.blog/tag/political-branding-in-the-philippines/Castro, M. (2021). From Pink To Yellow—The Meaning Behind Party Colors. MEGA Magazine. https://mega.onemega.com/the-meaning-behind-party-colors/
Center for Civic Design. (2016). Voter guides: Using Color Effectively. Retrieved August 11, 2022, from https://civicdesign.org/voter-guides-using-color-effectively/?fbclid=IwAR1q7wf77TeUef
Cerulo, K. (1995). Identity Designs: The Sights and Sounds of a Nation. New Brunswick. New Jersey: Rutgers University Press, 23(2). https://sociology.rutgers .edu/faculty-book/841-identity-designs-the-sights-and-sounds-of-a-nation-the-arn Old-and-caroline-rose-book-series-of-the-american-sociological-association
Cuervo-Cazurra, A., Doh, J. P., Giuliani, E., Montiel, I., & Park, J. (2022). The United Nations’ Sustainable Development Goals: Pros and Cons for Managers of Multinationals. AIB Insights, 22(1), 1-6. https://insights.aib.world/article/32530-the-united-nations-sustainable-development-goals-pros-and-cons-for-managers-of-multinationals
Del Rosario, L. Q. (2021). The 2022 Elections' Primary Colors. Miriam College News and Events. https://www.mc.edu.ph/news/ArticleID/4168/2022-elections-primary-colors
Dimaano, T. Y. (2022). Painting PH: The Colors of Philippine Politics. UPLB Perspective. https://uplbperspective.org/2022/04/07/painting-ph-the-colors-of-philippine-politics/?bclid=IwAR1eY6mJ9iIVRzT62Ju5ECvDctBoKXqHZdIRyf PV-XdAXusgMh1DJPXxxS4
Elliot, A. J., & Maier, M. A. (2012). Color-in-context theory. Advances in experimental social psychology, 45, 61–125. https://psycnet.apa.org/record/2012-12724-002
Fine, G. A., Montemurro, B., Semora, B., Stalp, M. C., Claussen, D. S., & Sierra, Z. (1998). Social Order through a Prism: Color as Collective Representation. Sociological Inquiry, 68(4), 443-57. https://academic.csuohio.edu/kneuendorf/frames/color/Fine1998.pdf
Gill, G., & Angosto-Ferrandez, L. F. (2018). Introduction: Symbolism and Politics. Politics, Religion & Ideology. Politics, Religion & Ideology, 19(4), 429–433. https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/21567689.2018.1539436
GMA News Online. (2022). Election Results. Retrieved August 11, 2022, from https://www.gmanetwork.com/news/eleksyon2022/Ioana, A. (2017). Why Most People’s Favorite Color is Blue. Medium. https://medium.com/the-peruser/why-most-peoples-favorite-color-is-blue-bd84fc4e4dfb
Kanchier, C. (2018). What the Colors You Wear Say About You! The Psychology of Colour in Business Photography. https://www.verveportraits.com.au/blog /the-psychology-of-colour-in-business-photography/
Killip Jr., A. G. (2021). Traces of Ato as a Judicial Institution in the Lupon of Talubin, Bontoc, Mt. Province. International Journal of Management, Entrepreneurship, Social Science and Humanities, 4(1), 76–95. https://doi.org/10.31098/ijmesh.v4i1.582
Klein, S. (2018). The Fading of a Political Colour. Goethe-Institut. https://www.goethe.de/en/kul/ges/eu2/kar/21254970.html?fbclid=IwAR3ZejnDPEd9WP4_8LgmWples9jVvDjCUJTG4phPhVPlyyyXW3odDKdNtFE
Kuniecki, M., Pilarczyk, J., & Wichary, S. (2015). The color red attracts attention in an emotional context. An ERP study. Frontiers in Human Neuroscience, 9. doi:10.3389/fnhum.2015.00212
Marini, L. (2017). Red Parties and Blue Parties. The Politics of Party Colours: Use and Perception of Non-Verbal Cues of Ideology. 1 - 19. https://www.psa.ac.uk/sites/default/files/conference/papers/2017/Marini_PSA2017_Colours_0.pdf
Monroe, A. D. (1983). American Party Platforms and Public Opinion. American Journal of Political Science, 27(1), 27-42. https://doi.org/10.2307/2111051
Palatino, M. (2022). Introducing the Colors of the Philippine Election. The Diplomat. https://thediplomat.com/2022/03/introducing-the-colors-of-the-philippine-election
Patag, K. J. (2022). It's 'Unity, Unity, Unity' for UniTeam's Presidential Bet Marcos. Philstar Global. https://www.philstar.com/headlines/2022/02/09/2159653/Its-unity-unity-unity-uniteams-presidential-bet-marcos
Super Color Digital. (2020). The Meaning of the Color Blue. https://www.supercolor.com/blog/the-meaning-of-the-color-blue/?fbclid=IwAR2KWo1LA0ysucNThuPgkXPMv5cGLwzxW3NhWdRKikWUJt2l_laSgDAS-F8
United Nations Department of Global Communications. (2020). Sustainable Development Goals. Guidelines For The Use of The SDG Logo Including The Colour Wheel, and 17 ICONS., 67 - 68. https://www.un.org/sustainabledevelopment/wp content/uploads/2019/01/SDG_Guidelines_AUG_2019_Final.pdf
Vote Pilipinas. (2022). Presidential and Vice Presidential candidates. Retrieved August 11, 2022, from https://votepilipinas.com/our-campaigns-cpd.html
Wadsworth, C. (2014). Political ‘Brand’ Colours. The Fount. Retrieved from https://www.thefount.co.nz/articles/political-brand-colours?fbclid=IwAR3AahJNqk388o_Iwa9d_DF-6CqoI2QwGcG0LjZgTmpA0KkW4WWF-X3Ekvc
Welle, D. (2022, April 28). Philippine elections: The many colours, and their significance. The Indian Express Journalism of Courage. https://indianexpress.com/article/explained/philippines-elections-colour-politics-explained-7891410/
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Christal Jane B Alturas, Jessica Khendy P Balanza, Precious Lyca Cabalse, Khrist Jaira V Ignacio, Alexander Killip, Khristine Claire D Nicdao

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”