Alunos versus Professores: Conscientização sobre a Diversidade Cultural na Aprendizagem Online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3079

Palavras-chave:

Educação inclusiva, aprendizagem inclusiva on-line, ensino inclusivo, programas de pós-graduação inclusivos, educação global

Resumo

Em um mundo cada vez mais interligado, a importância da conscientização da diversidade cultural nos contextos educacionais não pode ser exagerada. Os ambientes de aprendizagem on-line, que transcendem fronteiras geográficas, reúnem estudantes e educadores de diversas origens culturais. Este estudo procura comparar os níveis de consciência da diversidade cultural entre alunos e professores, examinando como esses níveis influenciam as práticas e interações educacionais. Usando uma abordagem quantitativa, o estudo pesquisou uma amostra representativa de alunos e professores, constatando que os alunos apresentam um alto nível de consciência da diversidade cultural com uma média ponderada geral de 3,87, enquanto os professores apresentam uma média mais elevada com uma media ponderação geral de 4,20. Um teste t independente revelou uma diferença significativa entre os dois grupos (t=-4.32, p<.05), indicando que os professores possuem uma consciência significativamente maior da diversidade cultural. Foram explorados os fatores que influenciam esses níveis, destacando a importância da exposição a culturas diversas, formação em competências culturais e apoio institucional. Os resultados sugerem que uma maior conscientização da diversidade cultural entre os professores provavelmente melhora as práticas de ensino inclusivas, influenciando positivamente o envolvimento dos alunos e os resultados de aprendizagem em ambientes on-line. Esses insights sublinham a necessidade de promover a conscientização da diversidade cultural para criar ambientes educacionais on-line mais justos e eficazes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Melvin Ambida, Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines

0009-0007-9024-6491; Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines. mnambida@rtu.edu.ph

Referências

Al-Obaydi, L. H. (2019). Cultural Diversity, Awareness and Teaching: A Study in an EFL con-text. The Journal of Asia TEFL, 16(3), 987–995. https://doi.org/10.18823/asiatefl.2019.16.3.15.987

Byrd, C. M. (2016). Does culturally relevant teaching work? An examination from student perspectives. SAGE Open, 6(3), 215824401666074. https://doi.org/10.1177/2158244016660744

Civitillo, S., Juang, L. P., & Schachner, M. K. (2018). Challenging beliefs about cultural diver-sity in education: A synthesis and critical review of trainings with pre-service teach-ers. Educational Research Review, 24, 67–83. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2018.01.003

Ersoy, N. (2018). Towards a transcultural approach in online learning. IGI Global [PDF].

Evanick, J., EdD. (2023, April 28). The importance of feedback in personalized learning. eLearning Industry. https://elearningindustry.com/the-importance-of-feedback-in-personalized-learning

Gay, G. (2013). Teaching to and through cultural diversity. Curriculum Inquiry, 43(1), 48–70. https://doi.org/10.1111/curi.12002

Gay, G. (2018). Culturally Responsive teaching: Theory, Research, and Practice. Teachers College Press.

Hachfeld, A., Hahn, A., Schroeder, S., Anders, Y., & Kunter, M. (2015). Should teachers be colorblind? How multicultural and egalitarian beliefs differentially relate to aspects of teachers’ professional competence for teaching in diverse classrooms. Teaching and Teacher Education, 48, 44–55. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.02.001

Kumi‐Yeboah, A. (2019). Designing Cross-Cultural Collaborative online learning framework for online instructors. Online Learning, 22(4). https://doi.org/10.24059/olj.v22i4.1520

Kumi‐Yeboah, A., Dogbey, J., Yuan, G., & Amponsah, S. (2019). Cultural diversity in online learning. In Advances in educational technologies and instructional design book se-ries (pp. 230–251). https://doi.org/10.4018/978-1-5225-7802-4.ch012

McCrindle, M. (2014). The ABC of XYZ: Understanding the Global Generations.

Milheim, K. (2017). A fundamental look at cultural diversity and the online classroom. ELearn Magazine, 2017(2), 20170201. https://doi.org/10.1145/201702.3041614

Northouse, P. G. (2021). Introduction to leadership: concepts and practice. Thousand Oaks, California, SAGE Publications, Inc.

Parker, K., Graf, N., Igielnik, R. (2019). Generation Z Looks a Lot Like Millennials on Key So-cial and Political Issues. Pew Research Center. https://www.pewresearch.org/social-trends/2019/01/17/generation-z-looks-a-lot-like-millennials-on-key-social-and-political-issues/

Precones, M. C. D., Orlando Jr, A., Iglesia, J. I., Moreno, J. M. D., Royo, M. C. R., Saba, P. P. I., & Gumiran, I. C. (2023). The utilization of RTU flexible learning system (e-RTU) in relation to the academic performance.

Rissanen, I., Laine, S., Puusepp, I., Kuusisto, E., & Tirri, K. (2021). Implementing and Evalu-ating Growth Mindset Pedagogy – A study of Finnish Elementary school teachers. Frontiers in Education, 6. https://doi.org/10.3389/feduc.2021.753698

Special Populations and CTE Illinois Leadership Project. (2016). Cultural diversity self-assessment. Retrieved on August 2022 from https://edge.sagepub.com/sites/default/files/9.3_cultural_diversity_awareness_questionnaire.pdf

Warren, C. A. (2017). Empathy, teacher dispositions, and preparation for culturally responsive pedagogy. Journal of Teacher Education, 69(2), 169–183. https://doi.org/10.1177/0022487117712487

Downloads

Publicado

2025-03-06

Como Citar

Ambida, M. (2025). Alunos versus Professores: Conscientização sobre a Diversidade Cultural na Aprendizagem Online. Diversitas Journal, 10(1). https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3079