Alunos versus Professores: Conscientização sobre a Diversidade Cultural na Aprendizagem Online
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i1.3079Palavras-chave:
Educação inclusiva, aprendizagem inclusiva on-line, ensino inclusivo, programas de pós-graduação inclusivos, educação globalResumo
Em um mundo cada vez mais interligado, a importância da conscientização da diversidade cultural nos contextos educacionais não pode ser exagerada. Os ambientes de aprendizagem on-line, que transcendem fronteiras geográficas, reúnem estudantes e educadores de diversas origens culturais. Este estudo procura comparar os níveis de consciência da diversidade cultural entre alunos e professores, examinando como esses níveis influenciam as práticas e interações educacionais. Usando uma abordagem quantitativa, o estudo pesquisou uma amostra representativa de alunos e professores, constatando que os alunos apresentam um alto nível de consciência da diversidade cultural com uma média ponderada geral de 3,87, enquanto os professores apresentam uma média mais elevada com uma media ponderação geral de 4,20. Um teste t independente revelou uma diferença significativa entre os dois grupos (t=-4.32, p<.05), indicando que os professores possuem uma consciência significativamente maior da diversidade cultural. Foram explorados os fatores que influenciam esses níveis, destacando a importância da exposição a culturas diversas, formação em competências culturais e apoio institucional. Os resultados sugerem que uma maior conscientização da diversidade cultural entre os professores provavelmente melhora as práticas de ensino inclusivas, influenciando positivamente o envolvimento dos alunos e os resultados de aprendizagem em ambientes on-line. Esses insights sublinham a necessidade de promover a conscientização da diversidade cultural para criar ambientes educacionais on-line mais justos e eficazes.
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