Criadores e inibidores do tecnoestresse no bem-estar psicológico de educadores do ensino superior nas universidades estaduais em CALABARZON Region, Filipinas
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v9i3.3118Palavras-chave:
TIC na educação, educação orientada pela tecnologia, educadores em universidades estaduaisResumo
Este estudo determinou o perfil demográfico dos educadores do ensino superior, seu nível de criadores e inibidores do tecnoestresse e o nível de seu bem-estar psicológico. Da mesma forma, a correlação entre as referidas variáveis também foi identificada. Um desenho de pesquisa descritivo-correlacional foi empregado no estudo com um total de duzentos e trinta e um (231) membros regulares do corpo docente como participantes. Contagem de frequência e porcentagem, mediana e correlação de ordem de classificação de Spearman foram usadas para analisar os dados coletados. Os resultados revelaram que a maioria dos participantes está na meia-idade de sua carreira, do sexo feminino, cursando suas unidades de doutorado, está no nível de professor assistente, está conectada na universidade há dezesseis anos ou mais, e a maioria não tem treinamento relacionado a TIC frequentado para o ano acadêmico de 2023-2024. Os resultados também revelaram que havia um baixo nível de criadores de tecnoestresse e um alto nível de inibidores de tecnoestresse nas universidades estaduais da região. Além disso, os resultados revelaram que os educadores do ensino superior apresentam um alto nível de bem-estar psicológico em todos os seus aspectos. Além disso, os resultados mostraram uma correlação negativa significativa entre o nível de criadores de tecnoestresse e o nível de bem-estar psicológico; e uma correlação positiva significativa entre o nível de inibidores do tecnoestresse e o nível de bem-estar psicológico dos educadores do ensino superior. Assim, significa apenas que, para melhorar o nível de bem-estar psicológico dos educadores de nível superior, o nível de criadores de tecnoestresse deve ser reduzido e o nível de inibidores de tecnoestresse deve ser fortalecido. Isso garantirá a integração contínua das TICs na educação pelos educadores terciários para uma educação orientada para a tecnologia na região de CALABARZON.
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