Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática

Autores

  • Allan Gomes dos Santos Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-13ªCRE - Instituto de Educação

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.322

Resumo

Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática.

 

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Biografia do Autor

Allan Gomes dos Santos, Universidade Aberta do Brasil - UAB/IFAL Secretaria de Educação de Alagoas -SEDUC-13ªCRE - Instituto de Educação

Tenho formação superior em Matemática (UNIR) e Pedagogia (UNIR), Especializações em Instrumentação para o Ensino de Matemática (UFF), Supervisão Escolar (UFRJ) e Formação em Mídias na Educação (UFAL). Pós-Graduação (Mestrado) em Modelagem Computacional (UFAL) Área pesquisa: Educação Matemática/Formação de Professores/Educação. Sou professor de Matemática/Estatítica no Ensino Médio e Superior. Professor do Estado de Alagoas no Curso Normal (Instituto de Educação) CEPA/15ªCRE. Professor da UNEAL no Programa PROLIND - Campus III/ Programa PROESP. Professor/Tutor a Distância da Disciplina Matemática para Administradores do IFAL/ UAB/CAPES. Professor Auxiliar da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas - UNCISAL.

https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=CD8A3B4C487FFE176A84197A923D44CE

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

Santos, A. G. dos. (2016). Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática. Diversitas Journal, 1(3), 371–379. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.322