Professor de matemática: uma estratégia de ensino no fazer ensinar da matemática
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.322Abstract
Este trabalho de pesquisa enlaça um relato e sua verificação junto a uma experiência didática pedagógica que envolve uma estratégia de ensino da Matemática como proposta de fomentar o processo de ensino-aprendizagem, realizado com alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental, no Munícipio de Maceió/AL. Utilizou-se um questionário como instrumento de coleta de dados para averiguar se a intervenção didática pedagógica do professor no construir um ambiente de estudo apresenta um maior sentido de aprendizagem da disciplina e que, a relação entre a postura do prestar atenção e do não copiar no momento da explicação dos conteúdos reproduz na melhoria do aprender. Os resultados mostram que a inserção desta estratégia de ensino cria um ambiente de sala de aula com maior participação e interação por parte dos alunos, fomenta a empatia com a área de estudo e contribui para um aprendizado mais significativo e prazeroso da Matemática.
Metrics
References
CARVALHO, ANA. M. P. de, Daniel Gil Perez. O saber e o saber fazer dos professores. In: CASTRO, A. D. de; CARVALHO, A. M. P. de (org.) Ensinar a Ensinar - Didática para a Escola Fundamental e Média. São Paulo: Pioneira, 1993.
CHEVALLARD, Y. La Transposition Didactique: Du Savoir Savant au Savoir Ensigné. Grenoble, La pensée Sauvage, 1991.
CHEVALLARD, Yves, BOSH Marianna GASCÓN Josep. Estudar Matemáticas o Elo entre o Ensino e a Aprendizagem. Arimed. Porto Alegre, 2001.
D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
GROENWALD, Claudia Lisete Oliveira; Cadernos Universitários: Estágio Supervisionado em Matemática I. Canoas: Editora ULBRA, 2005.
GUILHERME, Marisa. A ansiedade matemática como um dos fatores geradores de problemas de aprendizagem em Matemática. Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual de Campinas, 1983.
OLIVEIRA, Nanci. Conceito de função: uma abordagem do processo ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Ensino da Matemática (174. p). PUC. São Paulo, 1997.
PIAGET, J. Para onde vai à educação? 12 ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1994.
SANTA CATARINA. Secretaria de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia. Proposta Curricular de Santa Catarina. Estudos Temáticos. Florianópolis: Ioesc, 2005.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Allan Gomes dos Santos
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”