A monitoria na disciplina Organização do Trabalho Acadêmico: articulando teoria e prática no curso Geografia Licenciatura EaD UAB/UFAL

Autores

  • Michelle Emanuelle Silva UFAL/UAB
  • Ricardo Santos de Almeida UFAL/UAB Docente de Ensino Superior
  • Cirlene Jeane Santos e Santos UFAL/UAB Docente de Ensino Superior

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.326

Resumo

A prática da pesquisa acadêmica requer uma análise sistemática da área de estudo – Geografia para compreendermos o objeto da ciência estudada, o espaço geográfico. A monitoria no ensino superior é essencial para o desenvolvimento acadêmico do futuro docente. É a partir dela que o monitor tem seu primeiro contato com a sala de aula na prática, porém, sem ministrar aulas.  Pretende-se estudar e compreender as práticas ocorridas na monitoria da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico destacando-se o modo como foi conduzida pelo docente a subdividindo em unidades específicas, dentre as quais se frisam: Professor também pesquisa: Aprender e apreender sobre o Espaço Geográfico ao qual estamos inseridos; Ler, Interpretar e Analisar: Compreender o papel e a importância da Pesquisa; Roteiro de Pesquisa: Que caminho seguir? Neste sentido, pretende-se analisar como a prática da pesquisa acadêmica age como a força motriz para a elaboração de trabalhos acadêmicos embora existam espaços de discussões específicos para o desenvolvimento e elaboração de trabalhos acadêmicos. Analisou-se também o fator motivação para que os graduandos interessem-se pela realização das pesquisas não as realizando de modo acadêmico apenas como preparação para o trabalho final de conclusão de curso. Podemos afirmar que a partir desta disciplina os futuros docentes compreenderam a importância da disciplina Organização do Trabalho Acadêmico para seu desenvolvimento em toda a vida acadêmica e também aprenderam como as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) funcionam e como transformam a aparência de um trabalho destacando aspectos teóricos, metodológicos para o leitor do trabalho.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Michelle Emanuelle Silva, UFAL/UAB

Estudante do curso Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas; Cidade: Maceió/ AL; michelletoledo1704@hotmail.com

Ricardo Santos de Almeida, UFAL/UAB Docente de Ensino Superior

Mestrando Geografia na Universidade Federal de Sergipe, Professor-Pesquisador II no curso Geografia Licenciatura EaD da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Professor Contratado da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Pesquisador do NUAGRÁRIO-IGDEMA-UFAL), Maceió, Alagoas; ricardosantosal@gmail.com.

Referências

ALMEIDA, Ricardo Santos. Organização do Trabalho Acadêmico. Disponível em:<http://graduacao.ead.ufal.br/pluginfile.php/14004/mod_resource/content/1/OTA.pdf>. Acesso em: 06 jul. 2014.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010. 158 p.

BLOG ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ACADÊMICO. Disponível em: <http://organizacaodotrabalhoacademico.blogspot.com.br/2012/03/ola-queridos-visando-o-uso-das.html>. Acesso em: 25 de jun. 2014.

GOLDENBERG, Mirian. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa. 12. ed. Rio de Janeiro: Record, 2011. 107 p.

MAIA, Rosane Tolentino. A importância da disciplina de metodologia científica no desenvolvimento de produções acadêmicas de qualidade no nível superior. Disponível em: < http://www.urutagua.uem.br/014/14maia.PDF>. Acesso em: 28 de jun. 2014.

PERRENOUD, Philippe. Dez Novas Competências para ensinar.(trad. Patrícia Chittoni Ramos) Porto Alegre. Artmed, 2000.

PONTUSCHK, N.N.(et al.) Para Ensinar e Aprender Geografia. 3º ed. São Paulo: Corte, 2009.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2008. 334 p.

VENSENTINI, José William. Repensando a geografia escolar para o século XXI. São Paulo: Plêide, 2009.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Silva, M. E., Almeida, R. S. de, & Santos, C. J. S. e. (2016). A monitoria na disciplina Organização do Trabalho Acadêmico: articulando teoria e prática no curso Geografia Licenciatura EaD UAB/UFAL. Diversitas Journal, 1(3), 310–320. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.326

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>