Os projetos de vida dos jovens do Alto do Tamanduá/AL

Autores

  • Erick da Silva Menezes
  • Francisco Carlos Lucena IFAL

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.338

Resumo

A pesquisa foi realizada na comunidade quilombola Alta do Tamanduá e no assentamento Santa Vitória, no Poço das Trincheiras/AL. O município localiza-se no sertão, distante 216 km de Maceió, capital do estado. O objetivo geral da pesquisa é explicar como são construídos os projetos individuais de vida dos jovens dessas comunidades. Utilizamos entrevistas não estruturadas e etnografia. Foram realizadas 23 entrevistas com jovens das duas comunidades com idade entre 15 e 25 anos. No geral, os jovens projetam suas vidas para fora das comunidades, uma vez que as possibilidades são restritas. Os jovens colocam a educação como uma possível possibilidade de ascensão social e profissional. A terra é vista como um fator determinante para os jovens projetarem suas vidas no campo, no entanto, esse fator é bastante restrito no quilombo, visto que a maioria das famílias não tem posse de terras, enquanto que no assentamento todas as famílias possuem um lote com 15 hectares. A zona rural é valorizada como um espaço “tranqüilo” e “sossegado”. As relações sociais com a família e com os amigos foi também associada à imagem positiva que fazem do campo. A cidade é vista como o lugar dos empregos e oportunidades, mas também da violência e de muita “agitação”.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

REFERÊNCIAS

BOUTNET, Jean-Pierre. Antropologia do Projeto. Porto Alegre: Artimed, 2002.

BRUMER, Anita. A problemática dos jovens na pós-modernidade. In: CARNEIRO, Maria José & CASTRO, Elisa G. de Juventude rural em perspectiva. RJ: Mauad X, 2007.:

CASTRO, Elisa Guaraná. de. Entre ficar e sair: Uma etnografia da construção social da categoria jovem rural. Rio de Janeiro- UFRJ-PPGAS: Tese de Doutorado. 2005.

GIDDENS, Anthony. Dualidade da estrutura: agência e estrutura. Portugal: Ed. Celta, 2000.

PAIS, Machado José. A construção sociologia da juventude: alguns atributos. Análise social. v.XXV, p139-165, 1990.

RICHARDON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Altas, 2008.

SCHUTZ, Alfred. Fenomenologia e relações sociais. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.

VELHO, Gilberto. Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas. RJ: Jorge Zahar, 2003.

WANDERLEY, Maria de N. B. Jovens rurais de pequenos munícipios de Pernambuco; que sonhos para o futuro. In: CARNEIRO Maria José & CASTRO, Elisa G. de. Juventude rural em perspectiva. RJ: Mauad X, 2007.

WEISHEIMER, Nilson. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA/Estudos NEAD, 2005.

Downloads

Publicado

2016-05-01

Como Citar

Menezes, E. da S., & Lucena, F. C. (2016). Os projetos de vida dos jovens do Alto do Tamanduá/AL. Diversitas Journal, 1(2), 197–205. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i2.338

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas