Acomodações especiais reveladas: a dinâmica da equidade e eficácia nas admissões na Universidade Tecnológica de Rizal
DOI:
https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3500Palavras-chave:
Acomodações especiais para admissões, Admissões em faculdades, Equidade em admissões, Percepções de equidade, Abordagem de métodos mistosResumo
Este estudo explora a dinâmica das Acomodações Especiais para Admissões na Universidade Tecnológica de Rizal, examinando sua distribuição entre faculdades e institutos, a percepção de justiça, eficácia e impacto geral no processo de admissão. Utilizando um delineamento integrado de métodos mistos, a coleta de dados combinou pesquisas quantitativas e respostas qualitativas. A análise quantitativa revelou variações nos padrões de encaminhamento, e as pontuações médias e os desvios-padrão foram calculados usando o software Jamovi para avaliar as percepções de justiça, adesão às diretrizes e eficácia na seleção de candidatos qualificados. A análise de correlação mostrou fortes relações positivas entre justiça e eficácia do sistema, bem como entre justiça e impacto nas admissões, sugerindo que maiores percepções de justiça melhoram tanto a eficiência do sistema quanto sua influência percebida nas admissões. Uma correlação moderada entre a eficácia do sistema e o impacto nas admissões indica que, embora a eficiência contribua para o processo, a transparência e a justiça também desempenham um papel crucial. As respostas textuais destacaram preocupações sobre a aplicação inconsistente de políticas e a necessidade de uma aplicação mais rigorosa do limite de dois alunos por funcionário para melhorar a equidade. Embora o sistema apoie as metas de matrícula e a gestão do tamanho das turmas, persistem desafios relacionados à transparência, à equidade percebida e às qualificações acadêmicas. Os entrevistados recomendaram o aprimoramento dos critérios, o estabelecimento de uma classificação acadêmica padronizada e a realização de revisões periódicas para alinhar o sistema aos objetivos estratégicos da universidade. Este estudo contribui para a nossa compreensão dos sistemas de referência no ensino superior, enfatizando a equidade e os padrões baseados no mérito para promover a confiança institucional e manter a qualidade acadêmica.
Métricas
Referências
Allanson, P. E., & Notar, C. E. (2020, September 3). Statistics as measurement: 4 Scales/Levels of measurement. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3685215
Banerjee, P. (2024). Connecting the dots: a systematic review of explanatory factors linking contextual indicators, institutional culture and degree awarding gaps. Higher Education Evaluation and Development, 18(1), 31–52. https://doi.org/10.1108/heed-07-2023-0020
Bentalha, B., & Alla, L. (2024). Revealing the subtleties. In Advances in library and information science (ALIS) book series (pp. 1–21). https://doi.org/10.4018/979-8-3693-5543-5.ch001
Burkart, N., & Huber, M. F. (2021). A survey on the explainability of supervised machine learning. Journal of Artificial Intelligence Research, 70, 245–317. https://doi.org/10.1613/jair.1.12228
Chen, Y. (2024). Essays on admissions to higher education and juvenile criminal justice. - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/0e895529910ab79c90c5f0b031afd090/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Davis, S. J. (2021). Minority adolescents and school referral: The importance of school counselors and the referral system. Doctoral Dissertations and Projects, 3116. https://digitalcommons.liberty.edu/doctoral/3116
Desveaux, L., Ivers, N. M., Devotta, K., Ramji, N., Weyman, K., & Kiran, T. (2021). Unpacking the intention to action gap: A qualitative study understanding how physicians engage with audit and feedback. Implementation Science, 16(1). https://doi.org/10.1186/s13012-021-01088-1
Ennover, T. M. (2024). The influence of culturally relevant practices on early career teachers: The referral of students of color for special education. - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/171d7d6fe1033ba8140e4854b7cb4802/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Gao, F., & Adamson, B. (2022). Exploring the role of community cultural wealth in university access for minority students. British Journal of Sociology of Education, 43(6), 916–929. https://doi.org/10.1080/01425692.2022.2074374
Halabieh, H., Hawkins, S., Bernstein, A. E., Lewkowict, S., Kamel, B. U., Fleming, L., & Levitin, D. (2022). The future of higher education: Identifying current educational problems and proposed solutions. Education Sciences, 12(12), 888. https://doi.org/10.3390/educsci12120888
Lazarus, J. V., Ratzan, S., Palayew, A., Billari, F. C., Binagwaho, A., Kimball, S., Larson, H. J., Melegaro, A., Rabin, K., White, T. M., & El-Mohandes, A. (2020). COVID-SCORE: A global survey to assess public perceptions of government responses to COVID-19 (COVID-SCORE-10). PLoS ONE, 15(10), e0240011. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0240011
Mainga, W., Murphy-Braynen, M. B., Moxey, R., & Quddus, S. A. (2022). Graduate employability of business students. Administrative Sciences, 12(3), 72. https://doi.org/10.3390/admsci12030072
Moltudal, S. (2021, June 24). Purposeful actions in leadership of learning processes: A mixed methods study of classroom management in digital learning environments. https://bora.uib.no/bora-xmlui/handle/11250/2759572
Morris, S. R. (n.d.). The effects of grading equity practices on students: Do student perceptions of and teachers’ exposure to grading equity practices matter? - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/ffe879ad430ee421443665135c0217c7/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y
Muraleedharan, A., Ragavan, S., Bage, N. N., & Devi, R. (2022). Perceptions of medical undergraduate students on curricular changes in anatomy: An embedded design mixed method study. DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 10(1), 22–29. https://doi.org/10.30476/jamp.2021.92149.1472
Pascua, B. L. E. (2023). Creating systemic support: Cross-sector partnerships as a catalyst to institutional transformation for Southeast Asian student support. USF Scholarship: A Digital Repository @ Gleeson Library | Geschke Center. https://repository.usfca.edu/capstone/1612/
Shoshan, H. N., & Wehrt, W. (2021). Understanding “Zoom fatigue”: A mixed-method approach. Applied Psychology, 71(3), 827–852. https://doi.org/10.1111/apps.12360
Starck, J. G., Sinclair, S., & Shelton, J. N. (2021). How university diversity rationales inform student preferences and outcomes. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(16). https://doi.org/10.1073/pnas.2013833118
Tanaka, T., Kato, N., Yokoya, S., Ono, A., Isojima, T., Yokomichi, H., Yamagata, Z., Tanaka, S., Matsubara, H., Ishikuro, M., Kikuya, M., Chida, S., Hosoya, M., Kuriyama, S., & Kure, S. (2020). Changes in height standard deviation scores during early life are affected by nutrition. Pediatrics International, 63(6), 710–715. https://doi.org/10.1111/ped.14577
Wilson, M. (2023). Constructing measures. https://doi.org/10.4324/9781003286929
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ma. Eugenia YANGCO, Kristine Opulencia, Samuel Balbin, Faith Micah Abenes-Balbin

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”











