Acomodações especiais reveladas: a dinâmica da equidade e eficácia nas admissões na Universidade Tecnológica de Rizal

Autores

  • Ma. Eugenia YANGCO Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines https://orcid.org/0009-0001-0703-6132
  • Kristine Opulencia Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines
  • Samuel Balbin Rizal Technological University, M&aluyong City, Metro Manila, Philippines https://orcid.org/0000-0003-3844-1453
  • Faith Micah Abenes-Balbin Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3500

Palavras-chave:

Acomodações especiais para admissões, Admissões em faculdades, Equidade em admissões, Percepções de equidade, Abordagem de métodos mistos

Resumo

Este estudo explora a dinâmica das Acomodações Especiais para Admissões na Universidade Tecnológica de Rizal, examinando sua distribuição entre faculdades e institutos, a percepção de justiça, eficácia e impacto geral no processo de admissão. Utilizando um delineamento integrado de métodos mistos, a coleta de dados combinou pesquisas quantitativas e respostas qualitativas. A análise quantitativa revelou variações nos padrões de encaminhamento, e as pontuações médias e os desvios-padrão foram calculados usando o software Jamovi para avaliar as percepções de justiça, adesão às diretrizes e eficácia na seleção de candidatos qualificados. A análise de correlação mostrou fortes relações positivas entre justiça e eficácia do sistema, bem como entre justiça e impacto nas admissões, sugerindo que maiores percepções de justiça melhoram tanto a eficiência do sistema quanto sua influência percebida nas admissões. Uma correlação moderada entre a eficácia do sistema e o impacto nas admissões indica que, embora a eficiência contribua para o processo, a transparência e a justiça também desempenham um papel crucial. As respostas textuais destacaram preocupações sobre a aplicação inconsistente de políticas e a necessidade de uma aplicação mais rigorosa do limite de dois alunos por funcionário para melhorar a equidade. Embora o sistema apoie as metas de matrícula e a gestão do tamanho das turmas, persistem desafios relacionados à transparência, à equidade percebida e às qualificações acadêmicas. Os entrevistados recomendaram o aprimoramento dos critérios, o estabelecimento de uma classificação acadêmica padronizada e a realização de revisões periódicas para alinhar o sistema aos objetivos estratégicos da universidade. Este estudo contribui para a nossa compreensão dos sistemas de referência no ensino superior, enfatizando a equidade e os padrões baseados no mérito para promover a confiança institucional e manter a qualidade acadêmica.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ma. Eugenia YANGCO, Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines

0009-0001-0703-6132; Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines. memyangco@rtu.edu.ph

Kristine Opulencia, Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines

0009-0009-1639-3578; Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines. kyopulencia@rtu.edu.ph

Samuel Balbin, Rizal Technological University, M&aluyong City, Metro Manila, Philippines

0000-0003-3844-1453; Rizal Technological University, M&aluyong City, Metro Manila, Philippines. sabalbin@rtu.edu.ph

Faith Micah Abenes-Balbin, Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines

0009-0008-6086-2450; Rizal Technological University. Mandaluyong City, Metro Manila, Philippines. fmdmabenes@rtu.edu.ph

Referências

Allanson, P. E., & Notar, C. E. (2020, September 3). Statistics as measurement: 4 Scales/Levels of measurement. https://papers.ssrn.com/sol3/papers.cfm?abstract_id=3685215

Banerjee, P. (2024). Connecting the dots: a systematic review of explanatory factors linking contextual indicators, institutional culture and degree awarding gaps. Higher Education Evaluation and Development, 18(1), 31–52. https://doi.org/10.1108/heed-07-2023-0020

Bentalha, B., & Alla, L. (2024). Revealing the subtleties. In Advances in library and information science (ALIS) book series (pp. 1–21). https://doi.org/10.4018/979-8-3693-5543-5.ch001

Burkart, N., & Huber, M. F. (2021). A survey on the explainability of supervised machine learning. Journal of Artificial Intelligence Research, 70, 245–317. https://doi.org/10.1613/jair.1.12228

Chen, Y. (2024). Essays on admissions to higher education and juvenile criminal justice. - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/0e895529910ab79c90c5f0b031afd090/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y

Davis, S. J. (2021). Minority adolescents and school referral: The importance of school counselors and the referral system. Doctoral Dissertations and Projects, 3116. https://digitalcommons.liberty.edu/doctoral/3116

Desveaux, L., Ivers, N. M., Devotta, K., Ramji, N., Weyman, K., & Kiran, T. (2021). Unpacking the intention to action gap: A qualitative study understanding how physicians engage with audit and feedback. Implementation Science, 16(1). https://doi.org/10.1186/s13012-021-01088-1

Ennover, T. M. (2024). The influence of culturally relevant practices on early career teachers: The referral of students of color for special education. - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/171d7d6fe1033ba8140e4854b7cb4802/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y

Gao, F., & Adamson, B. (2022). Exploring the role of community cultural wealth in university access for minority students. British Journal of Sociology of Education, 43(6), 916–929. https://doi.org/10.1080/01425692.2022.2074374

Halabieh, H., Hawkins, S., Bernstein, A. E., Lewkowict, S., Kamel, B. U., Fleming, L., & Levitin, D. (2022). The future of higher education: Identifying current educational problems and proposed solutions. Education Sciences, 12(12), 888. https://doi.org/10.3390/educsci12120888

Lazarus, J. V., Ratzan, S., Palayew, A., Billari, F. C., Binagwaho, A., Kimball, S., Larson, H. J., Melegaro, A., Rabin, K., White, T. M., & El-Mohandes, A. (2020). COVID-SCORE: A global survey to assess public perceptions of government responses to COVID-19 (COVID-SCORE-10). PLoS ONE, 15(10), e0240011. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0240011

Mainga, W., Murphy-Braynen, M. B., Moxey, R., & Quddus, S. A. (2022). Graduate employability of business students. Administrative Sciences, 12(3), 72. https://doi.org/10.3390/admsci12030072

Moltudal, S. (2021, June 24). Purposeful actions in leadership of learning processes: A mixed methods study of classroom management in digital learning environments. https://bora.uib.no/bora-xmlui/handle/11250/2759572

Morris, S. R. (n.d.). The effects of grading equity practices on students: Do student perceptions of and teachers’ exposure to grading equity practices matter? - ProQuest. https://www.proquest.com/openview/ffe879ad430ee421443665135c0217c7/1?pq-origsite=gscholar&cbl=18750&diss=y

Muraleedharan, A., Ragavan, S., Bage, N. N., & Devi, R. (2022). Perceptions of medical undergraduate students on curricular changes in anatomy: An embedded design mixed method study. DOAJ (DOAJ: Directory of Open Access Journals), 10(1), 22–29. https://doi.org/10.30476/jamp.2021.92149.1472

Pascua, B. L. E. (2023). Creating systemic support: Cross-sector partnerships as a catalyst to institutional transformation for Southeast Asian student support. USF Scholarship: A Digital Repository @ Gleeson Library | Geschke Center. https://repository.usfca.edu/capstone/1612/

Shoshan, H. N., & Wehrt, W. (2021). Understanding “Zoom fatigue”: A mixed-method approach. Applied Psychology, 71(3), 827–852. https://doi.org/10.1111/apps.12360

Starck, J. G., Sinclair, S., & Shelton, J. N. (2021). How university diversity rationales inform student preferences and outcomes. Proceedings of the National Academy of Sciences, 118(16). https://doi.org/10.1073/pnas.2013833118

Tanaka, T., Kato, N., Yokoya, S., Ono, A., Isojima, T., Yokomichi, H., Yamagata, Z., Tanaka, S., Matsubara, H., Ishikuro, M., Kikuya, M., Chida, S., Hosoya, M., Kuriyama, S., & Kure, S. (2020). Changes in height standard deviation scores during early life are affected by nutrition. Pediatrics International, 63(6), 710–715. https://doi.org/10.1111/ped.14577

Wilson, M. (2023). Constructing measures. https://doi.org/10.4324/9781003286929

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

YANGCO, M. E., Opulencia, K., Balbin, S., & Abenes-Balbin, F. M. (2025). Acomodações especiais reveladas: a dinâmica da equidade e eficácia nas admissões na Universidade Tecnológica de Rizal. Diversitas Journal, 10(3). https://doi.org/10.48017/dj.v10i3.3500