Aprimorando a Compreensão dos Estudantes sobre Formação de Imagens em Óptica por Meio de um Módulo Eletrônico Bilíngue de Ciências (e-BiSciMo)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3520

Palavras-chave:

Ensino Bilíngue de Ciências, Aprendizagem Multimídia, Educação em Física, Formação de Imagens, Compreensão Conceitual

Resumo

Muitos estudantes do ensino secundário continuam enfrentando desafios conceituais para compreender a formação de imagens por espelhos e lentes, frequentemente atribuídos à natureza abstrata e espacial do tema. Este estudo desenvolveu e avaliou um módulo eletrônico de ciências (e-BiSciMo), alinhado à Competência de Ciências do 10º ano do currículo K a 12 (S10FE-IIg-50). O módulo foi projetado para apoiar a aprendizagem independente com base nos princípios da instrução multimídia. Foi utilizado um delineamento de pré-teste e pós-teste com um único grupo, envolvendo 40 alunos do 10º ano, para examinar mudanças na compreensão conceitual após a implementação do módulo. Os dados quantitativos foram analisados utilizando o teste t para amostras pareadas e o d de Cohen. Os resultados mostraram uma melhoria estatisticamente significativa nas pontuações do pós-teste (p = 0,0041), com um tamanho de efeito elevado (d de Cohen = 2,25), sugerindo um ganho significativo no desempenho dos alunos. A validação por especialistas, utilizando a ferramenta de avaliação LRMDS do Departamento de Educação, classificou o módulo como “Muito Satisfatório” quanto ao conteúdo, qualidade instrucional, aspectos técnicos e precisão. Embora o estudo tenha um escopo limitado, os resultados iniciais indicam o valor potencial do e-BiSciMo como recurso instrucional suplementar no ensino de ciências no ensino secundário.

Biografia do Autor

Candy Laciste, Universidade Estadual de Sorsogon, cidade de Sorsogon, Filipinas

0009-0007-6199-4925; Sorsogon State University, Sorsogon City, Philippines, candylaciste279@gmail.com

Somoray Ellaine, Universidade Estadual de Sorsogon, cidade de Sorsogon, Filipinas

Universidade Estadual de Sorsogon, cidade de Sorsogon, Filipinas, ellainesomoray8@gmail.com

Nestor Jr Lasala, Universidade Estadual de Sorsogon, cidade de Sorsogon, Filipinas

0000-0002-8910-9613; Sorsogon State University, Sorsogon City, Philippines, nestor.lasala@sorsu.edu.ph

Referências

Aikenhead, G. S. (2006). 9. Cross-Cultural Science Teaching: Rekindling Traditions for Aboriginal Students. University of Toronto Press EBooks. https://doi.org/10.3138/9781442686267-012

Airey, J. (2012). “I don’t teach language”: The linguistic attitudes of physics lecturers in Sweden. AILA Review, 25, 64–79. https://doi.org/10.1075/aila.25.05air

Blanca, M. J., Alarcón, R., Arnau, J., Bono, R., & Bendayan, R. (2017). Non-normal data: Is ANOVA still a valid option? Psicothema, 29(4), 552–557. https://doi.org/10.7334/psicothema2016.383

Blanca, M. J., Arnau, J., Bono, R., & Bendayan, R. (2023). Non-normal data in repeated measures ANOVA: Impact on Type I error and power. Psicothema, 35(1), 132–139. https://doi.org/10.7334/psicothema2022.239

Bransford, J. D., Brown, A. L., & Cocking, R. R. (2000). How People Learn: Brain, Mind, Experience, and School. Washington DC: National Academy Press.

Candia, R., Glomar, G., Joven, C., & Lasala Jr, N. (2025). Home-Based Learning Activities (H-BLA) in Teaching Physics Topics for Elementary School Students. https://doi.org/10.37251/jber.v6i2.1738

Clark, R. E., & Mayer, R. E. (2016). E-Learning and the Science of Instruction: Proven Guidelines for Consumers and Designers of Multimedia Learning. John Wiley & Sons. https://doi.org/10.1002/9781119239086

Cohen, J. (1988). Statistical Power Analysis for the Behavioral Sciences (2nd ed.). Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Department of Education (DepEd). (2015). DepEd Order No. 8, s. 2015: Policy guidelines on classroom assessment for the K to 12 Basic Education Program. Department of Education, Philippines.

Department of Education (DepEd). (n.d.). Annex E: Criteria for proficiency/achievement level [Additional requirements]. Department of Education, Philippines. Retrieved from https://www.deped.gov.ph/wp-content/uploads/ANNEX-E_ADDITIONAL-REQUIREMENTS-1.pdf

Duit, R., & Treagust, D. F. (2003). Conceptual change: A powerful framework for improving science teaching and learning. International Journal of Science Education, 25(6), 671–688. https://doi.org/10.1080/09500690305016

Galili, I., & Hazan, A. (2000). Learners’ knowledge in optics: interpretation, structure and analysis. International Journal of Science Education, 22(1), 57–88. https://doi.org/10.1080/095006900290000

Gestiada, R. J., Tisoy, F. J., & Lasala Jr, N. (2025). The 360 view: Contextualized virtual reality tours as innovative teaching tool in ecology for elementary school students. https://doi.org/10.37251/jber.v6i1.1213

Goldberg, F. M., & McDermott, L. C. (1987). An investigation of student understanding of the real image formed by a converging lens or concave mirror. American Journal of Physics, 55(2), 108–119. https://doi.org/10.1119/1.15254

Harlen, W. (2010). The royal society’s report on primary school science. Primary Science, 115, 25-27.

Jalmasco, A. C., Loberes, J. M., & Lasala, N. J. (2025). Interactive story for teaching ecosystem topics using twine application for elementary school students. Journal of Basic Education Research, 6(2), 66-78. https://doi.org/10.37251/jber.v6i2.1480.

Lasala Jr, N. (2023). EDUTainment: Effectiveness of game-based activities in teaching ecosystem topics. Recoletos Multidisciplinary Research Journal, 11 (2), 69–83. https://doi.org/10.32871/rmrj2311.02.07

Lasala Jr, N. L. (2022). Validation of game-based activities in teaching Grade 7-Biology. Jurnal Pendidikan IPA Indonesia, 11(4), 519-530. https://doi.org/10.15294/jpii.v11i4.39185

Lasala Jr, N. L. (2024). STUDENTS ' INTRINSIC MOTIVATION USING GAME-BASED ACTIVITIES. Dalat University Journal of Science, 50-70. https://doi.org/10.37569/DalatUniversity.14.2.1161(2024)

Lasala Jr, N., Prado, J., Doringo, N., & Ricafort, J. (2025a). BEsMART: Board Examinations Mobile Application Reviewer for Pre-Service Science Teachers using Space Repetition and Hypercorrection. Pakistan Journal of Life and Social Sciences, 23 (1), 7274-7290. https://doi.org/10.57239/PJLSS-2025-23.1.00564

Lasala Jr, N., Ricafort, J., & Prado, J. (2025b). Effect of E-learning Self-directed Interactive Module (E-SelfIMo) on Students’ Understanding of Earth Science Concepts

Mayer, R. E. (2005). Cognitive Theory of Multimedia Learning. In R. E. Mayer (Ed.), The Cambridge handbook of multimedia learning (pp. 31–48). Cambridge University Press. https://doi.org/10.1017/CBO9780511816819.004

Molenda, M. (2003). In Search of the Elusive ADDIE Model. Performance Improvement, 42, 34-36. https://doi.org/10.1002/pfi.4930420508

Moreno, R., & Mayer, R. (2007). Interactive Multimodal Learning Environments. Educational Psychology Review, 19, 309-326. http://dx.doi.org/10.1007/s10648-007-9047-2

Morris, Scott B., & DeShon, Richard P. (2002). Combining effect size estimates in meta-analysis with repeated measures and independent-groups designs. Psychological Methods, 7(1), 105-125. DOI: 10.1037/1082-989X.7.1.105

OECD. (2023). PISA 2022 results (Volume I). OECD Publishing. https://www.oecd.org/en/publications/pisa-2022-results-volume-i_53f23881-en.html

Probyn, M. (2015). Pedagogical translanguaging: bridging discourses in South African science classrooms. Language and Education, 29(3), 218–234. https://doi.org/10.1080/09500782.2014.994525

Richey, R. C., & Klein, J. (2007). Design and Development Research: Methods, Strategies, and Issues. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers.

Setati, M., & Adler, J. (2000). Between languages and discourses: Language practices in primary multilingual mathematics classrooms in South Africa. Educational Studies in Mathematics, 43(3), 243–269. https://doi.org/10.1023/a:1011996002062

Taber, K. S. (2014). Methodological issues in science education research: A perspective from the philosophy of science. In M. R. Matthews (Ed.), International handbook of research in history, philosophy and science teaching (Vol. 3, pp. 1839–1893). Springer. https://doi.org/10.1007/978-94-007-7654-8_57

Downloads

Publicado

2025-11-14

Como Citar

Laciste, C., Ellaine, S., & Lasala, N. J. (2025). Aprimorando a Compreensão dos Estudantes sobre Formação de Imagens em Óptica por Meio de um Módulo Eletrônico Bilíngue de Ciências (e-BiSciMo). Diversitas Journal, 10(4). https://doi.org/10.48017/dj.v10i4.3520