O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros

Autores

  • Reynaldo Daivyd Lopes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Sônia Moura dos Santos Universidade Estadual de Alagoas
  • Maria Camila Nunes da Silva Universidade Estadual de Alagoas
  • Izabelly Alves Lopes Universidade Estadual de Alagoas
  • Ana Paula Nunes Universidade Estadual de Alagoas
  • Claudionor de Oliveira Silva Universidade Estadual de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.390

Resumo

RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.

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Referências

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

Lopes da Silva, R. D., Moura dos Santos, M. S., Nunes da Silva, M. C., Lopes, I. A., Nunes, A. P., & Silva, C. de O. (2016). O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros. Diversitas Journal, 1(3), 353–360. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.390