O ensino e a prática docente na Escola Monsenhor Clóvis Duarte de Barros
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v1i3.390Abstract
RESUMO: Este artigo aborda a realidade do ensino público atualmente, discutida aqui em razão da existência de certos entraves nos avanços da educação. O objetivo principal foi discutir as atuais dificuldades que permeiam o processo de ensino e aprendizagem. O método de pesquisa foi de caráter qualitativo com um embasamento teórico em leituras de escritores que discutem essa temática como Demo (2004), Trindade (Org.) (2007) e Libâneo (2007), e também buscando dados através de aplicações de questionários, aplicados aos professores e funcionários da escola. Os resultados obtidos apontam que os docentes estão buscando cada vez mais aperfeiçoar suas formações, para oferecer uma melhor qualidade de ensino. Porém existem entraves como a falta de recursos pedagógicos, livros que não trazem a realidade local dos alunos e piso salarial baixo que obriga os professores a terem uma carga horária extensa, e isto dificulta o planejamento das aulas. Conclui-se que, apesar desses profissionais buscarem por uma melhor formação em suas áreas de ensino, urge a necessidade de melhores condições de trabalho para a aplicação de um ensino mais eficaz e uma relevante valorização dessa profissão, que por sinal é estratégica para o desenvolvimento de qual quer país no mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem, dificuldades, aperfeiçoar.
Metrics
References
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos-ed. 16ª, Campinas, SP: Papirus, 1998. p.183.
DEMO, Pedro. Desafios modernos da Educação. Petrópolis, 13º ed. Vozes, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25º. ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.
LIBÂNEO. José Carlos,; OLIVEIRA, João Ferreira. (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2007.
MORALES, P. A relação professor-aluno o que é, como se faz. Edições Loyola. São Paulo, Brasil, 1999.
MOREIRA, Ruy. O que é geografia. São Paulo: Brasiliense, reimpr. da 14ª ed de 1994, 2007.
PERRENOUD, Fhilippe; PAGUAY, Leopold. (Org.). Formando professores profissionais Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre, Ed. Artmed, 2001.
SILVA, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva; et al. O ensino da geografia e a prática docente. In: 1º Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, 1º ed. Arapiraca. Anais. Universidade Federal de Alagoas: UFAL, 2015. Disponível em: http://www.progep.ufal.br/seer/index.php/cipar/article/view/1993. Acesso em: 10/06/2015
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental geografia. Brasília: MEC/ SEF, 1998.
TRINDADE, Gilmar Alves,; CHIAPETTI, Rita Jaqueline Nogueira.(Org.). Discutindo geografia: doze razões para se (re) pensar a formação do professor. Ilhéus: Editus, 2007.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Sônia Moura dos Santos, Maria Camila Nunes da Silva, Izabelly Alves Lopes, Ana Paula Nunes, Claudionor de Oliveira Silva
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
The Diversitas Journal expresses that the articles are the sole responsibility of the Authors, who are familiar with Brazilian and international legislation.
Articles are peer-reviewed and care should be taken to warn of the possible incidence of plagiarism. However, plagiarism is an indisputable action by the authors.
The violation of copyright is a crime, provided for in article 184 of the Brazilian Penal Code: “Art. 184 Violating copyright and related rights: Penalty - detention, from 3 (three) months to 1 (one) year, or fine. § 1 If the violation consists of total or partial reproduction, for the purpose of direct or indirect profit, by any means or process, of intellectual work, interpretation, performance or phonogram, without the express authorization of the author, the performer, the producer , as the case may be, or whoever represents them: Penalty - imprisonment, from 2 (two) to 4 (four) years, and a fine. ”