Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.443Resumo
RESUMO: O presente trabalho apresenta uma análise acerca das imagens representadas nos livros didáticos sobre os índios. Parte-se do pressuposto de que as sociodiversidades são tidas ainda numa perspectiva mítica. Daí é importante entender como estão sendo ilustrados os índios nos livros didáticos? A presente discussão está fundamentada a luz de autores, como SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS E CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) e BRASIL (2012, 1996, 2008). Objetivou-se analisar as imagens e discursos impregnados nos livros didáticos de história sobre os índios, e mais especificamente identificar as representações sociais sobre os índios, observar e desmistificar algumas imagens e discursos ainda no paradigma da visão reducionista acerca dos povos indígenas. Metodologicamente, este trabalho foi desenvolvido por meio da tempestade de ideias (MOURA E RIBEIRO, 2015), as ideias partiram das seguintes problematizações norteadoras: Como olhamos os livros didáticos atuais no que concerne à abordagem da temática indígena? Quais avanços e permanências identificaram? O que consideramos de mais lacunar e mais significativo nos livros analisados? Após a análise de tais questões foi possível chegar a conclusão de que as sociodiversidades indígenas devem produzir o material didático sobre si mesmos, para desmistificar a visão folclórica, mitológica e estereotipada que ainda se encontra no programa nacional dos livros didáticos (PNLD) em plena contemporaneidade.
Palavras-chave: Interculturalidade; Indígena; Educação.
ABSTRACT: This paper presents an analysis of the images represented in textbooks about the Indians. This is on the assumption that sociodiversidades are still taken on a mythical perspective. Hence it is important to understand how they are being depicted Indians in textbooks? This discussion is based light of authors, as SILVA (2009); SILVA (2015); SANTOS AND CHAUI (2002); MARTINS (2009); COELHO (2016) and BRAZIL (2012, 1996, 2008). It aims to analyze the images and speeches steeped in history textbooks on the Indians, and more specifically identify the social representations of the Indians, observe and demystify some images and speeches still the reductionist paradigm about indigenous peoples. Methodologically, this work was developed through brainstorming (MOURA E RIBEIRO, 2015), the ideas set out the following guiding problematizations: As we look at the current textbooks regarding the approach to indigenous issues? What advances and continuities identified? What we consider more lacunar and most significant in the analyzed books? After the analysis of these issues was possible to reach the conclusion that indigenous sociodiversidades should produce educational materials about themselves, to demystify the folkloric, mythological and stereotypical view that is still in the national program of textbooks (PNLD) in full contemporaneity.
Keywords: Interculturalism; Indigenous; Education.
Métricas
Referências
BRASIL. Constituição Federal. Brasília, 1988.
BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Indígena na Educação Básica. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 março de 2008. D. O. U. de 11.3.2008.
COELHO, Mauro Cezar. As populações indígenas no livro didático ou a construção de um agente histórico ausente. Disponível em: http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos/GT13-3000--Int.pdf Acesso em 08 de mar de 2016.
MARTINS, Maria Cristina Bohn. As sociedades indígenas, a história e a escola. Antíteses, Londrina, PR, vol. 2, n. 3, jan.-jun., pp. 153-167. 2009. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses
SANTOS, Boaventura de Sousa. CHAUI, Marilena. Direitos humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2002.
SARMENTO, George. A Educação em Direitos Humanos e a Promoção da Cidadania Brasileira. UFAL. 2012.
SILVA, Edson; SILVA, Maria da Penha da. Discursos e imagens sobre os índios: superar desinformações, equívocos e preconceitos. Pós-graduação em História e Cultura dos Povos Indígenas. RENAFOR/UFRPE. 2015. Pp:1-15.
SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais/ Tomaz Tadeu da Silva (org.), Stuart Hall e Kathryn Woodward. Editora Vozes. Petrópolis/RJ, 2000.
TEIXEIRA, Francisco M.S. História: Pernambuco. 3ª e 4º série. São Paulo: Ática. 2007.
________. História: Pernambuco. 4º e 5º ano. São Paulo: Ática. 2010.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Maria Aparecida Vieira de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”