v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.

					Visualizar v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.

Com muita seriedade e atenção aos cientistas mundiais, apresentamos o volume 2, número 1, de 2017 do Diversitas Journal, publicado pela Universidade Estadual de Alagoas (ISSN 25255215), com o tema A educação do campo: formação identitária e cultural. Esta edição destaca a relevância da educação do campo como um instrumento essencial para a valorização das identidades culturais e para o fortalecimento das comunidades rurais. Os artigos exploram como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e preservar as tradições locais.

Os textos desta edição abordam práticas pedagógicas que respeitam a diversidade cultural e promovem a formação de cidadãos conscientes e engajados. Além disso, são apresentados estudos de caso que ilustram como a educação do campo pode ser adaptada às necessidades específicas de cada comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais equitativa.

A publicação também enfatiza a importância de integrar saberes tradicionais e acadêmicos, criando um diálogo enriquecedor entre diferentes perspectivas. Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para enfrentar os desafios enfrentados pelas comunidades rurais e para promover a valorização de suas identidades culturais.

Os artigos destacam ainda o papel dos educadores como agentes de transformação, capazes de inspirar mudanças positivas e de fortalecer os laços entre os indivíduos e suas comunidades. A formação identitária e cultural é apresentada como um elemento central para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Com uma abordagem reflexiva e prática, esta edição do Diversitas Journal convida os leitores a repensarem o papel da educação na preservação das identidades culturais e na promoção do desenvolvimento rural. É uma leitura indispensável para educadores, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a valorização das comunidades rurais.

Por fim, esta edição reafirma o compromisso do Diversitas Journal em fomentar debates relevantes e atuais, contribuindo para o avanço da ciência e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Publicado: 2017-04-30

Editorial

  • Editorial

    José Crisólogo de Sales Silva, Ricardo Santos de Almeida
    01-04
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.311

Ciências Agrárias

Ciências Ambientais

  • Gás e energia: utilização do gás natural diante à demanda energética e manutenção do meio ambiente

    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    39-44
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.340
  • O derretimento de gelo no Oceano Ártico e a produção de metano

    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    45-51
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.339

Ciências da Saúde

  • A importância da ação antioxidante de óleos essenciais em benefício da saúde

    Chryslane Barbosa da Silva, Kelly Barbosa da Silva, Eliane Lima da Silva Oliveira, Vanessa Fernandes Soares, João Gomes da Costa, Aldenir Feitosa dos Santos
    52-55
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.483

Educação e Ensino

  • A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural

    Maria Aparecida Vieira de Melo
    97-118
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.439
  • A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

    Rafael Urubá da Silva, Daniele da Silva Severo, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
    119-125
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
  • As concepções de professores sobre o uso das variações linguísticas e a prática do preconceito linguístico em sala de aula no Ensino Fundamental

    Silvio Nunes da Silva Júnior
    126-130
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.256
  • Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?

    Maria Aparecida Vieira de Melo
    131-147
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.443
  • Matemática e gêneros textuais: uma reflexão interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem.

    José Erlandson Kaique Lima dos Santos, Gerlan Cardoso da Silva, José Cicero dos Santos
    148-153
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.479
  • O uso do Snapchat no processo de ensino aprendizagem de LI como ferramenta de interculturalidade.

    Gerlan Cardoso da Silva
    154-159
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.478
  • Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico

    Edel Alexandre Silva Pontes
    160-170
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.453
  • Poesia dos números: uma proposta interdisciplinar

    José Erlandson Kaique Lima dos Santos
    171-177
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.424

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares

    Maria Camila Nunes da Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Sonia Moura dos Santos, Claudionor de Oliveira Silva
    56-61
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457
  • A problemática do cemitério de União dos Palmares a luz da resolução CONAMA 335/2003 e 368/2006

    Maria Sonia Moura dos Santos, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Camila Nunes da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
    62-68
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.456
  • As atividades do circuito inferior da economia urbana e os fatores de atração e dispersão do centro e no bairro Newton Pereira Gonçalves da cidade de União dos Palmares/AL

    Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Amistson Lopes da Silva
    69-77
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.452
  • Ordenamento territorial de Delmiro Gouveia/AL: o planejamento urbano e plano diretor

    Jennifer Giselle Oliveira da Silva Souza, Ricardo Santos de Almeida
    78-90
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.287
  • Transposição do rio São Francisco: causas e consequências de um projeto

    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    91-96
    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.368