v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.

					Visualizar v. 2 n. 1 (2017): A educação do campo: formação identitária e cultural.

Com muita seriedade e atenção aos cientistas mundiais, apresentamos o volume 2, número 1, de 2017 do Diversitas Journal, publicado pela Universidade Estadual de Alagoas (ISSN 25255215), com o tema A educação do campo: formação identitária e cultural. Esta edição destaca a relevância da educação do campo como um instrumento essencial para a valorização das identidades culturais e para o fortalecimento das comunidades rurais. Os artigos exploram como a educação pode ser uma ferramenta poderosa para promover a inclusão social e preservar as tradições locais.

Os textos desta edição abordam práticas pedagógicas que respeitam a diversidade cultural e promovem a formação de cidadãos conscientes e engajados. Além disso, são apresentados estudos de caso que ilustram como a educação do campo pode ser adaptada às necessidades específicas de cada comunidade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a construção de uma sociedade mais equitativa.

A publicação também enfatiza a importância de integrar saberes tradicionais e acadêmicos, criando um diálogo enriquecedor entre diferentes perspectivas. Essa abordagem interdisciplinar é fundamental para enfrentar os desafios enfrentados pelas comunidades rurais e para promover a valorização de suas identidades culturais.

Os artigos destacam ainda o papel dos educadores como agentes de transformação, capazes de inspirar mudanças positivas e de fortalecer os laços entre os indivíduos e suas comunidades. A formação identitária e cultural é apresentada como um elemento central para a construção de um futuro mais inclusivo e sustentável.

Com uma abordagem reflexiva e prática, esta edição do Diversitas Journal convida os leitores a repensarem o papel da educação na preservação das identidades culturais e na promoção do desenvolvimento rural. É uma leitura indispensável para educadores, pesquisadores e todos aqueles comprometidos com a valorização das comunidades rurais.

Por fim, esta edição reafirma o compromisso do Diversitas Journal em fomentar debates relevantes e atuais, contribuindo para o avanço da ciência e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.

Publicado: 2017-04-30

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.311
    José Crisólogo de Sales Silva, Ricardo Santos de Almeida
    01-04

Ciências Agrárias

Ciências Ambientais

  • Gás e energia: utilização do gás natural diante à demanda energética e manutenção do meio ambiente

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.340
    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    39-44
  • O derretimento de gelo no Oceano Ártico e a produção de metano

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.339
    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    45-51

Ciências da Saúde

  • A importância da ação antioxidante de óleos essenciais em benefício da saúde

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.483
    Chryslane Barbosa da Silva, Kelly Barbosa da Silva, Eliane Lima da Silva Oliveira, Vanessa Fernandes Soares, João Gomes da Costa, Aldenir Feitosa dos Santos
    52-55

Educação e Ensino

  • A educação do campo na trilha dos direitos humanos em sua formação identitária e cultural

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.439
    Maria Aparecida Vieira de Melo
    97-118
  • A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455
    Rafael Urubá da Silva, Daniele da Silva Severo, Luana Araujo da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
    119-125
  • As concepções de professores sobre o uso das variações linguísticas e a prática do preconceito linguístico em sala de aula no Ensino Fundamental

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.256
    Silvio Nunes da Silva Júnior
    126-130
  • Desconstrução imagética e discursiva: o que aponta os livros didáticos de história sobre os índios?

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.443
    Maria Aparecida Vieira de Melo
    131-147
  • Matemática e gêneros textuais: uma reflexão interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem.

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.479
    José Erlandson Kaique Lima dos Santos, Gerlan Cardoso da Silva, José Cicero dos Santos
    148-153
  • O uso do Snapchat no processo de ensino aprendizagem de LI como ferramenta de interculturalidade.

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.478
    Gerlan Cardoso da Silva
    154-159
  • Os números naturais no processo de ensino e aprendizagem da matemática através do lúdico

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.453
    Edel Alexandre Silva Pontes
    160-170
  • Poesia dos números: uma proposta interdisciplinar

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.424
    José Erlandson Kaique Lima dos Santos
    171-177

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

  • A especulação imobiliária e o fenômeno da segregação direcionado ao cemitério de União dos Palmares

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.457
    Maria Camila Nunes da Silva, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Sonia Moura dos Santos, Claudionor de Oliveira Silva
    56-61
  • A problemática do cemitério de União dos Palmares a luz da resolução CONAMA 335/2003 e 368/2006

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.456
    Maria Sonia Moura dos Santos, Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Maria Camila Nunes da Silva, Claudionor de Oliveira Silva
    62-68
  • As atividades do circuito inferior da economia urbana e os fatores de atração e dispersão do centro e no bairro Newton Pereira Gonçalves da cidade de União dos Palmares/AL

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.452
    Reynaldo Daivyd Lopes da Silva, Amistson Lopes da Silva
    69-77
  • Ordenamento territorial de Delmiro Gouveia/AL: o planejamento urbano e plano diretor

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.287
    Jennifer Giselle Oliveira da Silva Souza, Ricardo Santos de Almeida
    78-90
  • Transposição do rio São Francisco: causas e consequências de um projeto

    DOI: https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.368
    Maria Goretti Sabino Cordeiro
    91-96