Matemática e gêneros textuais: uma reflexão interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem.

Autores

  • José Erlandson Kaique Lima dos Santos Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL
  • Gerlan Cardoso da Silva
  • José Cicero dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.479

Resumo

O ensino de Matemática passa por transformações mediante a uma sociedade que está em constante desenvolvimento, no entanto, as abordagens de ensino devem alcançar, acompanhar essas mudanças sociais. Ensinar Matemática, atualmente, vai além de reconhecer, números e fórmulas, pois necessita-se contextualizar com o dia a dia do discente. Este artigo traz uma reflexão proposta em um Curso de Extensão denominado: Matemática e Gêneros Textuais, realizado no mês de Agosto, na Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, o qual foi ofertado pela Pró-reitoria de Extensão e teve como objetivo promover a interdisciplinaridade entre o Ensino de Matemática através dos diversos Gêneros relativos a disciplina existe nossa língua, já que, diversos autores como: Bakhtin (2000); D’Ambrósio (2001) e Marcuschi (2003) defendem que a comunicação está correlacionada a um tipo de Gênero e, também, ressaltam que ela não existe sem ser por meio dele. Então, o curso teve como metodologia o debate, em primeiro momento, das referências teóricas e depois uma avaliação dentro da proposta desse para alcançar os resultados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

DRUCK, Suely. O drama do ensino da Matemática. São Paulo: Folha de São, 2003. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/folha/sinapse/ult1063u343.shtml>. Acesso em: 21/09/2016.

D’AMBROSIO, Ubiratam. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus, 2001 (Coleção Perspectiva em Educação Matemática).

MARCUSCHI, L.A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In; Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucena, 2003.

MICOTTI, Maria Cecília de Oliveira. O ensino e as propostas pedagógicas. Ln: BICUDO, Maria Aparecida Viggiani. Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

FONSECA, Maria C. F. R. Por que ensinar Matemática. Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.1, n. 6, mar/abril, 1995.

TUFANO, Wagner. Contextualização. ln: FAZENDA, Ivani C. Dicionário em Construção: Interdisciplinaridade. São Apulo: Cortez, 2001.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Lima dos Santos, J. E. K., Silva, G. C. da, & Santos, J. C. dos. (2017). Matemática e gêneros textuais: uma reflexão interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem. Diversitas Journal, 2(1), 148–153. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.479