A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

Autores

  • Rafael Urubá da Silva Uneal
  • Daniele da Silva Severo Uneal
  • Luana Araujo da Silva Uneal
  • Claudionor de Oliveira Silva Instituto Federal de Alagoas-IFAL - Campus Palmeira dos ìndios

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455

Resumo

Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Urubá da Silva, Uneal

geografia

Daniele da Silva Severo, Uneal

geografia

Luana Araujo da Silva, Uneal

geografia

Claudionor de Oliveira Silva, Instituto Federal de Alagoas-IFAL - Campus Palmeira dos ìndios

Geografia

Geografia

Referências

CAVALCANTI, L.S.Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MUNIZ. Alexsandra. A música nas aulas de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Silva, R. U. da, Severo, D. da S., Silva, L. A. da, & Silva, C. de O. (2017). A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade. Diversitas Journal, 2(1), 119–125. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>