A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade

Autores/as

  • Rafael Urubá da Silva Uneal
  • Daniele da Silva Severo Uneal
  • Luana Araujo da Silva Uneal
  • Claudionor de Oliveira Silva Instituto Federal de Alagoas-IFAL - Campus Palmeira dos ìndios

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455

Resumen

Refletir a importância da Geografia permite-nos entender o quanto esta ciência é essencial para a compreensão e intervenção na realidade social. O objetivo é discutir práticas pedagógicas dos bolsistas do PIBID do subprojeto de Geografia: “A Cidade no Ensino de Geografia”. As atividades pedagógicas tiveram etapas metodológicas importantes como: planejamento prévio; coleta de dados em livros, revistas e pesquisas na internet; músicas, de artistas brasileiros que abordam o tema cidade e que “A Cidade” escrita pelo artista pernambucano Chico Science, a música “Criminalidade” de Edson Gomes; vídeo, produzido pelos bolsistas que demonstram o desenvolvimento e transformação da cidade de União dos Palmares ao longo dos anos. Os resultados apontam que o ensino da cidade nas aulas de Geografia é de extrema importância para o desenvolvimento da criticidade dos alunos em relação ao espaço urbano ao qual estão inseridos. Para isso é importante a realização de seminários no intuito de despertar o interesse pelo processo dinâmico da cidade. Dessa forma conclui-se que a prática do seminário que aborde conteúdos referentes ao cotidiano dos alunos atrelado a uma escala global desenvolve uma inter-relação entre o ensino e aprendizagem de ambos envolvidos nesse processo.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Rafael Urubá da Silva, Uneal

geografia

Daniele da Silva Severo, Uneal

geografia

Luana Araujo da Silva, Uneal

geografia

Claudionor de Oliveira Silva, Instituto Federal de Alagoas-IFAL - Campus Palmeira dos ìndios

Geografia

Geografia

Citas

CAVALCANTI, L.S.Geografia e práticas de ensino. Goiânia: Alternativa, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MUNIZ. Alexsandra. A música nas aulas de geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 80-94, jan./jun. 2012.

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

Silva, R. U. da, Severo, D. da S., Silva, L. A. da, & Silva, C. de O. (2017). A Prática no PIBID de Geografia como possibilidade de (re)elaboração de saberes sobre a cidade. Diversitas Journal, 2(1), 119–125. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.455