Uma alternativa energética e ambientalmente sustentável ao agricultor familiar: dia de campo sobre biodigestores rurais
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.489Resumo
Diante da crescente problemática energética brasileira e das exigências ambientais cada vez maiores, nos dias atuais, esse trabalho visa o relato e a análise sobre o uso do biodigestor rural aplicado ao pequeno agricultor familiar. Visto que o proposito original se deu a partir de pesquisas de desenvolvimento de um biodigestor modelo para o pequeno agricultor alagoano, no Mestrado de Energia da Biomassa da UFAL. Posteriormente foi realizado um dia de campo, demonstrando toda tecnologia empregada e um questionário foi aplicado para 50 participantes. De modo geral, pôde-se destacar a motivação e a satisfação de todos que participaram do dia de campo e ainda o longo caminho a ser percorrido para tornar acessível a implantação desta tecnologia.Métricas
Referências
ABRAMOVAY, R. Agricultura familiar e serviço público: novos desafios para a extensão rural. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v.15, n.1, p.137-157. 1998.
MARTINS, F.M.; OLIVEIRA, P.A.V. Análise econômica da geração de energia elétrica a partir do biogás na suinocultura. Engenharia Agrícola, v.31, n.3, p.477-486, 2011.
SILVA, N.P.; FRANCISCO, A.C. Geração de energia elétrica a partir de dejetos suínos: um estudo de caso em uma propriedade rural na região oeste do estado do Paraná. Nucleus, v.7, n.2, 2010.
SANTOS, I.V.V.S. Biodigestão anaeróbia dos resíduos da agroindústria de citros em consórcio com dejetos de suínos. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Energia da Biomassa) – Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas, Rio Largo, AL. 2016. 51f.
SANTOS, S.J.; SANTOS, E.L.; SANTOS, E.L. et al. Construção de um biodigestor caseiro como uma tecnologia acessível a suinocultores da agricultura familiar. Pubvet, v.11, n.3, p.290-297, 2017.
SOUZA, M.A. eficiência do processo de ultrafiltração seguido de biodigestão anaeróbia no tratamento de efluente de frigorífico de tilápia. 2010. Tese (Doutorado) – Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP. 2010.76f.
SOUZA, S.N.M.; PEREIRA, W.C.; NOGUEIRA, C.E.C. et al. Custo da eletricidade gerada em conjunto motor gerador utilizando biogás da suinocultura. Acta Scientiarum. Technology, v. 26, no. 2, p. 127-133, 2004.
STOKES, J.R.; RAJAGOPALAN, R.M.; STEFANOU, S.P. Investment in a methane digester: An application of capital budgeting and real options. Review of agricultural economics, v.30, n.4, p.664-676, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Elton Lima Santos, José Hélio Barbosa, Marcelo José Melo, Davi Alves Pereira Junior, Clovis Santos Medeiros, Icaro Victor Valério Souza Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”