Extensão rural e associativismo: o caso dos produtores rurais em Santana do Ipanema/AL

Autores

  • Risoneide Pereira Nunes Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL
  • João Paulo Silvério da Silva
  • Conceição Maria Dias de Lima

DOI:

https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.473

Resumo

RESUMO: A extensão rural e o associativismo têm um importante papel de inovação para o desenvolvimento local. As organizações associativas representam uma alternativa na construção desse modelo de desenvolvimento, capaz de apresentar soluções para os problemas econômicos e sociais da comunidade. O objetivo deste trabalho é apresentar informações relativas aos pequenos produtores de leite bovino e às atividades desenvolvidas junto a Associação dos Produtores de Leite de São Félix. A abordagem metodológica qualitativa foi estruturada junto à organização de produtores rurais, por meio do método da pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011). Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória para seleção da organização de produtores a ser pesquisada. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados a entrevista com roteiro semiestruturado, a observação e a consulta de documentos, além do uso de registros fotográficos e gravador. Coletamos informações sobre o perfil dos associados (gênero, faixa etária, escolaridade, renda e atividades econômicas) e sobre histórico e funcionamento da associação (atividade econômica, cursos, desafios, assistência técnica, melhorias, projetos futuros), bem como demandas de capacitação. Foram desenvolvidas três capacitações sobre os temas: Alimentos Alternativos, Manejo de Ordenha e Produção de Feno. A capacitação teve como finalidade aproximar as informações técnicas com a realidade vivenciada pelos produtores, bem como promover o intercâmbio da universidade com a comunidade inserida. Pode-se perceber que a pesquisa proposta apresenta relevância social, visto que se trata de uma pesquisa-ação voltada para a análise de uma realidade local, onde a população e seu dinamismo são as bases fundamentais para a concretização das ações deste trabalho.

 

PALAVRAS-CHAVES: Extensão rural; Organizações associativas; Desenvolvimento Local.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Risoneide Pereira Nunes, Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL

Tecnica Agropecuaria e graduando em Zootecnia.

Referências

CALLOU, A. B. F. (2007). Extensão rural no Brasil: da modernização ao desenvolvimento local. Revista Rede Universitária das Américas em Estudos Cooperativos e Associativismo (Unircoop), vol. 5, n. 1. jun, IRECUS: Universidade de Sherbrooke.

FREIRE, P. (1983). Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra.

DE JESUS, P; PEDROSO, P. (2009). Extensão Rural, Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Intercom, XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba. Acesso em 10/12/2015.

LIMA, C. M. D. de (2015). Comunicação e desenvolvimento local: estudo de recepção das propostas da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – INCUBACOOP pelas mulheres da Cooperativa de Costura de Abreu e Lima – COOPECAL, Pernambuco. Arapiraca: Ed. Universitária da UNEAL, Alagoas.

LISITA, O. F. (2011). Considerações sobre a extensão rural no Brasil. Embrapa: Pantanal: Disponível em:<http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agropecuario/artigo_agropecuario/consideracoes_sobre_a_extensao_rural_no_brasil.html 2011. Acesso em 09/12/2015.

ROEDEL, D. (2009). Cidadania e desenvolvimento local. Disponível em: http://cpdoc.fgv.br/mosaico/?q=resenha/cidadania-e-desenvolvimento-local.Acesso em 07/01/2016.

SOARES, P. M. (2010). Reflexão sobre Associativismo e Desenvolvimento Local. Eixo 4 Contributos do Associativismo para o Desenvolvimento Local. Disponível em:<http://movimentodoassociativismo.blogspot.com.br/2010/11/reflexao-sobre-associativismo-e.html:>Acesso em: 04/01/2016.

OLIVEIRA, E. R. L. de; BROSLER, T. M.; BERGAMASCO, S. P. P. (2010). Métodos na Nova Extensão Rural no Brasil: caminho para a participação, de quem? SABER. Campo Grande - MS BRASIL. Disponível em: www.sober.org.br/palestra/15/396.pdf 2010. Acesso em19/09/2016.

TAUK SANTOS, M. S. (2000). Comunicação rural - velho objeto, nova abordagem: mediação, reconversão cultural, desenvolvimento local. In: ______; LOPES, M. I. V. de; FRAU-MEIGS, D. (Org.). Comunicação e informação: identidades e fronteiras. São Paulo: Bagaço.

THIOLLENT, M. (1996). Metodologia da Pesquisa-ação. 7º edição. São Paulo: Cortez.

Downloads

Publicado

2017-04-30

Como Citar

Nunes, R. P., Silva, J. P. S. da, & Lima, C. M. D. de. (2017). Extensão rural e associativismo: o caso dos produtores rurais em Santana do Ipanema/AL. Diversitas Journal, 2(1), 05–13. https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i4.473

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>