Aula de geografia: um olhar a partir do estágio supervisionado do curso de Geografia – IFPE
DOI:
https://doi.org/10.17648/diversitas-journal-v2i2.507Resumo
O estágio supervisionado é um momento oportuno para que o acadêmico faça as suas percepções sobre a escola, sobre os alunos e, especialmente, sobre a prática docente. O presente artigo, fundamentado em Kimura (2010), Luckesi (2011), Carlos (2012), Ramos (2012) e nos PCNs de Geografia (1997), visa relatar e discutir uma experiência vivida através da disciplina de Estágio Supervisionado I, do curso de licenciatura em Geografia – IFPE EaD. Trata sobre as turmas observadas na instituição. Discute também o desempenho, práticas e procedimentos metodológicos da professora supervisora bem como a ausência de alternativas didáticas nas aulas observadas por causa do uso excessivo do livro didático. Ao término é realizada uma breve avaliação da turma do 6º Ano “D”, onde aconteceram quatro aulas práticas.
Métricas
Referências
BOCK, Ana Mercês Bahia; FURTADO, Odair; TEIXEIRAS, Maria de Lourdes Trassi. Psicologias: uma introdução ao estudo da psicologia. 14. ed. São Paulo: Saraiva, 2008.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 166 p.
CARLOS, Ana Fani A. (org.). A geografia na sala de aula. 9. ed., 1ª reimpr., São Paulo: Contexto, 2012.
DESSEN, M. A; POLONIA, A. C. A Família e a Escola como contextos de desenvolvimento humano. Universidade de Brasília, Distrito Federal, Brasil, Paidéia, 17(36), p. 21-32, 2007.
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE. Organização Acadêmica Institucional. Disponível em <http://www.ifpe.edu.br/campus/ipojuca/o-campus/documentos/organizacao-academica-institucional.pdf>. Acessado em 12 mar. 2016.
KIMURA, Shoko. Geografia no ensino básico: questões e propostas. 2. ed. – São Paulo: Contexto, 2010.
LUCKESI, Cipriano C. Filosofia da Educação. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
PASSINI, Elza Yasuko et. al. Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. São Paulo: Contexto, 2013.
PILETTI, Nelson. Psicologia educacional. 17ª ed. São Paulo: Ática, 2004.
RAMOS, Marta Gonçalves da Silva. A importância dos recursos didáticos para o ensino da geografia no ensino fundamental nas séries finais. Monografia (Licenciatura), Universidade de Brasília, Departamento de Geografia - Santa Maria - DF, 2012.
SILVA, Felipe Akauan da et. al. Materiais didáticos: alternativas à prática de Geografia. Anais XIV Encontro Nacional de Geógrafos – ENG, Porto Alegre/RS, 2010. Disponível em . Acesso em 30 mai. 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 David Roney Vieira Palmeira, Josafá Henrique Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O periodico Diversitas Journal expressa que os artigos são de unica responsabilidade dos Autores, conhecedores da legislação Brasileira e internacional. Os artigos são revisados pelos pares e devem ter o cuidado de avisar da possível incidencia de plagiarismo. Contudo o plagio é uma ação incontestavel dos autores. A Diversitas Journal não publicará artigos com indicios de Plagiarismos. Artigos com plagios serão tratados em conformidade com os procedimentos de plagiarismo COPE.
A violação dos direitos autorais constitui crime, previsto no artigo 184, do Código Penal Brasileiro:
“Art. 184 Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa. § 1o Se a violação consistir em reprodução total ou parcial, com intuito de lucro direto ou indireto, por qualquer meio ou processo, de obra intelectual, interpretação, execução ou fonograma, sem autorização expressa do autor, do artista intérprete ou executante, do produtor, conforme o caso, ou de quem os represente: Pena – reclusão, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.”